Tutorial dos Amiches: Como fazer um filme Found Footage/Mockumentary de terror.
Pegue papel e caneta e anote essas preciosas dicas para se tornar um cineasta de não-sucesso!
Antes de mais nada é preciso entender a diferença: Found Footage são filmagens encontradas, normalmente devido ao fato das pessoas que fizeram as imagens terem desaparecido (dãããã) sendo revelado que morreram de forma trágica e misteriosa no final das filmagens. Mockumentary é o falso documentário, ou seja, poderia ser um grupo de pessoas investigando as tais mortes, mostrando as imagens, fazendo entrevistas de supostas testemunhas, mas sem nunca necessariamente encontrar a tal ameaça. Isto posto, comecemos:
1– Filme os personagens fazendo coisas que ninguém quer ver, como cozinhando, usando o banheiro, cortando as unhas do dedão do pé…isso será sua tentativa de fazer o expectador se sentir ligado as essas pessoas. E isso, inevitavelmente, falhará miseravelmente.
2- Mostre sempre um casal. Mostre o casal sendo meloso. Mostre o casal brigando. Mostre o casal zapeando por todo o menu da Netflix sem escolher PORRA NENHUMA pra ver antes desistirem e irem dormir. MOSTRE-O-CASAL. Será mais uma tentativa de cativar o publico e deixá-lo triste quando um deles, inevitável e previsivelmente morrer. Isso também se mostrará um recurso falho.MAS FILME-MESMO-ASSIM!
3- Sempre coloque alguém perguntando “Vai filmar tudo? O tempo todo?”, isso passa realismo, pois todo mundo que estará assistindo o seu filme estará se perguntando o mesmo quando as cenas inúteis dos tópicos 1 e 2 começarem a pipocar na tela.
4- Faça o filme com duração de 80min/ 90min NO MÁXIMO! Ninguém tem saco pra passar mais tempo que isso vendo a porcaria de uma Tek-Pix chacoalhando com a desculpa de ser um recurso estético e não a falsa ideia de um diretor idiota de que alguém que estivesse fazendo um documentário não prezaria pela estabilidade e clareza de sua imagem.
5- Dos 80 ou 90 minutos de seu filme, reserve pelo menos 70 minutos de NADA ACONTECENDO! E quando acontecer, faça o mais desinteressante possível, sempre filmando o chão ou o céu ou mesmo uma parede. Mas não esqueça de mandar os atores e atrizes ficarem ofegando, gritando e fungando em terror constante.
6- Por último, mas não menos importante…MATE-TODO-MUNDO-NO-FINAL! Lembre-se: se alguém sobreviver, isso não será um found footage. Se for um Mockumentary, onde existe a possibilidade das pessoas sobreviverem, termine da maneira mais anti-climática possível, com alguém olhando para a câmera antes de um fade-out, ou filmando paisagens com música instrumental, mas sem esquecer de tremer a câmera.
Espero ter contribuído para seu projeto de found footage ou mockumentary saia do papel e não se esqueça de avisar quando ele for lançado e todo mundo reclamar que é um filme horrível porque nada acontece (feijoada). Abraço na boca!