Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco ganha primeiro trailer!
E as notícias não são nada boas…
Sim, negadinha, uma das séries mais aguardadas pelos fãs dos defensores de Atena teve seu primeiro trailer liberado e devo confessar que estou impressionado! Sim, pois conseguiram PIORAR o que já era RUIM!
Como todo mundo que lê esta birosca bem sabe, eu ADORO Os Cavaleiros do Zodíaco e sou o primeiro a admitir o quanto o mangá e o anime originais são HORRENDOS DE RUINS! Mas eu os amo assim mesmo e, claro, estava ansioso por essa série. Sabia que seria mais focada na estética e nas novas regras criadas para o filme A Lenda do Santuário, que eu gosto ao contrário da grande maioria, e isso era um ponto positivo pra mim, pois o filme pulava um monte de buracos que a trama original tinha. No entanto, o fator que mais me preocupava era a equipe americana responsável pelo desenvolvimento da série. Existia uma grande possibilidade de virar um G.I.Joe de armaduras, com golpes que acertam o inimigo mas nunca os fazem sangrar e se focando simplesmente em vender bonequinhos. Bem…dito e feito!
Antes de continuar, vamos dar uma olhada no trailer dublado que, pelo menos, traz a maioria (guardem essa palavra) das vozes originais.
Agora deixa eu começar a reclamar…
Esse visual em CG não tá ruim mas tem alguns problemas sérios. O primeiro é a falta de grandiosidade, sobretudo no Grande Mestre, que deveria ser imponente e agora parece só um maluco magrelo vestindo um saco de estopa, um balde na cabeça, uma máscara de carnaval e segurando um rodo.
O segundo é que as armaduras, que por alguma razão que não entendo, parecem carregar os símbolos das tiaras no peito no caso das de Dragão e Pégaso, DOBRAM COMO SE FOSSEM FEITAS DE BORRACHA! Um exemplo disso está nas ombreiras do Seiya e do Shiryu na imagem abaixo.
Agora vamos falar dos inimigos. Se tem uma fase filler que eu DETESTAVA na série clássica era o confronto com a Jisty e os Cavaleiros Fantasmas. Eu não gostava justamente por que saia de todo o conceito de combates superpoderosos que a história original propunha e colocava os cavaleiros pra enfrentar soldados armados, helicópteros e tanques. E, vejam só vocês…ELES ENFRENTAM HELICÓPTEROS E TANQUES NESSE MALDITO TRAILER!
Sim, pelo menos teremos o Ikki como vilão inicial, tal qual no clássico! YAAAAY! E também teremos os Cavaleiros Negros! Só que sai o conceito imbecil de clones perfeitos só que vestidos de roqueirinhos góticos que vão meia-noite beber vinho no cemitério e tocar Legião Urbana no violão e entra um monte de brutamontes genéricos, todos iguais e cujo plot servirá de muleta para fazer o sub-plot mais cagado de todos os tempos, que é transformar o ex-inimigo do personagem principal mas que virou seu amiguinho em seu inimigo novamente, só que agora controlado mentalmente! Ou ninguém notou o Cassius vestindo a roupinha com o design roubado do Bane dos Cavaleiros Negros só que soltando o Choque do Trovão do Pikachu?
Agora vamos pra parte que eu sei que vai fazer MUITA GENTE CHIAR! Uns porque vão ODIAR a mudança, outros porque vão achar que foi necessário pra dar representatividade pro grupo. O SHUN VIROU MENINA!
E você pode argumentar “Não, é impressão sua! O Shun sempre teve esse jeitinho mais delicado mesmo!” ao que eu lhe respondo: NÃO! o Shun agora é A SHUN! Isso fica evidente no corpo da personagem, que tem proporções femininas, com uma cintura bem acentuada e “nádegas avantajadas”, sem falar na voz. Lembra que eu falei “a maioria das vozes originais”? Pois é, a voz do Shun é feminina e me parece feita pela Ursula Bezerra, irmão do Wendel Bezerra, mas posso estar errado. No entanto, é uma voz de mulher SIM e isso mostra que repetiram o feito em A Lenda do Santuário com a amazona de Escorpião, só que fizeram uma jogada arriscada demais fazendo essa mudança em um personagem principal com uma sólida legião de fãs!
Olha, eu entendo a iniciativa mas devo dizer que não me agradou muito. Primeiramente porque se tinha uma coisa que me admirava no Shun é que pra um garoto de 11 anos, que foi quando assisti CDZ pela primeira vez, ver um sujeito que tinha um jeito delicado e usava uma armadura rosa mostrar que ter um jeito diferente e usar uma cor que era considerada “de menina” não o tornava menos valoroso, valente ou forte! E isso moldou meu caráter e me tornou um cara que abomina qualquer tipo de preconceito e pré-julgamento. E essa mensagem vai se perder nessa nova versão, reforçando de novo o tabu de “só meninas usam rosa” pra toda uma nova geração! Se queriam colocar uma personagem feminina no time, por que não a Shina, Marin ou June? Todas já são muito bem estabelecidas e seria uma ótima oportunidade pra dar o destaque que a June nunca teve na obra original!
Olha, sei que muita gente vai dizer “Ain, mas o anime clássico sempre vai estar aí! Essa versão não é mais pra você, seu velhaco! Pare de reclamar!” e eu respondo com um portentoso PAU NOS VOSSOS CUZES! Não é porque estou velho que não quero ver coisas novas e me divertir com meus personagens favoritos! Obviamente eu estou ciente de que mudanças são necessárias,e é justamente pelas mudanças que gosto tanto de A Lenda do Santuário, pois, como já havia dito, ele conserta muita das tosqueirices do roteiro DE MERDA do Kurumada, como fazer os cavaleiros de bronze serem adolescentes de 16 anos e não crianças de 13, fazer o Santuário em uma dimensão paralela e não cretinamente escondido por trás de uma serra, fazer as armaduras serem “invocadas” dessa dimensão ao invés de correrem com caixotes de entregadores do i-Food pra cima e pra baixo (sim, eu gosto das Caixas de Pandora, mas achei bacana ter um jeito de “guardá-las” em uma “dogtag mistica”) e, principalmente, o jeito como os golpes são disparados, com o cosmo se manifestado como um corpo de energia saindo do corpo do cavaleiro antes de tomar a forma do golpe. Como o trailer, mostrou muito disso vai ser aproveitado na série. O problema é que vão americanizar as coisas e vamos sair dos clichês merdas do Japão pros clichês merdas dos EUA! E se não vão me dar uma história melhor na forma da continuação de Lost Canvas, então se esforcem pra dar uma história melhor em forma de remake, não uma PIOR!
bem, minhas esperanças foram golpeadas com dureza e agora agonizam num chão coberto de decepção. Se eu ainda espero morder a língua e ver algo realmente bom e divertido? Claro que espero! Mas sem muito ânimo. Agora é esperar pra ver…