Skyrim, medieval ou não? Parte 1

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É amigos, toda vez que falam: “Mas Skyrim é medieval sim!” um historiador tem um axaque de Vinnie.
É o seguinte chuchus, hoje venho esclarecer as características da idade média que estão presentes no jogo Skyrim. O que é medieval, e o que não é.
Primeiramente é necessário falar que era para isso ser um podcast especial do Amiches Curso 2000. Mas como meu pc deu pau, e os trabalhos e problemas da vida tem prejudicado o andamento dos episódios. Que eu tenho muita vontade de continuar, e logo vai voltar, mas enfim.

Bem, resolvi separar o post em tópicos, e como a sociedade medieval tem muitos aspectos, e Skyrim é um jogo muito GRANDIOSO (chupa Bruno Travahater) haverá várias partes desse post. Que eu JURO continuar, diferentemente do post de Hércules que eu dei uma brochada (NORMAL!). O post não cabe apenas para skyrim, e sim para quase todos os gêneros de “Fantasias medievais”, como D&D, WoW e muitos outros jogos.

Vamos lá!

ECONOMIA

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Amigos, em skyrim a economia das cidades tem em sua base a moeda (que no caso é feita de ouro), onde os aventureiros, dentre outros comercializam as bugigangas que são compradas e vendidas, como as armas, poções, jóias, gemas mágicas, peles de animais e etc. Logicamente na idade média europeia não existia capacete feito de orichalcum, ou um anel que lhe deixava mais resistente ao fogo, então sem piadinhas.

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A grande treta é que o comercio na idade média europeia não funcionava assim, você não chegava no armeiro e falava, eu quero uma espada de ferro e uma armadura de couro, as relações de trabalho não eram comerciais. O que acontecia é que tínhamos o senhor do feudo, que tinha os seus mestres de ofícios, que faziam armas e etc em troca das terras em que viviam. A moeda, que conhecemos hoje, era pouquíssimo utilizada. Para se conseguir alguma coisa no tempo medieval, normalmente se conseguia a partir de seu trabalho, e os frutos que seu trabalho rendia.

Na idade média funcionava assim, o senhor do feudo tinha a sua terra. A terra tinha pessoas que trabalhavam nela (camponeses, mestres de oficio e etc), que muitas vezes eram servos, ou seja, pessoas que trabalhavam na terra e pagavam tributos do seu trabalho para o dono da terra, que era o senhor. Os servos eram estagnados, não saiam do feudo, eram presos à ele.

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Em sua maioria de aspectos Skyrim está mais próximo ao modernismo do que o medieval. No modernismo o comércio é fortalecido, enquanto na idade média ele é tido como pecado. É inconcebível a venda e troca das coisas, em busca de lucro, pois a sociedade acredita que todas as coisas são de Deus, e que o lucro é um desrespeito as suas leis, assim como o comércio. Comércio esse que era feito pelas pessoas que sofriam preconceitos na época, ou seja, os judeus.

Politica

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Bem amigos a politica de Skyrim é complexa. Nós temos os Jarls e o high king por um lado, e os imperials por outro. A relação dos Jarls e do High King tem uma proximidade maior das relações políticas medievais que os imperials.

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Funcionava assim. Tínhamos o pica das galáxias. Esse pica, que era nobre e senhor, tinha muitas terras, e parte dessa terra ele entrega nas mãos de outro nobre, e cria um laço de fidelidade com esse nobre, ou seja, suserania e vassalagem. Digamos que o vassalo que recebeu essas terras ainda acha que é muita pica pra ele, então ele entrega para outro nobre, e se torna suserano deste nobre, que virou vassalo dele. Essa relação poderia continuar até diversos níveis. Essa terra, no caso, é o que chamamos de feudo, que não necessariamente poderia ser uma terra, e sim tbm títulos e etc.

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O High King seria o pica mor de Skyrim, o suserano dos suseranos, o mais poderoso. O restante dos Jarls podem ser comparados aos senhores feudais. Não são a mesma coisa, pois em Skyrim os Jarls meio que tem a escolha de escolher entre os Imperials e os Stormcloaks, já no reino medieval não, o vassalo tinha um laço de vida com seu suserano. Chamo pro pau… tem que ir, não escolhe nada.

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Os Imperials são diferentes. Sua sociedade é próxima ao que conhecemos por imperialismo, pois seu território avança e toma território pertencente à outros. As relações são outras. É algo muito mais voltado ao Estado Romano da antiguidade. Por falar nisso os Imperials são como os romanos, mas não é algo que devo abordar agora… só mais pra frente.

A treta entre os Imperials e os Stormcloaks pode ser relacionada aos conflitos entre os romanos e os ditos “povos germânicos” (Está em aspas por que esse termo deve ser usado com cuidado, pois generaliza a grande variedade de povos que entraram no que era o território romano). As ditas “invasões germânicas” aconteceram no final da antiguidade,e sua maior diferença com Skyrim é que os Germânicos (próx. aos Nords) foram os “invasores”, e não os Romanos (próx. aos Imperials).

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Outra coisa interessante a se levar em consideração é a formação dos exércitos de skyrim. Não pode dizer que houve exército na idade média, pois o exército é uma força militar única, e treinada como uma unidade. Na idade média o que temos são forças militares que se juntam para combater um inimigo, mas após o confronto vai cada um cuidar de sua vida. Essa é a maior diferença entre os Nords e os Imperials.

Bem amigos, é isso aí! Cansei! Beijos! Tentarei escrver o próximo post o mais rápido possível!

Garibilbo
02/10/2014