Semana da Gastronomia – Tortão do Zweist
Não tão torto assim.
Geralmente mostramos aqui receitas que não são caras, exceto o Godoka, ostentador de picanha. Mas Desta vez nos superamos, já que essa saiu totalmente de grátules.
Como conseguimos isso? Minha prima comprou os ingredientes para o meu tio que me deu dizendo “não gosto de nada disso.” E pronto.
Agora quanto ela gastou é que não faço idéia.
Então resolvi fazer uma torta para nós, imaginando que assim o cara iria curtir.
Vamos então para os ingredientes.
MASSA, véio:
2 xicaras de leite
4 ovos
1 xicara de óleo
1 colher de sal
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
3 xicaras de farinha de trigo
Lembrando que as xicaras são de chá, senão vai zonear as medidas. Mas depois coloquei numa grande para tirar as fotos. Porque só tenho uma xicara de chá e estava com óleo.
E para o Recheio
2 latas de sardinha em conserva de óleo escorrida
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher de sal
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de orégano
1 lata ou caixa de ervilha, ou seleta de legumes, ou algo assim, pra dar mais sustança
1 lata de extrato de tomate
3 dentes de alho picados
Preparemos então
Primeiro aqueça o forno, temperatura média estará bom. Unte a, aquela coisa de vidro, tem um nome que me escapou mas voces sabem o que é, com óleo.
Enquanto está aquecendo o forno bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar uma gosma homogenea. Velocidade baixa que é pra não espalhar a coisa.
Rapidamente dê uma fritada, ou coisa que o valha, na cebola e no alho, até ficar bem dourado. Misture as outras coisasm sardinha, oregano e tal, até dar uma misturada e aquecida legal.
Depois coloque o restante dos ingredientes e só dê uma misturada e esquentada suave neles. A essa altura o forno já deve estar aquecido. Coloque um pouco da mistura da massa na forma, esse ere o nome que me tinha escapado. E na verdade pode ser de metal também. Leve pro forno por uns quatro, cinco minutos, só pra endurecer o fundo um pouco.
Tire do forno com cuidado, porra, vai estar meio quente.
Então coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Faz um trampo decente com o recheio que a massa não escorre pra dentro dele. Pode colocar um pouco mais de oregano e/ou um queijinho por cima, só pra dar aquela bonitada.
Leve de volta para o forno, e deixe lá por um 40 ou 50 minutos, o bastante pra dourar ao seu apetecimento.
Depois é só comer. Ou deixar esfriar um pouco antes. O que também pode ser uma boa ideia. Você pode fazer com outros ingredientes, trocando a sardinha por atum ou frango desfiado ou o favorito no Norte, Casa de Frey.