Telenet Japan, casa de Valis e Gaiares – A Queda
A vida escreve as piadas.
As coisas não iam bem para a companhia. A Telenet começou a manter um controle maior sobre a Wolf Team, mas a divisão perdeu a maioria de seus funcionários em 1994. Masaaki Uno foi fundar a Camelot (de Mario Tennis, e We Love Golf), outros foram para a Gau Entertainment (atual Nex Entertainment que co-produziu Children of Mana, Time Crisis 3 e Resident Evil Code: Veronica). A Gau produziu o excelente Ranger-X. E mesmo o cabeça do Wolf Team, Masahiro Akishino, que estava na empresa desde o Valis original, saiu em 1993.
A Telenet estava numa encrenca. Tanto que alguns jovens da Wolf Team começaram a procurar por toda parte ajuda para seu novo projeto. Um RPG chamado Tale Phantasia Foi quando veio a Namco e financiou o projeto em parceria com a Telenet. O jogo foi excelente e deu inicio a uma série que continua até hoje com sucesso. MAS, três dos grandes responsáveis pelo jogo Yoshiharu Gotanda, Joe Asanuma e Masaki Norimoto sairam da Telenet. Não se sabe exatamente porque isso ocorreu. Alguns dizem por ter havido muito interferencia da Namco (por exemplo colocando o “of” no titulo entre outras coisas). Outros rumores dizem que foi pelo fato de que Eiji Kikuchi, relativamente novo na empresa foi feito diretor do jogo.
Os três formaram a Tri-Ace, e ainda levaram alguns outros membros da Telenet. Usando suas idéias de Tales of Phantasia, action-rpg, criaram a franquia Star Ocean e Valkyrie Profile. É curioso que em Star Ocean: The Second Story tenha uma referencia à Earnest Evans.
Não restava muito da Wolf Team. Apenas uma coisa, Tales of Phantasia. A Namco investiu pesado no titulo e o tornou um grande nome de RPG, o que levou a Telenet junto. O que restava da Wolf Team gradualmente se tornaram o Tales Studio, da Nanco. Kikuchi liderava o desenvolvimento e a Telenet tinha uma parcela. Mas a Namco, se tornou proprietária da maior parte da nova divisão.
Em 1998 a Wolf Team viu seu nome ressurgir em um jogo de PlayStation game chamado Cybernetic Empire. Não era ruim. Um tipo de mistura de Metal Gear e Resident Evil 2. mas os gráficos eram bem mediocres, principalmente se comparados com esses dois.
E começou a queda.
Depois de Cybernetic Empire, a Telenet colocou seus esforços em pequenos titulos de esporte, o caminho normal para empresas de game que estão morrendo.
E em 2006 fez como pseudo-celebridades que estão em queda.
Foi para o pornô.
Mas mesmo assim, a Telenet continuava preguiçosa. Então não se deram ao trabalho de criar uma série pornô. Simplesmente venderam os nomes Valis e Arcus para uma pequena produtora chamada Eants. Essa não perdeu tempo. Criou Valis X, um adventure que mostrava o que poderia acontecer com Yuko e as outras personagens de Valis que tivessem peitos, em um mundo de monstros malvados e cheios de tentáculos. E se fossem lésbicas.
O mesmo ocorreu com Arcus e logo a noticia chegou ao Ocidente. Alguns ficaram furiosos, outros riram. E alguns clamaram por uma aventura no mesmo estilo, estrelada por Annet e Earnest Evans. Valis sempre teve um certo apelo, com suas heroinas semi-nuas e toques sensuais. Mas Valis X demonstra a queda financeira desesperadora da Telenet.
Em 25 de outubro de 2007 a companhia fechou suas portas.
O destino da maioria de seus títulos é desconhecido. Os jogos pornô da Eant mantém os nomes de Valis e Arcus, a despeito da morte da Telenet. O shooter Silky Lip foi vendido para uma developer chamada Waffle.
Ainda resta algum orgulho. Há dois jogos normais de Valis, para celular, no Japão e uma versão de mangá na revista bimestral Comic Valkyrie (é bem desenhado, tem uns lances de calcinha mas nada demais) E todos os empregados do Tales Studio da Namco ainda estão lá. A série Tales Of é o legado da Telenet.
É dificil saber se a morte da Telenet deve ser lamentada de todo. A empresa teve tudo em suas mãos por um tempo, mas se satisfez em ser mediana. Alguns podem ficar com raiva por causa dessa coisa sobre Valis X ou tristes pelo Wolf Team e El Viento.
A Telenet entregou os primeiros jogos estilo anime, tanto no Japão quanto aqui. Talvez seja bom lembrarmos apenas dos ótimos jogos dela.
E quem sabe, algo ainda pode acontecer.