Spider-Man: Cake Day

Muito mais que um fan film…

O YouTube está coalhado de fan films (caso você não saiba, são filmes feitos por fãs sobre seus personagens favoritos), isso é um fato. Outro fato é que alguns são toscos, outros muito bem produzidos mas, em comum, todos tem o fator “feito de coração” por trás, o que resulta em uma fidelidade maior a obra original do que as versões de milhões de dólares de Hollywood. No entanto, um dos personagens mais difíceis de se colocar em um fan film sempre foi o Homem-Aranha, já que o personagem vive se balançando entre os prédios e isso exigiria uma certa expertise em efeitos digitais que nem todo fã possui, o que sempre resulta em curtas simples com o personagem sempre com os pés no chão e, no máximo, fazendo alguns movimentos de parkour.

Porém, uma empresa chamada Corridor Digital resolveu produzir não apenas um curta do Homem-Aranha, mas uma belíssima homenagem a seus criadores, Stan Lee e Steve Ditko, ambos falecidos em 2018 (apesar de apenas a morte de Lee repercutir fora do círculo de leitores de quadrinhos). Para tanto, os caras descartaram qualquer representação moderna do personagem. Aqui temos o Homem-Aranha magricelo com sua roupa de tecido exatamente como Ditko concebeu, além da aventura simples onde o personagem sempre se encontra em um dilema de cuidar de algo de sua vida pessoal ou parar a ameaça do dia onde Lee sempre o jogava. O resultado é de encher os olhos e o coração. Confere:

 

Sabe aquela frase que muita gente diz após ver um fan film desses, a tal “Esse curta é melhor que o filme”? Pois é, eu gosto muito do primeiro filme da trilogia Sam Raimi, gosto muito do Aranha interpretado pelo Andrew Garfield, e gosto muito do Tom Holland, acho que ele representa melhor todos os aspectos do Peter Parker/ Homem Aranha entre os três, só me incomoda um pouco a quantidade de tecnologia no traje, sendo que faz certo sentido nesse universo. Mas OLHA ESSE CURTA! Olha esse aranha com “pijaminha” de pano, sem traquitanas tecnológicas e magricela! Parece que o desenho do Ditko pulou das páginas! E tanto o Peter atrapalhando (apesar de ter cabelo preto) quanto o Aranha piadista te fazem se sentir como se estivessem reencontrando um velho amigo, de tão familiar! E olha essa ambientação sessentista com os bandidos clichês e o carro com o mirabolante sistema de metralhadoras embutidos que fede a HQ clássica! ISSO É LINDO! Então, sim, esse curta consegue ser melhor que todos os filmes por ser uma perfeita transcrição dos quadrinhos e ainda rende homenagens a esses mesmos filmes em muitas de suas cenas!

Espero que o curta, que foi lançado há apenas 2 dias (08/12), faça um baita sucesso e que a Corridor Digital nos presenteie com mais perolas assim no futuro! Parabéns a todos os envolvidos! De verdade!