Semana do Relativismo Tempo Espaço – Gunbuster
Gunbuster foi praticamente o anime que colocou a Gainax no mapa e permitiu obras como Evangelion e Gurren Lagann.
Cria do ainda não tão perturbado Hideaki Anno, o nome original é Top o Nerae! (“Mire para o topo”), e é uma série de seis OVAs lançados em 1988.
O anime começa seguindo Noriko Takaya, que está em um tipo de colégio militar feminino aprendendo a pilotar mechas de combate. Noriko é filha do almirante da frota espacial Luxion, que foi destruida anos atrás e da qual apenas uma pessoa sobreviveu.
Ela não é exatamente boa, ou competente, mas isso não impede que seu instrutor, Otha, o tal sobrevivente, a escale para fazer dupla com o ás do lugar, a eficiente Kazumi Amano, em um projeto super secreto.
Ambas passam por um rigoroso treinamento e numa base orbital se unem à piloto soviética (quando se pensava que a URSS iria durar mais tempo) Jung Freud, um nome de dar cãibras mentais.
Elas são encarregadas de investigar um misterioso objeto que surgiu no sistema solar em quase velocidade da luz e para isso irão pilotar o tal projeto secreto, o enorme mecha Buster Machine.
Essas viagens todas, à velocidades relativisticas, colocam as três em situações estranhas, pois o tempo passou muito pouco para elas, ao passo que na Terra, se passam vários anos. O efeito de dilatação do tempo acerta Noriko com força, de certa forma.
Uma coisa interessante são pequenos segmentos cientificos que passam depois dos episodios, com um ou mais personagens, explicando algum conceito. E o estranho episodio 6, feito em preto e branco, para enfatizar a história.
O anime tem sua boa parcela de defeitos, como algumas caracterizações de personagens e dialogos bregas, mas quando ele acerta, realmente acerta de forma empolgante, principalmente quando nos momentos em que vemos a influencia de Noriko em outros personagens da Gainax.
Noriko é uma das mais hardcore mothafuckas da ficção cientifica em geral. Não apenas dos animes. Ela passa por um treinamento pesado e situações igualmente ruins que a moldam de uma garota atrapalhada e incompetente em alguém capaz de fazer Kamina derramar uma lágrima masculina de aprovação e uma contagem de inimigos derrotados que faz Galactus parecer um amador.
Ela tem até um poster do Meu Vizinho Totoro e um do Van Halen no quarto. Noriko é pra casar.
Há aqui também uma corrida armamentista feroz, que começa com pequenas frotas, naves que lutam para sair da atmosfera e viajar à uma fração da velocidade da luz, pequenos mechas e vamos avançando para mechas do tamanho de edificios e bombas aniquiladoras de sóis. A Terceira Lei de Clark entra em ação já na sexta marcha.
Vários anos depois foi lançado Diebuster, uma continuação feita para homenagear os 15 anos de Gunbuster e encerrar de forma fodendamente ótima a história, ou melhor dizendo, dar uma ampliada nela.
Gunbuster é um dos clássicos dos animes de mecha, um dos poucos que bebe na fonte da sci-fi hard, principalmente no inicio e algo bom para se ver, o que também dá aquela compreensão dos caminhos da Gainax.