X-Men: Fenix Negra

E chegou ao fim a saga dos mutantes.

Quando eu assisti X-Men: Apocalipse na primeira e única vez, eu tentei relevar aquele vilão tosco e curtir a história, mas não consegui, era tudo muito ruim, roteiro, efeitos, atuação, e a cada minuto piorava mais. Então, eu fui assistir Fenix Negra sem nenhuma expectativa, esperando algo igualmente ruim, mas, fui surpreendido positivamente. Além, de não achar horrivelmente péssimo, o filme ainda me divertiu.

Na história temos um breve flash back sobre a infância da Jean Grey e como ela foi parar na escola Xavier, em seguida já corta para 1992, uma missão no espaço onde os X-Men liderados pela Mística devem salvar o ônibus espacial Endeavour que está sendo sugado por uma estranha tempestade solar, (cabe ressaltar que agora eles são adorados pelo público e o presidente chama para resolver os problemas) a missão sai bem sucedida, mas Jean quase morre tentando conter a tempestade solar, que todos sabemos ser uma entidade cósmica poderosa.

O que vemos em seguida é Jean perdendo o controle, descobrindo coisas que não devia sobre seu passado e se voltando contra seus amigos. que se dividem entre salva-la ou mata-la (acho que já vi este filme), enquanto uma raça alienígena liderados por uma mulher misteriosa (Jessica Chastain) quer o poder para si para dominar o planeta, mais clichê impossível.
O filme é realmente muito corrido, tudo acontece rápido demais, entre a missão no espaço e a Jean começar a perder o controle, a impressão é que passou somente uns 20 minutos.

Uma coisa legal do filme é expor o lado babaca do Xavier, mostrando atitudes mesquinhas e egoístas, colocando a equipe em missões cada vez mais perigosas somente pra parecer bem diante do público. ele é criticado constantemente por Mistica e Fera.
Mas todo mundo que lê X-men sabe que o Xavier é um babaca, rouba na Canastra e trata mal seus empregados, é só ler as tirinhas da Agencia Atomica.

Mrs Patricia é você?

Eu curti o filme, mas, não achei nada memorável, o roteiro é fraco, é muito fácil não se importar com os personagens, ninguém tem grande destaque, tirando a Jean e Xavier, o Mercúrio por exemplo, some no começo do filme, e só reaparece no final, e eu nem senti a falta dele, e também não conseguia nem lembrar o porque dele ter sumido inicialmente, os personagens estão bem apagados, salvo por um ou outro momento.
As lutas são muito legais, principalmente a briga no trem com os X-men e os alienígenas, mas a galera constantemente parece esquecer seus próprios poderes, tomando algumas ações que não fazem sentido nenhum, o Noturno por exemplo, somente em uma cena ele usou o poder de forma útil na batalha, foi a única cena decente do personagem.

Vale destacar que enquanto a maquiagem do Nicholas hoult como Fera ainda está muito bem feita, a maquiagem da Jennifer Lawrence foi piorando a cada filme, e neste está na sua pior versão, realmente o sucesso da atriz fez mal pra personagem.

Evolução da maquiagem!

De certa forma fica evidente que a aquisição da Disney e as refilmagens afetaram bastante o filme, incluindo aí seu final, que tem uma cara de mal encerramento de franquia, com algumas pontas sendo amarradas de forma muito rápida, já que o futuro dos mutantes é incerto na Disney por enquanto

Não é o grande filme de encerramento que os personagens mereciam, um dia depois de ter assistido e eu já não lembro de quase nada do que aconteceu, mas minha baixa expectativa fez com que eu não achasse um filme tão ruim quanto estão falando por aí, talvez eu mude de opinião se assistir novamente quando passar na Tela Quente.

PS. Não notei nenhum mutante novo neste filme, além da Cristal, cantando numa festa, usando seu uniforme clássico e uns capangas do Magneto que eram muito genéricos.
PS. 2 Não tem pós créditos, só um letreiro escrito, X-Men retornam em Avengers Vs X-Men

X-Men: Fenix Negra estreia Quinta-feira dia 06/06

Evandro
05/06/2019