Semana Go Nagai – Cutie Honey

Pra encerrar.


Cutie Honey foi uma das primeiras, se não a primeira, heroina dos shonen. Surgida em uma época em que isso seria quase impensável.

E a bem da verdade, mesmo com o fanservice dessa série fez mais pela representação das mulheres do que séries tecnicamente feitas com essa intenção. Honey consegue encher quem quiser de porrada e ainda assim é simpatica e não um poço de frustrações e raiva.

Em geral, essa é a trama. O pai da pacata Honey Kisaragi é assassinado pela organização criminosa Panther Claw, que passam a persegui-la.

Nessa, Honey descobre que na verdade é uma androide, e está sendo perserguida por causa de uma tecnologia instalada dentro dela, que permite mandar as leis de conservação de energia pra um passeio na Coreia do Norte, criando matéria à partir do nada. Ou do ar.

Para enfrentar Panther Claw, Honey usa varias transformações, que lhe dão acesso à varias habilidades, além de alterar sua aparencia, o que inclui sua forma mais poderosa, a espadachim Cutie Honey.

Honey era incomum para a época, começo dos anos 70, pois alem de ser uma heroina num shonen, ela era muito difernte das garotas  das outras historias, pois passava um consideravel tempo de seu dia planejando formas de sacanear com os professores e bagunçar,

Outra coisa foi a grande quantidade de fãs femininas de Cutie Honey, mesmo com todo o fanservice da série, elas gostavam o bastante da personagem para consistirem em uma porção significativa da fanbase.

Como usual, ouveram várias adaptações, para live action (um dos quais feito por Hideaki Anno e o estudio Gainax), animes e outros mangás, mantendo os elementos básicos da historia bem como a musica de abertura, a qual deixo abaixo uma de suas melhores versões.

 

Apesar das semelhanças, Honey é categorizada mais próxima de uma super heroina, do que de uma Garota Mágica, embora tenha influenciado pesadamente a mais famosa delas, Sailor Moon.

Para esse ano agora, foi anunciado,Cutie Honey Universe, comemorando os 50 anos dos trabalhos de Go Nagai. E esse deve ser um Universe mais válido de assistir e que não leva três temporadas para indicar quem talvez possa ser o antagonista.

Ficamos por aqui nessa semana e quem sabe no futuro não falamos de Iron Virgin Jun, ou Hanappe Bazooka?