Utrajando o Bom Gosto: Os Piores Uniformes dos Quadrinhos

Porque alguns desenhistas tem um PÉSSIMO senso estético.

Há muito tempo em venho planejado fazer um post com alguns dos uniformes mais medonhos e horrendos que já tive o desprazer de ver nos quadrinhos. Só que eu não queria fazer como um porrilhão de posts que existem por aí que se focam sempre nos anos 90 e em personagens como Adam-X: The Xtreme ou o infame Thor com o uniforme criado por Mike Deodato. Os anos 90 são uma fonte inesgotável de afronta aos globos oculares.

 

 

Não pretendo me ancorar nesse período mas é claro que posso passar por ele. Minha intenção é passar pelos visuais menos comuns quando esse assunto vem a tona, aqueles pouco conhecidos ou pouco lembrados. Então, sem mais delongas, comecemos.

 

1- Caçador (Manhunter)

Confesso que não conheço praticamente nada do personagem. E digo “quase” porque o vi na mini-série Era de Ouro de James Robinson e Paul Smith, mas não lembro se o nome dele chega a ser citado ao longo da HQ (uma das coisas que muito me desagradou nessa série é que é quase exigido um certo conhecimento da Sociedade da Justiça pra não se perder na trama, coisa que eu quase não tenho). Mas nem é a versão original do personagem, que parece um integrante do The Blue Man Group fazendo cosplay do Fantasma, que tem o visual feio. É seu sucessor dos anos 70, o Caçador II. Seu nome é Paul Kirk e suas histórias foram escritas por Archie Goodwin com a arte de…pasmem…Walter Simoson! E, sim, Simoson “caprichou” no uniforme do personagem.

Mãe de misericórdia…que coisa HORROROSA! Nos anos 70 os filmes de Kung Fu estavam com tudo nos cinemas graças a febre Bruce Lee e os EUA estava fascinados com o oriente. O grande problema é que pra eles todo o oriente era uma coisa só! Por isso era comum ver filmes americanos onde japoneses lutando karatê interpretavam chineses lutadores de kung fu usando roupões de seda como quimonos. E esse visual medonho do Caçador  evidencia bem isso, já que Simoson meteu umas ombreiras samurais que terminam em uma cueca branca, umas mangás meio disco-dancer, uns braceletes e um cinto dourados que parecem ter sido roubados de um cafetão e a cereja no bolo de merda: BOTAS NO FORMATO DE LANTERNAS JAPONESAS! Sério, que coisa NOJENTA! Aliás, esse uniforme foi a causa de eu tirar a bunda da cadeira e finalmente escrever esse post. O trauma é enorme e durará um bom tempo…

Ah, o personagem ainda ganhou outro visual nos anos 80 menos horrendo mas ainda mantendo uma pegada oriental, tal qual um ninja com calças de nazista.

 

E nos anos 90 ele virou um amalgama de tudo que havia de pior na época, rivalizando em feiura com o Caçador II.

 

2- Kitty Pryde/ Ninfa

A Lince Negra amargou um uniforme medonho atrás do outro nos anos 70 e 80. Chamada de Ninfa no Brasil e de Ariel nos EUA, a impressão que dava é que os responsáveis por criar os uniformes para a personagem estavam em um concurso de “Quem Faz Pior”. E, olha…a concorrência foi acirrada!

 

A indecisão sobre um uniforme fixo para a personagem foi tanta que ela ganhou histórias inteiras onde testava novos e mais medonhos estilos. Em uma das primeiras, Dave Cockrum criou o que, segundo Kitty Pryde, no auge de seus 13 anos, imaginava ser legal pra uma heroína dos anos 70.

 

 

3- Asa Noturna

Sério, eu entendo que tem a ver com a época em que foi feito, com todo o sucesso da era disco e com a influencia cultural de Bee Gees e do filme “Os Embalos de Sábado a Noite”,mas…ESSA PORRA DESSE UNIFORME É HORRÍVEL!

 

Já não bastava todos os anos vestido de duende pra satisfazer as fantasias de um pedófilo maluco vestido de morcego, o Robin resolve abandonar um uniforme medonho por outro uniforme medonho? Olha essa gola V que chega no umbigo! Olha essa gola desnecessariamente alta tapando a visão periférica! Olha essa porra toda! Parece um gogo boy combatente do crime! Jesus do céu, Dick! Vai tomar no cu!

 

4- Jericó

Coleguinha do Asa Noturna nos Titãs e, aparentemente, frequentador do mesmo brechó. Eu olho pra esse uniforme e só consigo pensar em uma pergunta: Senhor Deus de misericórdia…POR QUE?

Uma combinação de cores carnavalesca, essas malditas mangas de dançarino de lambada, esse corselet rosa completamente desnecessário…eu olho pra tudo isso e só consigo imaginar um filme do jovem Walter Mercado estrelado por um jovem Gene Wilder! Jesus amado…

 

5- Punho de Ferro.

Eu tenho a séria impressão de que os americanos não sabiam a diferença entre lambada e kung fu. Só assim pra explicar um herói que teria habilidades kung “fulescas” vestido como um figurante de um clip do Beto Barbosa!

Assim como no uniforme do Asa Noturna, essa gola deve ser ÓTIMA pra lutar contra múltiplos inimigos. Esse uniforme me agride demais e…pera… tenho a impressão de que já vi ele antes…

 

AHÁ!!!

 

6- Cronos

Imagine que o Senhor Milagre cruzou com o Visão. Imaginou? Se sim, você É DOENTE! Mas, de qualquer modo, eis o resultado:

Seja lá quem criou esse personagem escroto, não tava muito inspirado não. O sujeito copiou na cara dura até o desenho da máscara do Senhor Milagre e o uniforme do Visão.

 

 

Mas o atestado de cegueira fica a cargo das horrendas meias listradas em preto e branco. Socorro…

Bem, vou ficando por aqui pois bateu a bad. Talvez eu faça uma parte 2, talvez não…só o tempo dirá. Um abraço e que a chama de Alá floresça no interior de cada um de vós.