Shade: O Homem Mutável – O Grito Americano

E de repente a Panini resolveu ressuscitar a Vertigo.Shade-o-Homem-Mutável-O-Grito-Americano-Panini

Não sei nada sobre o atual estado do selo, a última notícia que tive era de que o mesmo estava meio mal das pernas depois da sucessão de cagadas impostas pela Warner a partir dos Novos 52. O fato é que a Panini tá lançando coisa antiga que a galera a muito tempo tava espumando de vontade de ter em formato encadernado. Tudo começou com o relançamento de toda a fase de Alan Moore no Monstro do Pântano lá em 2013, que veio junto com os encadernados com os autores clássicos de Hellblazer. Mais recente temos Homem Animal e Patrulha do Destino de Grant Morrison e Shade: O Homem Mutável, tema deste post.

Agora  uma explanação sobre a história. Shade é um habitante do planeta Meta, que existe em uma dimensão paralela à Terra. Meta enviava pessoas para a Terra para sondar as nossa civilização, mais livre e menos avançada, só que os Metamans possuíam a limitação de permanência de três horas em nossa dimensão. Um dia Shade recebe a missão de vir para a Terra usando um traje especial, o Traje L, que o permitiria ficar aqui em tempo indeterminado, além de lhe conferir a habilidade de alterar a realidade.

3kekU9Q

Impossibilitado de trazer o seu corpo para a Terra, Shade abandona o mesmo em uma dimensão entre Meta e a Terra chamada Zona da Loucura, um lugar que foi criado e se alimenta da insanidade dos humanos. Shade então possui o corpo de um assassino serial condenado à cadeira elétrica, e acaba sendo, por ironia do destino ou da loucura, sendo ajudado por Kathy, filha de uma casal vítima do assassino. Após o trauma de encontrar os pais brutalmente assassinado e perder o namorado graças ao racismo, Kathy passou um bom tempo internada em um hospício. Talvez justamente por isso ela seja a pessoa ideal para a ajudar alguém destinado a combater a loucura.

O primeiro desafio do herói da loucura é enfrentar a personificação da insanidade dos Estados Unidos, chamada de O Grito Americano. De teorias conspiratórias à podridão da indústria o entretenimento, a Terra da Liberdade mostra o lado que todos querem esconder.

Shade-The-Changing-Man-1

Nunca tinha lido nada sobre Shade, e meu conhecimento em relação aos títulos da Vertigo é bem limitado, mas ao encontrar o título na banca de bobeira no cantinho da última prateleira eu  resolvi levar. Acho que um pouco desse impulso ao se comprar o título se deve também às menções feitas pelo Luc Luc (do finado BdE) no Facebook. Obrigado, cara. Peter Milligan entrega uma crítica extremamente ácida à sociedade americana feita sem dó nem piedade, envolta em uma história altamente lisérgica e bem escrita. Grande parte da lisergia se deve aos desenhos do até então desconhecido e irreconhecível Chris Bachalo, foi até um choque descobrir que o cara um dia desenhou bem.

Uma das coisas que me incomoda é o fato de um material dessa qualidade ser lançado em um encadernado de papel jornal. O mesmo aconteceu com A Saga do Monstro do Pântano e Patrulha do Destino. Inicialmente imaginei que era uma maneira de se baratear o custo do produto final e aumentar o número de páginas por edição, mas eis que eu compro Homem Animal: Deus Ex Machina com papel decente, 50 páginas a mais e só 3 pila de diferença. Ajuda aí, Panini! Tirando esse riste detalhe, Shade: O Homem Mutável é uma história do caralho! No Aguardo do Volume 2.

Shade-The-Changing-Man-3

Godoka
10/05/2016