Tortura Cinematográfica – O Ultimo Mestre do Ar
Eeeeeeetaaaaa nóis…
Antes de mais nada vamos a algumas considerações, primeira: eu sou um puta fã do universo de Avatar, assisti a todo o desenho mais de uma vez, além de ter assistido o desenho da Korra também, então me acho no direito de poder julgar a adaptação e o filme. Outro ponto é: eu já tentei ver esse filme uma vez, assisti os primeiros 15 minutos, desisti quando passou na televisão e não lembro de praticamente nada do filme.
Ok, a primeira cena do filme já começa com um CGI de água…cara, água é uma bagulho foda de fazer em 3D. Um dos meus melhores amigos trabalha com 3D e essa porra é fodida pra caralho, eu não manjo NADA disso…mas ao meu ver esse 3D não parece ruim, pelo menos nessa cena. Nessa cena Katara tá treinando a dobra d’água. Rola uma explicação do background dos dois e ai eles chegam até um determinado ponto aonde não há nada, mas eles reparam em algo abaixo do gelo e Sokka quebra o gelo…porra, que pessoa em sã consciência ia quebrar a PORRA DO GELO AONDE SE TÁ PISANDO em uma geleira ? Começa a quebrar tudo e levanta do chão um boletão de gelo. Ela abre uma fenda na bolota e libera uma luz barulhenta, que é vista de longe por Zuko em um navio. Dentro do boletão gigante eles encontra Aang e o Appa.
Zuko declara ele prisioneiro, Iroh se desculpa (esse Iroh do filme deu uma puta miguelada) e Aang decide fugir. Rola umas pancadaria com uns arames + CGI e Aang escapa (pelo menos as paisagens em CGI são maneiras/bonitas). No meio da fuga ele vê o Appa com Katara e Sokka ali perto e vai até eles avuando, eles se juntam e começam sua jornada. Eles voltam para o Templo do Ar do Sul, aonde Aang morava, rolam uns arames desnecessários, aparece o Momo, Aang descobre que geral dos nômades do ar foi destruída, fica bolado e entra no estado avatar, vai pro mundo dos esprito e vê o dragão azul que eu não lembro o nome. Enquanto isso Zuko encontra o general cuzão que curte sacanear ele.
Time avatar já no sul do reino da terra, logo eles são presos, por ajudarem um dobrador de terra e pelo fato da Katara tentar atacar soldados da nação do fogo. Na cadeia no meio de um monte de rochas, aonde só tem dobradores de terra Aang mete uns discurso motivacional e geral se junta ele surrando os guardas e o resto dos soldados na nação do fogo. Eles libertam a cidade e recuperam alguns materiais que falavam sobre dobra, rola um momento na frente de uma estátua da avatar Kyoshi que tem na vila e Aang conta que ele fugiu antes de ser treinado nos outros elementos, eles decidem ir até a Tribo da Água do Norte, aonde existem poderosos dobradores de água. No caminho eles vão libertando algumas vilas da terra do domínio da Nação do Fogo, colocando cartazes do Aang nelas (wtf?? Eu to ligado que o filme é pra crianças, mas precisa ser tão “for dummies assim?), Zuko seguindo a galera.
Corta pra Nação do Fogo, aquele general escroto que eu não lembrava o nome, o Zhao falando com o senhor do fogo Ozai, pra atacarem a Tribo da Água do Norte, pois eles descobriram a localização do espírito da lua, além de contar pra ele sobre o Avatar. Corta pra uma colonia da Nação do Fogo no norte do País da Terra, aonde rola uma cena meio creepy aonde o Zuko chama um molequinho pra conversar perguntando sobre o príncipe do fogo. Corta pro Aang treinando com a Katara a dobra d’água, ele comenta sobre o Templo do Ar do Norte, Sokka é contra ele ir até lá, mas ele vai mesmo assim. No templo ele encontra o Chaveiro de Matrix, que mostra a ele a câmara dos avatares, nesse templo ele descobre que o Chaveiro é um escroto e traiu ele entregando-o para a nação do fogo. Aang é preso e meditando vai pro mundo espiritual (?) aonde fala com o dragão. Rola o lance do Espirito Azul, aonde o Zuko disfarçado ajuda o Aang a escapar(essa mascara do Espirito Azul ficou bem tosca, principalmente com aquela cabeleira toda e a coreografia das lutas ficou bem mal executada).
Zhao vai a Ozai, falar que acha que o tal Espirito Azul é o Zuko e tenta matar ele exprudindo o barco dele. Meninada chega a Tribo da Água do Norte no Appa CGzado (no início do filme nem parece que o CGI vai incomodar tanto, mas quando chega na metade é tanta tela verde que meio que encheu o saco já, o filme parece perder todo o contato com a natureza, que possui filosoficamente na animação, de tão artificial que as paisagens e animais feitos em CGI ficam). Esse Zhao é foda, ele presume que o avatar não conhece dobras de outros elementos e que está indo para a tribo da água para aprender a dobra lá, esse cara deve ter assistido muitos filmes pra manjar do plot assim. Eles chegam lá e já damos de cara com uma explicação em off da Katara de como eles já foram bem aceitos lá e o irmão dela se afeiçoou a princesa do cabelo descolorido e da lente de contato tenebrosa, seguido de uma cena bem vergonha alheia do moleque que faz o Aang dando umas piruleta sem movimentar o ar e criando magicamente um tornado na frente dele, tão natural quanto um trator…
Rola uma forçada de barra no roteiro, pra criarmos a esperança de um romance entre o Sokka e a princesa. No reino do fogo Ozai e Zhao decidem que é hora de destruir os espíritos do oceano que existem na Tribo da Água do Norte. Aang começa seu treinamento, porra…pq diabos o moleque continua usando roupa de calor no meio daquelas geleiras? Até no desenho ele mudava de roupa…e rola um “duelo” bisonho dele com o mestre dobrador do água (pessoal no norte é branco, aparentemente os esquimós eram só no sul…), aonde Aang mostre insegurança com outro elemento. Zhao em seu navio é um escroto completo com o tio Iroh (que nesse filme tá completamente apagado e sem carisma, mas o do desenho é tão gente boa que a gente se ofende por ele). Sokka e princesa passeando no shopping. No navio Iroh (que também assiste várias séries e manja de decifrar plots) diz a Zuko, que estava escondido em meio a tripulação, que tem certeza de que Zhao foi o mandante do seu matamento e eles vão tentar se infiltrar nos esquemas do maluco pra capturar o Avatar pra recuperar a honra do piá da fuça mal maquiada pra parecer queimada. Rola uns katá na neve do Aang e Katara e esse filme parece que não vai acabar nunca…mas ai começam a nevar CINZAS de cachimbo (vou começar a inventar na minha cabeça pra ficar mais legal, bjo Cgui te amo :D).
CORRE NEGADA !!!!!!!!! O CHARLIE BROWN ESTÁ INVADINDO A TRIBO DA ÁGUA DO NORTE !!! Zuko vira o ninja branco e de canoa vai até um pedaço do caminho mas… MERGÚIA NA ÁGUA GELADA DO POLO NORTE ai ele vai nadando furtivamente (HAUHAUAHUAHUAH!!!) e DEBAIXO D’ÁGUA CRIA UNS FOGO CAS MÃO QUE DERRETE O CHÃO DE ONDE ELE ENTRA!!!! AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH MEU DEUS !!!!!!! O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!?!?!? TÁ TUDO MUDANDO!!!! Rola uma conversa entre a princesa, Katara, Aang e Sokka que eu ignoro, mas algo envolve um dragão, eu acho, eles correm pra algum lugar e aparece o Zuko ninja branco do fogo da neve se esfregando no telhado. Eles vão pro lance da árvore aonde tem duas Magikarp, o moleque fala que vai meditar…entra na posição E A KATARA COMEÇA A CHAMAR ELE!!! WTF!?!?!?! CALABOCA!!! O MALUCO QUER SALVAR O MUNDO, MINA MALA!!!!!!!FICA FALANDO UMAS GROSELHA e ai aparece o Zuko ninja br…pera, ele trocou de roupa (alguém fez isso nesse filme :D) e tá com a tocha olímpica !!!! E aí começa um duelo entre o fodão Zuko e a aprendiz de dobra d’água Katara…que é MUITO vergonhoso, até o Cgui olhando pra tela branca não caía nesse truque. Todos os soldados da tribo dá água se prepara pro combate (se alinhando nas muralhas, esperando serem atingidos por alguma bola de fogo, eles são bestas ou oq?), com o mestre dobrador de água uivando (o que ele tenta, mas parece que ele tá gritando UUUUUUUUUUUUH)…Zhao comenta com Iroh que ele sabe a localização dos esprito da Lua e OceanUS e o Iroh acha maneiro conhecer espíritos (inocentão ele…PORRA!!! não era ele o maluco espertalhão que decifra os plots sozinho?). Lagardixa de CGI e….adivinha quem aparece ? SOU EU BOLA DE FOGO!!! VOANDO NA MURALHA!!!!
PARA TUDO!!! TEM MALUCO SAINDO DO CHÃO COM UMAS BROCA NA CABEÇA !?!?!?! WTF !?!?!? FICOU REDÍCOLOR !!!!! Sokka encontra Katara, que acorda da “ruim” que ela tomou do Zuko, e avisa sobre o Zuko que pegou Aang (ui) de novo. Aang encontra o dragão, que joga na cara dele que geral do povo do ar morreu por causa dele (pqp…o guri tem 13 anos mano) e que ele deve soltar essa raiva e esse sentimento ruim. Aí o Dragão, que chamarei de Cpt. Óbvio manda ele usar o MAR…pra mostrar pros maluco quem é que manda(para pra pensar comigo, tu é um dobrador de água e tu tá no ártico, só tem gelo e água nessa porra, tu vai enfrentar dobradores de fogo, TU VAI USAR O QUE?!?!?!? O CARALHA !!! E ai o moleque acorda e o Zuko chorando as pitanga pq o papi ama a irmãzinha que é um prodígio do fogo…mimimi (ela é uma maluca psicopata, isso sim). O guri foge dando umas piruleta. Rolam umas lutas coreografadas pelo Gariba. Rola um lance gordo e o magro que ficou sinceramente ridículo entre o Zuko e o Aang no meio dos barriuzes e mais uma cena de luta coreografada pelo Gariba, com direito a um execução aurora e uma esquife de gelo feito pela Katara. Ela pergunta pro Aang se ele conseguiu falar com o Dragão e ele diz que sim e que ele disse algo que qualquer um poderia ter dito a ele. Diálogos idiotas, mais lutas mal coreografadas nas ruas, Appa de CGI, mais luta mal coreografada, Zuko usa a espada de libra.
Zhao mata a Magikarp branca, rola um NOOOOOOOOO!!! do Iroh, a princesa tem problema de pressão baixa e o Aang fica com enxaqueca, A LUA FICA VREMEIA !!!! AGORA VÃO VIR OS LOBISOMENS E DESTRUIR TODO MUNDO!!! PAU NO CU DA WYRM !!!(só os fortes entenderão). Geral das dobra de água se foderam, Iroh fica sangue nos óio e faz uns fogaréu (entendi que no filme eles só controlavam o fogo). Aang fica olhando geral se surrando, Iroh fica olhando os peixinhos com Katara, Sokka, e princesinha. Ela se apincha no aquário, rola umas luz marota ela morre e traz a Magikarp de volta. Geral que tinha parado de lutar pra ver a lua vremeia volta a se surrar (nada de lobisomens :/). Zuko encontra o Zhao que faz uma posição bizarra com as mãos, parece que vai rolar uma luta entre eles, mas NÃO. Eles vão embora, aparecem quatro dobradores d’agua e matam o Zhao indo embora…altos aramefu+ CGI nojeba do Aang. E em meio a uma trilha sonora que era pra ser mega emocionante, nós vemos esse moleque sem capacidade de atuação tentar nos cativar ao grande ápice do filme no meio das dança contemporânea bem loka, com uns katá nervoso, CORRE COM ESSA CANOA ZUKO!!! E falhando miseravelmente. Com direito a uma Katara parecendo que bateu na trave e literalmente todo mundo se curvando perante o moleque que começa uma parte do quebra nozes, mas corta…e aparece o Ozai falando com alguém que vai parar o Avatar…e quem é?!??!?!?! JULIA PAES MANO!!!!!!Com direito a antes dos créditos aparecer ESCRITO, PRODUZIDO E DIRIGIDO por M. Night Shyamalan…
Assim ó, pra ser honesto, no começo achei que nem seria tão ruim assim…MAS, esse roteiro é um resumo corrido da primeira temporada do desenho, tão corrido que nessa correria se perdem a profundidade dos personagens, o desenvolvimento dos personagens, os diálogos são estranhos, outros fracos e bobos, algumas cenas parecem fora de lugar até mesmo pra um filme feito para crianças (que é o que ele é). Esse elenco ? É uma tristeza, quem montou ele tá de parabéns, as atuações são tão fracas que tu não se importa com os personagens, os personagens principais são os que possuem os piores atores. O CGI? Que eu comecei elogiando (pasme), é bem fraco pro ano de lançamento do filme, as paisagens feitas por computador não passam naturalidade e não passam desapercebidas como as boas paisagens feitas em CGI que tu não repara que existem. Eu não vou entrar na questão racial que as vezes parece confusa.
Vamos a algumas informaçÃOzes, aparentemente quem montou o elenco foi o próprio Shyamalan, corre o boato de que Nicola Peltz, que interpreta Katara, foi escalada como um favor ao pai dela, o milionário Nelson Peltz. O papel de Zuko originalmente foi oferecido a Jesse McCartney, que não pode participar do projeto devido a sua agenda, e depois foi aceito por Dev Patel. O Ator que faz Aang, era um lutador de Taekwondo que mantinha a cabeça raspada e recebeu o apelido de Avatar, ele ficou sabendo das audições para o papel principal, pintou uma seta na cabeça, gravou um vídeo com seu treinador e foi escalado. Tendo aulas de atuação um mês antes do filme. O cara do crepúsculo fez testes para ser o Zuko, mas ficou com o Sokka. Além de claro ter gerado uma confusão em relação ao elenco e sua diversidade racial nos EUA, principalmente em relação aos atores asiáticos. Os efeitos especiais foram feitos pela Industrial Light and Magic…isso diz alguma coisa pra você?
A nota do filme é de 4,3 NO imdb e de 6% no Rotten Tomatoes, a crítica caiu em cima do mal uso do 3D, do CGI e da fraquíssima atuação dos atores infantis, além de uma direção lamentável, afirmando que o filme parecia uma jornada interminável com diálogos desajeitados e estranhos, comparado a Dragonball: Evolution. Quando perguntado a Dante Basco, dublador original do príncipe Zuko na animação, sobre o que ele achava do filme, ele disse que Konietzko e DiMartino criadores da série, lhe disseram pra não assistir ao filme. E eles se pronunciaram oficialmente dizendo que preferem fingir que o filme nunca existiu. E isso nos leva a 2015 aonde o próprio Shyamalan deu uma entrevista afirmando que depois do seu próximo filme, irá trabalhar em O Ultimo Mestre do Ar 2 HAUAHUAHUAHAUHAUHAUH. Ficaremos no aguardo.
Já assistiu a essa bagaça? Dá uma dica de filme podreira pra um post e comenta ai, ou não…
vlw
flw
o/