Teletubbies: A PIOR temporada de Power Rangers!
Ausência de artes marciais e de lógica marcaram a temporada mais controversa dos heróis morfantes.
Em 1996 a temporada corrente de Power Rangers, chamada Power Rangers: ZEO, chegava a seu fim. Mas Haim Saban não tinha planos de parar com seu mais lucrativo cambalacho e já preparava uma nova temporada. Com um elenco totalmente novo e com o tema TV como fonte de seus poderes, em 1997 estreava Power Rangers: Teletubbies Force, usando imagens do super sentai Retarudo Mongoroido Terebiman.
Na trama,os Teletubbies vivem em uma terra alternativa de pastos verdejantes. Zordon agora é uma entidade dividida em duas. Sua forma fisíca é um sol com a cabeça de uma criança sorridente, já sua voz é a de um dublador masculino questionando todas as decisões profissionais que o levaram até ali. A voz de Zordon guia os Telettubies em sua batalha contra o bom senso. Aliás, é preciso dizer que o grande vilão dessa temporada é um grande mistério e isso é um trunfo! Pra vocês terem uma ideia, após suas 9 temporadas, que totalizaram 485 episódios exibidos de 1997 a 2001,o vilão ainda não havia se revelado! A série acabou e os telespectadores até hoje não sabem contra o que os 4 heróis coloridos lutavam. Se isso não trabalhar o mistério, eu não sei mais o que é!
Havia também o aspirador de pó, que servia como uma espécia de Alpha 5 dos heróis e ainda limpava suas sujeiras. O problema é que as vezes esse aspirador tinha atitudes estranhas e tocava os Tubbies em locais onde o He-Man já havia nos dito pra avisar a nossos pais, a um médico ou a um professor…
Pra não dizer que não haviam antagonistas de todo, claro que tinham os monstros da semana. Como no clássico episódio onde a máquina de produzir panquecas perde o controle e alveja o grupo de buchudos super-poderosos com projeteis panquecosos! Ou o antológico e perturbador episódio onde Tinky-Winky, claramente possuído por um inimigo maligno, ataca um desavisado Dipsy,o Ranger Verde…lambedo-lhe o ânus! Sim, você não leu errado! Isso aconteceu! Sem sombra de dúvidas, Teletubbies é a temporada de Power Rangers mais ousada de TODAS!
É interessante falar também dos visuais e armas dos personagens. Essa é a única equipe que não tem uma forma civil, eles estão sempre morfados. Em compensação, seus capacetes não tem visor, são abertos para que possamos reconhecer cada um facilmente. O problema é que todos tem os rostos iguais…
Aliás, esse detalhe dos capacetes abertos claramente serviu de inspiração para o filme de 2017.
Outro detalhe que é interessante são os quadrados que cada um tráz no abdomen e que se revelam como sendo televisores, daí o tema da temporada. Nessas televisões, eles podem reproduzir vídeos de crianças fazendo atividades bobas. Basicamente eles assistiam TikTok ainda nos anos 90.
Como todo grupo de Power Rangers que se preza, os Teletubbies tinham suas armas individuais. Tinky-Winky, que já tinha a característica der ser o primeiro e único líder não vermelho de uma equipe de Rangers, andava com sua bolsa feminina vermelha. Ela tinha o poder de carregar objetos dentro além de deixar o seu usuário FA-BU-LO-SO!
Dipsy, o sempre rebelde Ranger Verde, tinha uma cartola com estampa de vaca malhada. Com ela, ele adquiria o poder de…bem…deeee…de ficar parecendo um integrante bizarro dos Mamonas Assassinas…acho…
Laa-Laa, a Ranger amarela tinha uma grande bola amarela. Ela tinha o poder de proporcionar o que fazer naquela porra de lugar tedioso do caralho,como jogar partidas de vôlei, peladas, queimadas e agredir quem tentasse se meter com ela.
Po, que tinha a característica de ser a primeira Ranger vermelha feminina (e demonstrando como o machismo imperava fortemente, apesar disso, não era a líder) tinha seu potente patinete. Com ele, ela podia correr distâncias moderadas, graças a seu visível caso de obesidade (e possíveis cormobidades), e o terreno irregular, coalhado de ladeiras, não ajudava muito. Ainda assim, a mais útil das armas.
Essa foi a primeira equipe de Rangers a não ter um robô gigante. Mas isso nem se mostraria um problema, pois além de não ter monstros gigantes pra combater, bastava Dipsy mostrar todo seu gingado com uma de suas danças iradas pra mostrar pro monstro o quanto ele era pequeno diante de tanto talento e passar a se sentir indefeso e estupefato!
Power Rangers: Teletubbies Force marcou toda uma geração, seja de crianças que se encantavam com as histórias, músicas e cores, seja de adolescente e adultos que viam aquela viagem de ácido na TV e ficavam inexplicavelmente boquiabertos e imoveis diante da completa falta de nexo de tudo aquilo (foi o meu caso muitas e muitas vezes). Mas a boa noticia é que a super-equipe vai voltar! Na verdade, já voltou! Exatamente hoje, 14 de novembro e 2022, os super-guerreiros da lisergia estreram seu reboot na Netflix! Será que dessa vez teremos a revelação do vilão? Ou será que o vilão somos nós, que nos obrigamos a assistir isso em algum momento de nossas vidas? Fica aí o questionamento.