Tiger Mask W

Qual seria seu gimmick?


Um treco que sempre achei legal é a luta livre, ou para quem quer se enrolar na pronuncia, wrestling, ou pro wrestling.

Parando para pensar, possivelmente por que é o negocio que mais se assemelha à super herois de verdade. Um monte de caras com roupas estranhas se enchendo de porrada e jogando uns aos outros de alturas assustadoras.

Sim, há toda aquela coisa das lutas serem armadas e tal, mas isso é uma besteira que só brasileiro se preocupa. Nos paises onde ainda há uma cena forte de wrestling, as pessoas estão lá pelo espetáculo. Caralhos, no México é quase uma religião.

No Brasil a luta livre ainda rola, mas é um treco que deixou de ter o alcance de tempos idos, quando ainda passava em rede nacional o programa Gigantes do Ringue.

Mas enfim.

Tiger Mask.

Esse é uma continuação de um mangá e anime da década de 60. O Tiger Mask original era um lutador agressivo e com fama de cruel no circuito americano de lutas.

Certa feita, numa visita ao orfanato onde cresceu no Japão, um menininho disse que queria se tornar um vilão como ele. Tiger resolve que não quer ser idealizado como um vilão e resolve ser um lutador decente.

Ele se afasta da organização à qual pertencia, o Covil do Tigre, mas os figurões de lá resolvem puni-lo e passam a enviar lutadores e até assassinos para acabar com ele. O anime rendeu uma continuação em 1981, criativamente chamada Tiger Mask II, onde um garoto assume identidade de seu ídolo e foi inspiração de vários personagens ao longo dos anos, como o lutador King de Tekken.

Agora um jovem chamado Naoto Azuma assume a identidade de Tiger Mask. Naoto pretende vingar a derrota de seu treinador, Daisuke Fuji pelas mãos do cruel Yellow Devil. Daisuke saiu extremamente ferido dessa luta, com danos graves à sua coluna, além de acabar com a federação de luta que era liderada por ele. Isso porque Yellow Devil representava a enorme Global Wrestling Monopoly e quem o controla secretamente, o reconstruído Covil do Tigre.

Naoto é abordado por Kentaro Takaoka, o Yellow Devil original e aliado do primeiro Tiger Mask que lhe oferece treinamento e a mascara de Tiger Mask. Ajudado pela sobrinha de Takaoka, Haruna, que acaba se tornando sua empresaria, o novo Tiger Mask vai enfrentando os lutadores do Covil do Tigre e juntando aliados enquanto  se prepara para enfrentar Yellow Devil.

Como duvidar das boas intenções de Yellow Devil e seu sorriso cativante?

Talvez eu acabe sendo suspeito, mas é um anime que eu recomendaria mesmo para quem não é fã de wrestling. A maioria dos personagens é interessante o bastante, embora em particular o rival Tiger the Dark seja bem desinteressante, o que é péssimo para um rival.

As Divas são mais interessantes e não pelas razões que se esperaria que eu apontasse

Outra coisa são as lutas. São bastante realistas, com exceção de uma ou outra acrobacia, se aproximando bastante de lutas reais, nas regras e execução. Parece haver algum exagero, como o lutador Big Foot , que é grande o bastante para ter seu próprio CEP, mas pensando bem, ele é mais leve que o Yokozuna e menos assustador que Mark Henry ou o Big Show.

O campo gravitacional de Mark Henry e Big Show arremessou esse juiz para fora do sistema solar.

Parece ser um padrão, mas os personagens legado, ou seja, lutadores que assumiram nomes de outros da série original, parecem ser mais exagerados que os dos lutadores mais reais.

Fiquei realmente surpreso com esse anime já que não esperava nada dele. Faz algum tempo que não via algo que transmitisse a sensação de ter “alma”.

E temos Red Death Mask tentando salvar a alma de Tiger Mask, arrancando ela de seu corpo.