Shadow of the Colossus
Algum tempo depois de ICO, foi lançado o segundo jogo do chamado Team ICO. E os japas se superaram.
Shadow of the Colossus é uma experiência, assim como o anterior
A historia é apresentada aos conta-gotas. No principio você sabe que tem que matar os Colossus para ressuscitar a garota, Mono. Você é guiado por uma voz misteriosa e estranha chamada Dormin. E por sinal, a ação toda ocorre em terras proibidas por antigos tabus.
Wander é com certeza um dos maiores casca-grossas dos jogos. É fácil enfrentar monstros, aliens e demônios usando poderes, armas mega-blasto-fods, enxertos geneticos ou outras coisas do tipo. O que sujeitos como Kratos ou Marcus Phoenix não conseguiriam, é fazer isso só com um cavalo e um pedaço de metal afiado.
O cavalo, Agro, também merece ser mencionado. É uma dos melhores e mais bem programadas montarias. Responde com inteligência, vai pra onde você quer, evita obtaculos e tals. E só pra citar, foi confirmada como sendo uma égua.
Uma coisa interessante é que o diretor,Futimo Ueda, nunca deixou claro se SotC é prequel de ICO ou qualquer outra coisa na verdade. Segundo ele, nem a versão que ele dissesse seria o canônico, já que ele prefere que cada jogador crie sua própria versão dos fatos.
De forma que nunca ficará claro se Mono foi morta pelo sujeito que os está perseguindo ou mesmo se Dormin é realmente maligno.
Seria ótimo ver esse jogo em HD com todas as frescurites dos jogos mais modernos, com todos os Colossus que foram planejados, 48 na verdade.
É difícil apontar os melhores pontos do jogo. As lutas contra os Colossus (entre as melhore boss battles de todos os tempos)? O cenário, imenso, vazio, de uma beleza incrível mesmo hoje? A sensacionale trilha sonora? Os controles, que fazem o que você quer, na hora que você quer? A historia misteriosa?
Esse é com certeza um dos jogos mais prováveis para ser chamado de “perfeito”. E não é a toa. Talvez a própria perfeição de Shadow of the Colossus é o que tenha atrasado tanto o lançamento de The Last Guardian. SotC está sempre nas listas de melhores de todos os tempos, normalmente nos top 10.
Particularmente, Shadow of the Colossus é mais relevante hoje em dia, devido a atual mania, se é que posso chamar assim, de evitar colocar Chefes em jogos. Chefes eram o ápice das fases, temidos e esperados com igual ansiedade. Já vi gente chamando de “mecânica velha e ultrapassada”. Pessoas assim tem que ser pisoteadas por girafas.
É o tipo de clássico que deve ser jogado por ser obrigatório. Não perca mais tempo lendo esse post, então.