Space Squad Gavan vs Dekaranger

Não pensei em nada pra colocar aqui. Estou gripado.

 

Tirando Akibarangers, não assisto tokusatsu há décadas, literalmente. Vi um ou outro episodio avulso de alguma coisa mas jamais como assistia quando moleque.

Google 5, na Manchete pode ter sido o ultimo que acompanhei mesmo, ou Kamen Rider Black RX. E Power Rangers sempre me pareceu retardado demais, até para padrões de tokusatsu.

Mas não creio que tenha sido totalmente por desgosto do formato, pode ter sido apenas porque a existencia de Power Rangers proibia a saida das séries originais do Japão e apos o advento e popularização da internet não me animava em ir atrás de outras séries.

Mas foi o revival de uma série que eu já não apreciava muito naquela época que me chamou a atenção para esse filme.

Entre outros fatores

A trama é a seguinte, o policial do espaço Gavan (que acho se pronunciava Gaban por aqui) é emboscado junto com sua parceira quando vai fazer uma batida. Shelly é gravemente ferida e desaparece. Gavan então, colocado em licença forçada, recruta a ajuda dos policiais Dekarangers, quando  descobrem um plano da organização criminosa espacial Genmaku para construir uma arma de destruição em massa.

Logo de cara notei que é naturalmente outro ator fazendo o Gavan. No entanto descobri que Gavan é um tipo de titulo, passado para esse cara, Geki, pelo Gavan original. O velho até usa a armadura dele num certo momento.

Em circunstancias normais, um crossover de um personagem que não gostava muito, Gavan, com um grupo que desconheço não me atrairia em nada. Até ver quem era o principal antagonista.

Isso mesmo, Macgaren está de volta, de forma mais aceitável que o Soldado Invernal. E não está sozinho, trazendo consigo uma nova versão da ninja pernuda Benikiba, a filha do Dokusai, o vilão de Jiraya.

Isso porque o Jiraya também se encaixa na categoria dos Metal Heroes, onde Gavan e Jaspion são classificados. Lá no Japão, justamente Gavan e Sharivan são os mais famosos. A aparição do Macgaren foi devido ao escritor do filme, que revelou que Jaspion foi o primeiro heroi desse tipo que assistiu quando guri.

Tudo é bastante simples, diferenciando pouco de um episodio normal dessas séries, sejam nos efeitos, seja na trama em si. Mas é uma boa diversãozinha descompromissada. Não decepciona.

Incrível como esse filme soube agradar os fãs mais novos e ao mesmo tempo aos mais velhos, respeitando os personagens clássicos e os fãs de longa data.

Talvez eu não devesse ter visto. Faz The Last Jedi parecer muito pior.