Ulysses 31
Greek Laser Space Disco Jesus
Uma das vantagens que temos sobre nossos antepassados é que podemos ver coisas do nosso passado muito facilmente. E o fato de as vezes ficarmos presos à essas coisas é uma desvantagem.
Então certa vez acabei reencontrando esse curioso desenho, que não tenho certeza na verdade se assisti muito tempo atrás. Ele não me era estranho quando revi. É possivel, pois mesmo não tendo sido exibido aqui, havia uma locadora de video que trazia muita coisa estrangeira e isso teve exibição em Portugal.
Mas de toda forma, revendo, é um treco bastante interessante.
Trata-se de um anime Nipo-francês, que meio que adapta a Odisseia, o clássico poema de Homero para um futuro bem distante.
No século 31, Ulysses no comando da nave Odisseia está retornando para a Terra após uma bem sucedida missão. Após uma parada em um planeta desconhecido, seu filho, Telemaco é sequestrado para ser sacrificado ao Ciclope, na verdade um tipo de satélite robô, ou algo assim, juntamente com outras crianças, alienigenas.
Ulysses não considera isso um bom plano de carreira pro filho e o resgata junto com a menina Têmis (Yumi na versão japonesa. Mas Têmis é mais adequado, era uma das titãs) e destroi o Ciclope. Mas veja bem Timmy, naquele universo quem manda são os deuses.
E sabemos bem como os deuses gregos são paus-no-cu.
Então Poseidon pede que seu irmão Zeus vingue seu Ciclope. Zeus então manda a nave para regiões desconhecidas do espaço, apaga a localização da Terra nos bancos de dados de navegação da nave e coloca toda a tripulação em um tipo de animação suspensa, “transformados em pedra”, ele diz. A única forma de reverter isso é encontrando o reino de Hades.
Então sobra pra Ulysses e as outras unicas duas pessoas que não foram afetadas pela maldição, Telemaco e Temis vagarem pelo desconhecido e encontrarem o caminho para a Terra. E naturalmente os babacas dos deuses vão ficar colocando empecilhos nisso.
As histórias em geral seguem adaptando partes da Odisseia, como a passagem entre Cylla e Caribdis, ou o encontro com Circe, embora apareçam coisas de outras passagens da mitologia clássica. Há altos e baixos nos episódios, como a presença obrigatória do robozinho chato. As crianças, no entanto, até pela necessidade, por serem os unicos que restam da tripulação, acabam sendo bem feitas e muito menos irritantes e inuteis que crianças de animações.
Falando nela, a animação, principalmente se considerarmos que é de 1981, é muito boa e a trilha sonora da abertura ainda conseguiu chegar a tempo de pegar o fino da Disco.
Duas coisas bem legais são os caracter designs, em especial de Ulysses que parece um Jesus espacial lançador de raios e da simpática Temis.
E a nave Odisseia, tem um design muito estranho mas marcante e bonita. Como os ilustradores franceses mandavam muito bem nos cenarios e coisas e tal, os animadores japoneses tinham que correr atrás, o que gerou um resultado bem legal.
Por várias razões, a série completa de 26 episodios só foi lançada na Europa, não nos Euases. Mas um cara resolveu que deveria restaurar os episodios e fez um ótimo trabalho. Então ali em cima, no video da abertura, é o canal do sujeito e está tudo lá.
Não faltam adaptações modernosas de clássicos, inclusive com gente fazendo suas carreiras nisso, mas poucas vezes feitas de forma tão legal quanto aqui.