The Blues Brothers – Os Irmãos Cara de Pau
Todos odeiam nazistas de Illinois.
Na trama, Jake Blues (John Belushi) acaba de sair da prisão e junto com seu irmão Elwood (Dan Aykroyd) descobrem que o orfanato onde foram criados está para fechar por impostos atrasados. Então eles recebem uma revelação divina, e partem numa Missão para Deus para juntar a velha banda, fazer um show e pagar as dividas do orfanato.
Há dois importantes fatores nesse filme, que as pessoas lembram com mais frequencia, a parte musical e as perseguições de carros. E há mais carros destruidos aqui do que em Mad Max, uns 80 mais ou menos segundo o Guiness Book. Há literalmente pilhas de carros destroçados num dado momento.
Já a trilha sonora é o fino do fino, com qualidade poucas vezes vistas. O próprio filme deve sua existência a ela, digamos assim. Os Blues Brothers eram personagens no Saturday Night Live, nascidos da paixão de Aykroyd pelo blues. Na verdade, a banda Blues Brothers lançou um disco antes do filme (A Briefcase Full of Blues) e era bastante respeitada. E então há participações de sujeitos do calibre de James Brown, Aretha Franklin e Cab Calloway, Steven Spielberg, John Candy, Ray Charles e outros.
John Belushi foi mais uma das vitimas de Hollywood, o cara estava fazendo vários clássicos, como este e Clube dos Cafajestes, e era uma grande promessa, mas acabou com uma overdose em 1982.
Na verdade, é estranho que não tenham chamado Jim Belushi para aquela sequencia horrivel, Blues Brothers 2000, já que ele também manja do blues e é mesmo irmão de John Belushi. Jim dublou Jake Blues em uma animação de 1997 e que acabou nunca sendo lançada. A bem da verdade, embora a sequencia seja bem ruim, a parte musical ainda é excelente.
Outra coisa que sempre achei ótima é a atitude dos irmãos brothers, eles mantém a mesma expressão facial em praticamente todo o filme, a despeito do caos generalizado ao seu redor, mas não pelas mesmas razões de Keanu Horrivis por exemplo, Aykroyd e Belushi não eram feitos de granito, os brothers apenas eram muito, muito tranquilos. Isso, ou o fato deles só tirarem os óculos escuros uma vez durante o filme todo.
A produção é que não foi muito tranquila. O orçamento era enorme para uma comédia, o vicio de John Belushi fazia ele causar um monte de problemas, Carrie Fisher (ela fazia a namorada maluca de Jake) e Aykroyd também usavam cocaina, mas Belushi estava descontrolado, causando atrasos nas filmagens e outros problemas.
No fim, isso não impediu The Blues Brothers de ser um puta filme. E foi dificil para caralho só colocar dois videos aqui.