Saint Oniisan
Bem aventurados os que tiram férias.
Um dia Jesus e Buda estavam de buenas lá no paraiso quando resolveram tirar umas férias. Eles acabam indo parar em Tóquio e alugam um pequeno apartamento. Claro, para não causarem uma comoção (a segunda vida de Jesus, apocalipse e coisa e tal) eles se esforçam para não serem descobertos.
Isso não é muito fácil, devido ao fato de Buda literalmente brilhar quando fala de forma mais inspirada ou Jesus fazer milagres sem notar.
Jesus é um mais empolgado com a viagem, ansioso por conhecer a cultura e costumes do “exótico Japão”. Acaba se revelando um fã de novelas e faz postagens sobre elas em seu blog. É bastante relaxado e tranquilo, com tendência a atrair assistencia de anjos em momentos impróprios, a sangrar de seus estigmas quando se emociona ou se agita muito, como numa montanha russa e a fazer compras de bugigangas por impulso.
Buda é mais cauteloso, e um tanto rígido, tanto com a questão de não serem descobertos, quanto em cuidar das finanças da dupla. A atitude relaxada de Jesus o deixa irritado as vezes, mas por outro lado o ajuda a levar as coisas com um pouco mais de tranquilidade e de forma menos travada.
A historia é da mangaká Hikaru Nakamura, criadora também do igualmente estranho Arakawa under the Bridge. Como era de se imaginar, o tema não ajudou o mangá a ser publicado fora do Japão. Apesar das religiões em questão serem tratadas com respeito e as duas figuras religiosas simplesmente passando férias em um bairro tranquilo de Toquio, enfrentando problemas como o transporte público lotado ou falta de grana causou alguma polêmica aqui e ali.
A autora é extremamente cuidadosa para não ofender ninguém, apesar de algumas pérolas, como quando os dois estão muito apertados na grana e Jesus sugere à Buda que o venda, dizendo: ”Pelo menos você deve conseguir trinta moedas de prata.”
A comédia está nas tentativas dessas duas figuras em tentar passar incógnitos e nas suas atitudes sobre a cultura local e as diferenças das épocas em que eles viveram na Terra anteriormente.
Há um mangá seguindo e já saíram dois OVAs e um filme, todos bem recebidos e até ganhando uns prêmios. O que não é nenhum milagre.