Semana Nonsense 2 -Dôssie Macross parte 3 – Robotech e toda essa zona
Claro que uma hora ou outra teria que tentar explicar essa porra.
Não sei exatamente se agradeço os americanos por Robotech ou não.
Um belo dia, Carl Macek, um executivo americano viu Macross e notou que poderia lucrar ali. Ele comprou os direitos de exibição do desenho, mas logo ficou #tristinho. A série tinha apenas 36 episódios e como a idéia era passar o desenho todo dia, iria acabar rápido demais.
Logo ele teve uma idéia. Comprou os direitos de outras duas séries de robôs, Mospeada e Southern Cross. Depois era só uma edição rápida nos calabouços da Harmony Gold e pronto, bastava apresentar as três séries sem relação alguma uma com a outra como se fossem uma só saga, Robotech.
Sem problemas, afinal quem iria ver e encher o saco dos pais para comprarem os produtos eram um monte de pirralhos ranhentos mesmo, dificilmente iriam notar esse frankenstein.
Então eles fizeram uma edição aqui e ali, mudaram os nomes dos personagens (Hikaru virou Rick Hunter por exemplo) e o principal feito da edição era como misturar três séries com pouco, muito pouco em comum de uma forma minimamente coerente. Relembrando o paragráfo anterior, crianças são tontas mas não imbecis completas.
Simpla. Usar algum personagem minimamente parecido com o da série anterior e dizer que é o mesmo sujeito, anos depois. Os outros morreram ou foram embora. E isso acaba causando uma taxa de mortes digna de Game of Thrones e uma confusão cronológica merecedora de aparecer em um filme dos X-men.
A saga Robotech é uma zona descomunal, com obras entrando e saindo da cronologia oficial e uma imensa quantidade de tentativas frustradas de lançar novas sequencias. Robotech The Movie por exemplo é na verdade não é baseado em nada vagamente relacionado a Macross, Mospeada ou Southern Cross e era originalmente Megazone 23. Já fez parte da cronologia e depois saiu. Ou talvez não, quem sabe.
É mais complicado que a árvore genealogica da familia Summers.
Sensacional foi quando um grupo de fansubbers, fez duas sequencias de Robotech usando dois animes nem vagamente relacionados à qualquer coisa da série, no caso Char´s Counterattack de Gundam e um de Gunbuster.
E é o seguinte, seria necessário uma série de posts apenas para arranhar a maluquice da obra de Carl Macek. Temos que manter em mente duas coisas e agradecer por uma delas.
Foi graças a Robotech que conheci Macross. Foi o comercial de Robotech e eventualmente a Globo passando o desenho que me chamaram a atenção para Macross. Isso eu agradeço.
Mas é graças a Robotech que ainda corremos o risco de ver uma adaptação de Hollywood de Macross. E isso eu amaldiçoo, com todas as minhas forças.
As outras partes, que ao contrário de Robotech são posts relacionados uns com os outros estão aqui.
MAS se você quer seguir o exemplo da Harmony Gold, basta imaginar que esses outros posts tem alguma relação com esse.
Robotech 456 – This time is serious
Robotech – Robots and shits and tals