Tortura Cinematográfica Show Por Escrito: X-Men: Fênix Negra

Enquanto todo mundo espera o programa com Nada a Perder 2, vamos fazer algo diferente! 

Enquanto ouvia o Tortura Cinematográfica Show você muito provavelmente ouviu que nós fazemos uma lista com anotações dos piores momentos do filme em nossa concepção, certo? Pois é, muita gente NÃO se pergunta como essa pequena lista de medonhices cinematográficas é feita, e foi pra responder essa pergunta que NINGUÉM fez que resolvi fazer uma lista em cima de X-Men: Fênix Negra, filme que não renderia um TCS pois muitos Amiches acharam o filme pelo menos “ok” e não uma bomba digna de ser jogada na fogueira. Assisti o filme ontem e aqui vão as anotações acompanhadas de imagens para ilustrar os momentos citados para quem não viu e para refrescar a memória de quem já viu há alguma tempo. Então senta-te e relaxa-te, pois essa é a análise em “tempo real” de X-Men: Fênix Negra!

ATENÇÃO: OBVIAMENTE ESTE POST ESTÁ COALHADO DE SPOILERS! ESTEJA AVISADO!

1- Começa o filme e eu já estou arrependido de ter dado o play ainda no logo da Fox com o X em destaque que mais parece do filme Triplo X do que dos X-men.

2- Os pais da Jean morreram por causa de uma discussão sobre que música tocar no rádio do carro, o que só prova que quando você escuta músicas no celular sem fones de ouvido no ônibus, você está colocando em risco as vidas das pessoas ao seu redor, seu assassino fonográfico/ sua assassina fonográfica!

3- Afim de traçar um paralelo com os dons mutante como um presente, Xavier dá a pequena Jean uma caneta e diz que ela pode escolher fazer um belo desenho com a caneta ou furar os olhos de alguém com ela, no entanto continuaria sendo apenas uma caneta e um presente. Se a Jean tivesse escolhido furar olhos de alguém com a caneta, talvez tivéssemos um filme beeeem melhor…

4- O filme se passa em 1992, o que causa mais um puta cabaré cronológico nesse universo bagunçado do caralho. Pelo menos nisso eles foram fiéis aos quadrinhos.

5- Uma cosa que sempre detestei nesses filmes é o “Fera Hulk” que se transforma quando bem entende.

6- Mística líder é outra coisa que não me entra DE JEITO NENHUM! E esses uniformes…aaaah, esses uniformes…agora eles parecem os Super-Garis!

7- Olha! Uma cena passada no Brasil! E onde se passa? MAS É LOGICO QUE É EM UMA FAVELA DO RIO DE JANEIRO, CLARO! Uma favela em CG vagabundo, digasse de passagem..

8- Essa maquiagem da Mística está com uma cara de “Nah…não vamos nem tentar. Já é o ultimo filme mesmo…”

9- Jesus…eles tem um canhão que funciona a base de rajadas de plasma do Ciclope no Pássaro Negro! Eu não sei se acho isso genial ou idiota ao extremo! Confesso que estou pendendo pro “idiota ao extremo”….

10- Peraí…a Tempestade controla o frio do espaço também? Não era preciso ter…sei lá…uma atmosfera com variação de clima pros poderes dela funcionarem? Bem…ok, então…

11- Misericórdia…essa cena do Mércurio em gravidade zero é uma das coisas mais horrorosas que já vi. Parecem aquelas cenas onde as pessoas correm em câmera acelerada ao som de Benny Hill.

12- Ok…como esses putos sobreviveram sem nenhum equipamento dentro da porra de uma nave rasgada em pleno espaço? E porque diabos o Mércurio colou um capacete sem sistema de respiração no Noturno como se fosse adiantar alguma coisa? E porque eu ainda procuro lógica nessa porra de filme que já tá todo errado?

13- O que esse comandante tava tentando consertar com uma mangueira dentro de uma nave em pedaços? Quem ele achou que iria salvar com isso? Até a lógica já morreu só com essa tentativa estúpida, amigão!

14- Uma estranha nuvem de raios solares atinge tripulantes de uma nave e lhes confere novos e incríveis poderes? O Quarteto Fantástico ligou e pediu o roteiro dele de volta dona Fox e..ah, não, pera…esse filme era de vocês também! Reciclando plots, hein, jovens!?

Quarteto Fantástico (2005)

X-Men: Fênix Negra

X-Men: Fênix Negra

15- Parece que a Fox NUNCA vai aprender que o som não se propaga no espaço…

https://www.youtube.com/watch?v=OFw5AwLQr7A

16- Esse lance dos X-Men heróis do povo também não me agrada.

17- O lance da menininha aparecer com uma boneca da Mística olhando-a com admiração vai totalmente de encontro com ela ficar na “forma humana” assim que entra na Mansão Xavier, como se tivesse vergonha do que é, sobretudo a essa altura do campeonato. Mas é a Jennifer Lawrence e ela cansou da maquiagem e a produtora quer mostrar o rosto dela pra vender o filme…fazer o que, né?

18- EITA, PORRA! OS SIYAJINS CHEGARAM!

19- Porra, mas nem pra usar os Shiars como a espécie alienígena? Tinham mesmo que misturar os aliens de Fogo no Céu com os de Sinais?

Fogo No Céu +

Sinais =

Sáporra aqui.

20- CARAIO, A CRISTAL! APARENTEMENTE ELA TEM O PODER DE TRANSFORMAR SOM EM LUZ E DE CRIAR SONS DE INSTRUMENTOS DO RABO!

21- Jean oferece uma dose de…xarope Vick Vaporube pro Scott…acho…

22- Ok, é oficial! Tempestade é a nova máquina de gelo dos X-Men!

23- Aparentemente a entidade Fênix é alcoólatra…ou MUUUITO viciada em xarope Vick.

24- Após descobrirmos que a Jean virou o Caçador de Marte, pois não pode ver fogo que entra em parafuso (fato estranho pra alguém cujo a alcunha será “Fênix”), e a vemos ter um surto, nos é mostrado que Xavier, que estava em uma comemoração com a alta sociedade pelos recentes feitos dos X-Men, sente um distúrbio na força e diz que tem que ir, partindo a dramáticos 2km por hora em sua cadeira de rodas motorizada.

25- Tem uma porrada de takes nesse filme idênticos ao primeiro de 1999. Toda vez que o Xavier ia usar o cérebro, por exemplo, sempre tinha um cara de braços cruzados do lado dele, normalmente o Loga ou o Scott, e uma mulher com as mãos na cintura mais atrás, normalmente a Tempestade.

26- Eu não sei se o desmaio do Ciclope era pra ser em câmera lenta ou se a Jean fez ele cair devagar pra não se machucar, mas ficou parecendo que o ator tava ensaiando o desmaio deitando lentamente no chão e acabaram colocando a cena do ensaio no corte final filme. Ele cai na mesma velocidade que o Xavier sair da festa em sua cadeira de rodas motorizada.

27- Xavier sobre Jean: Ela está com muita raiva e está liberando tudo de uma vez. Ela está se transformando!

Mistica: Em que?

Xavier: Na protagonista/vilã do filme.

28- Certo que a escola Xavier tem equipamentos modernos e tals…mas tela de led da Samsung e rodando sistema windows em 1992? Podiam pelo menos colocar uns computadores com monitor de tubo bege rodando um MS:DOS nervoso pra condizer com a época.

29- Quando a mulher alienígena pergunta a seus confrades onde está a Jean, na cena seguinte aparece a resposta : No cenário de X-Men 3: O Confronto Final que também serviu de casa pra pequena Jean. Afinal, se já estamos reutilizando o roteiro porque não os cenários, não é !?

30- Depois de Jean reencontrar seu pai, a cena corta pro Pássaro Negro e temos todos os X-Men devidamente trajados com sua roupinhas de X-Garis e James McAvoy vestido de Patricia, uma de suas personalidades em Fragmentado e Vidro.

31- Outro fator completamente incondizente com a época em que o filme se passa: O modo como as pessoas se vestem e se penteiam. Não temos um cabelo puddle nas mulheres como era comum na época, não temos um único mullets, não temos roupas com ombreiras, calças balão a la MC Hammer, não temos jovens usando camisas de algodão branca por dentro da calça com um tênis Olympikus pra mostrar que era jovem nem uma menina com jaqueta jeans, saia e bota branca. Tá tudo errado isso daê!

Estranhamente só o Mercúrio parece estar usando ombreiras, aliás….

32- Sério, esses uniformes são muito feios, misericórdia! Bateu até saudades das roupas de couro da trilogia original.

33- As cenas de ação e os efeitos especias estão no nível de um episódio de Smallville. E se você gosta de Smallvilla, sinto dizer que não falo isso em caráter elogioso…

https://www.youtube.com/watch?v=Xe9X44EG_1M

34- Mistica morreu e eu só imagino Jennifer Lawrence dando saltos de alegria depois de filmar sua última cena já que ela claramente não tinha mais saco pra maquiagem azul.

35- Xavier tem um monitor de tela plana Samsung, um computador capaz de encontrar mutantes em qualquer parte do mundo, um jato que sai de um hangar secreto debaixo de uma quadra em sua mansão, tem até uma rampa eletrônica pra cadeirantes nas escadas do Pássaro Negro…mas não tem a porra de uma maca com rodinhas? Sério?

36- O negócio tá tão baixa renda nesse filme que o alundo mutante mais diferente que tem é um moleque com trombose pra economizar com maquiagem.

37- Fera solta os cachorros em Xavier e diz que ele é culpado por todas as mazelas que aconteceram até agora. E quer saber? Ele não falou uma única mentira! Xavier é a pior das personalidades do Kevin Wendell Crumb.

38- Magneto agora tem uma nova gangue, são a terrível Irmandade de Horticultores!

39- Um pedaço de metal voou em direção a Magneto e ele…desviou? QUE PORRA QUE ESTÁ HAVENDO COM ESSE FILME?

40- Todas vez que alguém é jogado ou sai voando o uso dos cabos tem um ar vagabundo de filme B.

41- Uma hora e sete de filme e…eu apaguei! Pra ser justo, pode ter sido um anti-inflamatório que tomei. Ou pode só ter sido o tédio mesmo…enfim! Retomando!

42- E, pela milionésima vez, Magneto sai da aposentadoria em uma cena onde coloca seu capacete dramaticamente. Capacete que não consegue manter um formato consistente de um filme pra outro…

43- Tempestade é a personagem mais apagada nesses últimos filmes.

44- Quado Magneto colocava seu capacete em conjunto com seu uniforme era legal. mas quando ele coloca seu capacete em conjunto com uma roupa social comum, aí fica meio ridículo..

45- Mais uma cena de ação capenga com o bônus do Scott está se fodendo pros civis e atirando pra tudo que é lado tentando acertar o Fera e Magneto.

46- Nos quadrinhos, a Fênix Negra é capaz de destruir um sistema solar inteiro sem nem suar. Nesse filme, ela quase peida só pra desmontar um capacete do tamanho de um lixeirinho de pia.

47- Descobrimos aqui que a Jean não foi possuída pela Fênix Negra e, sim, por um pastor da Universal já que faz o Xavier andar! XEREBERREBIASELACANTUSLABASURIA!

48- Caralho, sério! Eu tô puto por a Tempestade não ter largado raio na cabeça de todo mundo! Ela é uma das mutantes mais poderosas, porra! Já foi líder dos X-Men mas nesse filme é a criatura mais apagada do universo mutante e parece não saber usar seus poderes numa luta! E quando usa os efeitos são muito toscos, parece o cara da eletricidade do Aventureiros do Bairro Proibido! Caralho, velho, que ódio!

49- Ok, qui eu dei um pulinho meio grande nas atualizações, mas é que não apareceu nada digno de nota. Mas, resumindo o coreto,  Jean fica enfraquecida porque a alien loira tenta roubar o poder da Fênix Negra dela e o exército aparece e prende todo mundo, colocando colares inibidores em todos e trancado-os em um trem. Os outros aliens começam a invadir o trema e quando os soldados percebem que não dão contam, soltam os X-Men e a turma do Magneto pra ajudar. Quando vê a crueldade dos aliens, principalmente após matar um soldado que diz que seu filho tinha ele como seu X-Men favorito, Noturno virado no “demônho” de verdade e sai matando geral, com direito a teletransportar  a alien filha da puta que matou o soldado pra frente do trem.  Foi uma ceninha legal, pena que curtinha.

50- O “Magneto-Fu” também ficou bacaninha, apesar de parecer que os poderes dele são menores do que em todo os filmes anteriores.

51- O pau comendo solto no trem e ao invés de libertar Jean que é a mais poderosa pra ajudar, Xavier acha melhor ficar fazendo cafuné nela e se desculpando por meia hora. Sim, é exatamente isso que vai salvar o mundo e o rabo de vocês, campeão!

52- Jean se sacrifica para salvar seus amigos e o mundo e blá,blá,blá…a Escola Xavier vira a Escola Jean Grey, blá, blá, blá…e Jean faz um voice over dizendo “Esse não é meu fim nem dos X-Men. É apenas um novo começo”. Só faltou ela dizer “Nossas aventuras agora continuarão no MCU com outros atores e atrizes e talvez nem se chame X-Men já que uma das malucas da Disney esqueceu que esse é o nome da marca e disse que é um título excludente e não se adéqua a essa era de representatividade”. Aliás, acho que essa produtora da Disney levou essa cena com a Mistica a sério demais…

 

53- Magneto e Xavier se encontram e repetem o dialogo do primeiro X-Men. Só faltou algum deles dizer “Você sabe que daqui a 7 anos nos vamos envelhecer MUITO mal,né?”

54- Aliás, X-Men: O Confronto Final começava em 1986, e Magneto e Xavier já estavam beeeem diferentes…

55- Ah, sim! Não existe cena pós -créditos por motivos de “É da Disney agora, sáporra acabou! Bjus de luz da sua amiga, Fox!”

Enfim, X-Men: Fênix Negra não é um filme tão horroroso quanto eu esperava mas também está longe de ser memorável. Arrisco a dizer que Last Stand tem momentos MUITO MELHORES, apesar de ser uma galhofa da porra, mas aqui as cenas de ação são fracas bem como o roteiro, que desperdiçar oportunidades de usar personagens conhecidos na trama, como os Shiars, e tudo soa muito pobre e econômico, desde os efeitos visuais até o figurino. Isso sem falar na total falta de preocupação de localizar o filme na época em que se passa! Nada, eu disse NADA dá a impressão que o filme se passa em 1992! Se você nasceu depois dos anos 2000, acredite, ninguém se vestia tão bem ou tinha cabelos tão bonitos e, JURO POR DEUS, a Samsung ainda nem sonhava em lançar monitores de tela plana! O saldo final é: Morreu e foi tarde! Espero que a Disney faça um ótimo trabalho com os mutantes e que CONTINUE CHAMANDO DE X-MEN!

Nota: 6,0