Turma da Mônica Lições
A turma está de volta
Novamente chega aos cinemas uma nova aventura da Turma da Mônica, depois do excelente Laços de 2019, chegou a vez de Lições, mais uma vez adaptando uma graphic MSP escrita por Vitor e Lu Cafaggi e sendo novamente dirigido por Daniel Rezende.
Na trama, ao perceberem que nenhum deles fez a lição de casa, Cebolinha (Kevin Vechiatto) Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) resolvem pular o muro da escola para fugir, mas o plano não dá certo e Mônica acaba caindo e quebrando o braço.
Depois de uma reunião com os pais da turma e a direção da escola, eles decidem que precisam separar as crianças arrumando atividades extras, Cebolinha vai para um fonoaudiólogo tratar seu problema de fala, Magali em uma aula de culinária pra tratar sua ansiedade que a faz comer compulsivamente e Cascão na natação pra tentar superar seu medo de água. Já os pais da Mônica foram mais radicais e decidem trocar ela de escola.
O filme assim como o quadrinho, tem um tom mais triste, pois a turma passa grande parte do tempo separada, principalmente a Mônica que trocou de escola e tem dificuldades de se enturmar. Já Cebolinha acaba descobrindo que ele não vai se tornar tão fácil o dono da “lua”, já que sem a Mônica para protege-los, eles viraram alvos fáceis dos bullying da escola.
Mesmo assim o filme é muito bonito e retrata o crescimento das crianças, suas angústias, medos e outras dificuldades dessa fase.
A adaptação é muito fiel ao quadrinho, mas da metade para o final ele altera o desenrolar da história, e isso não é nem um pouco ruim, pois a trama se torna mais original, e acaba adicionando outros personagens que não estavam na hq, como Tina (Isabelle Drummond), Rolo (Gustavo Merighi), Pipa (Camila Brandão) e Zecão (Fernando Mais) mas que não são utilizados somente como simples fan service, estão ali para adicionar algo.
Mesmo assim o filme é cheio de easter eggs, em posters, adesivos, pelúcias, dá pra caçar muita coisa relacionada ao universo da turma da Mônica, além de ter a presença de muitos personagens da turma, passando por alguns clássicos como Dudu, Franjinha, Humberto, e também Marina, Nimbus e Do Contra, que eram novos pra mim na época em que eu lia Turma da Mônica nos anos 90, e também personagens criados mais recentemente como a simpática Milena.
Também contamos com participações especiais como Vitor Cafaggi, Sidney Gusman, do próprio Mauricio de Sousa (muito divertida por sinal), e alguns youtubers que eu não sei o que estão fazendo ali.
Enfim, Turma da Mônica lições além de ser um belo filme nos mostra, assim como em laços, que uma adaptação não precisa ser fiel ao original para ser boa.
O Lições do título também se refere ao aprendizado e amadurecimento da turma. Me deixou com os olhos cheio de água no final.
Espero muito que fechem logo essa trilogia com Turma da Mônica Lembranças, até porque essas crianças estão crescendo muito rápido, logo vão estrelar Turma da Mônica jovem o filme.
E tem uma ceninha pós créditos no final, que pode ser só um easter egg ou talvez o início de um Mauricio de Sousa cinematic universe.