Star Trek Discovery deve estar uma bosta – e a culpa é sua

Como voce pôde seu filha da puta? Eu sabia que você era um lixo, mas nunca pensei que fosse um aterro sanitário desse tamanho.

Por sua culpa, Star Trek Discovery, a vindoura nova série da franquia está tendo uma produção conturbada, com menos episodios do que o pretendido e muitos mais problemas.

Tudo porque você não pode aceitar a presença de uma mulher na ponte de comando. E a presença de muitas pessoas não brancas. Você é o pior tipo de pessoa e está do lado errado da História.

É mais ou menos essa a narrativa que a Paramount e a CBS estão usando pra justificar a recepção negativa de Star Trek Discovery.

O bizarro é que, justamente os fãs de Star Trek estão levando essa culpa nas costas. Nunca houve nada mais inclusivo e igualitário que Star Trek, desde sempre. Uma mulher na ponte de comando? Um russo simpático em plena Guerra Fria? Primeiro beijo inter racial da TV? Contestação a religião/politica/sejaláoquefor?

Uhura pode querer fazer alguns exames depois.

Uhura pode querer fazer alguns exames depois.

Star Trek sempre fez isso e nunca teve problemas com seus fãs. Mas agora, com a recepção extremamente negativa do trailer de Star Trek Discovery, passou a ser culpa deles, por não aceitarem mulheres no comando.

Star Trek vive num limbo jurídico tão grande quanto o espaço. Seus direitos de uma coisa estão com a CBS, de outra com a Paramount, de outra com sei lá quem. Isso gera uma bagunça descomunal e complexa demais para ser explicada aqui. Mas acreditem, é um samba do crioulo doido absolutamente insano. Podem procurar.

Mas algo pode ser simplificado. Existem duas linhas do tempo em Star Trek. A chamada Prime é a original, onde as séries até agora estavam, Clássica, Nova Geração, Voyager, por ai vai. E a chamada Kelvin, que começou com o filme do J.J. Abrahams. O nome “Kelvin” se refere à nave do pai do futuro capitão Kirk, USS Kelvin, cuja destruição pela nave Romulana do futuro, Narada, começou a divergência das linhas do tempo.

"V-v-Viagem no tempo é idiotice Morty! Só paradoxos e besteiras semi cientificas!"

“V-v-Viagem no tempo é idiotice Morty! Só paradoxos e besteiras semi cientificas!”

Pois bem, durante parte da divulgação, foi afirmado que a nova série se passaria na linha do tempo Prime. Animação dos fãs mais hardcores. Só que as coisas começaram a degringolar quando mais detalhes começaram a aparecer. Se passaria antes da série Clássica, entre a série Enterprise e a Clássica. O pessoal já começou a olhar estranho, meio saturados de prequels. Mas ok. Beneficio da duvida e animação de uma nova série ainda.

E ai veio o trailer.

O fato é que os fãs odiaram as mudanças feitas. Desde o visual dos Klingons, a estética das pontes de comando e as mudanças no canone, principalmente se considerar a afirmação que a historia seria na Prime Timeline. Como a inclusão da até hoje inexistente irmã adotiva humana do Spock. Ou os klingons esquisitos.

Essas foram as coisas criticadas. Essas mudanças feitas não por razões criativas, mas por complexas razões juridicas. Só que as produtoras resolveram gritar “Intolerancia!” e os sites de noticias fizeram eco à isso.

klingons-star-trek-discovery

Não é algo tão novo porém, e nem um caso isolado.

Um dos nossos leitores mais recalcitrantes, e voces logo adivinham quem, esteve numa pequena briga com Dan Slott. Tomou um block e talvez poderia ser pior.

Todos rimos e fazemos piadas, é merecido até. Mas também é conhecido que Slott é um babaca extremo com qualquer um que critique seu trabalho. Distribui blocks como se fossem acabar amanhã. E não é o unico, em particular na Marvel, cujo corpo editorial parece todo disposto a atacar seus fãs. Quase todo o Twitter de Nick Spencer é ele atacando seus criticos e demais pessoas que discordam dele.

dan-slott-stalks-girl-twitter

O que nos leva ao Milkshake.

Recentemente, Heather Antos, editora da Marvel foi tomar um milkshake com colegas de trabalho e postou uma foto. Então os replies que recebeu a convenceram, e a outras pessoas, do nivel de misoginia que há no fandom de quadrinhos.

É meu costume buscar ver mais de um lado de um assunto antes de emitir uma opinião ou julgamento, então fui atrás do assédio. E encontrei isso:

gbPIoY1

 

Só isso. Esse foi todo o assedio inicial. Certamente alguns são bem escrotos. Mas assédio? Ameaça de estupro? Nada disso está ali. Houve mais depois, aí sim no nivel de escrotidão, mas nesse ponto já eram reações justamente ao que estava acontecendo. Um ataque maciço aos fãs. Basta ver os grandes sites sobre o assunto. Bleeding Cool, Newsarama, Mary Sue, entre vários outros, podem escolher.

Eles simplesmente resolveram afirmar, em oníssono, que os fãs são filhasdasputa misóginos, “man babies” que vivem no porão de suas mães.

Não estou dizendo que não existam cusões, ou trolls por aí. Diabos, eu mesmo ajo assim as vezes. Mas certamente não são a grande maioria que os sites pintaram ser na ocasião.

Pra quem não sabe, ou lembra, Gamergate começou exatamente da mesma forma.

ac2

Por que praticamente nunca, se é que se ouve, algo assim vindo do editorial da DC? Será porque a editora não fica contratando gente que está sempre com duas pedras na mão contra criticas?

Não dá pra pensar que boa parte dessa atitude defensiva venha do simples fato de que, bem, boa parte dessa gente não tem capacitação para estar ali. Foram contratados por postagens no Twitter. E não estou exagerando nessa ultima parte. Onde está Ann Nocenti? Louise Simonson? Bobbi Chase? Dica: não estão na editora que começa com M.

É Ghostbusters 2016 de novo. Culpe os fãs. Baixas vendas da Marvel. Culpe os reaças. Culpe Trump. Nunca é culpa deles mesmos, os produtores do conteudo.

Há pessoas que realmente vivem pelos ensinamentos de Homer Simpson.

Há pessoas que realmente vivem pelos ensinamentos de Homer Simpson.

Falando na DC novamente. Voces sabem por que a atual fase, ainda que não esteja só produzindo ouro, está indo muito bem, numa estrada suave? Porque algum tempo atrás, alguém lá chegou a conclusão que haviam errado. E começaram a trabalhar para corrigir isso.

Ninguem na Marvel ou na Paramount tem esse nivel de auto analise. Não. Eles culpam vocês.