Sailor Moon Short Stories
Nos Superamiches, cristal lunar é outra coisa.
Eu sou um leitor voraz. Tenho uma série dificuldade para ficar sem ler alguma coisa. Já comprei muita coisa que sabia ser ruim apenas para ter algo para ler durante o almoço, sei lá.
E as vezes em compro coisas fora do meu foco usual. Com um limite.
Então recentemente foi esse Sailor Moon Short Stories.
É exatamente o que diz na capa, historias fechadas com as Marinheiras. Não tenho certeza, mas algumas parecem se passar em pontos diferentes da cronologia (estou supondo por causa da mudança no uniforme da Sailor Moon), mas pelo que li, não há muita necessidade de se conhecer profundamente Sailor Moon, basta uma noção básica.
Admito que não esperava nada além de distrair minha cabeça por uma hora e a revista cumpriu bem esse objetivo. Pelo menos dá pra dizer que foi divertido e um dinheiro gasto sem culpa. Ao contrário de comprar uma coisa como Pecado Original.
São 7 historias e cada uma das personagens tem o foco de pelo menos uma, exceto Sailor Marte, que divide a dela com Vênus. Essa por sinal, é a personagem mais engraçada e imprevisível.
É interessante notar que elas são diferentes do que me lembrava. Assisti o desenho na Manchete, a primeira temporada, e com exceção de Sailor Marte mesmo, as personalidades não correspondem muito bem à lembrança. Sailor Jupiter, a mais alta e forte, é bastante, eu diria, maternal. Mercurio é estudiosa beirando a neurose. Vênus não é séria, e eu lembrava dela sendo. E Sailor Moon não é tão imbecil quanto no desenho. Isso pode ser devido ao desenvolvimento das personagens.
Quem tem destaque, nas primeiras historias em particular, é Chibiusa. Tive que perguntar para uma especialista, que me informou ser a filha da Sailor Moon vinda do futuro. Ela me pareceu ter uma fixação pouco saudável no Tuxedo Mask, que seria o pai dela. Estranho, mas se fosse uma historia do CLAMP, aí eu diria preocupante.
É surpreendente a facilidade como elas matam os monstros. Não digo facilidade em lidar com a situação, mas elas matam sem o menor remorso. Pode ser devido a serem monstros, mas lembro de ter notado na época que assisti o desenho.
Na mesma época inclusive, metade dos anos 90 se me lembro bem, passava o desenho classiqueira dos X-men. E num mesmo dia vi Wolverine passando a lambida com as garras em um pterodactilo e saindo um brilho da onde seria o ferimento. E o puto recolhia as garras pra atacar qualquer coisa que não fosse um Sentinela.
Mais tarde no mesmo dia , na Manchete, vi cinco garotas de 14 anos massacrando um monstro sem dó. Meu pensamento foi “Sailor Moon é mais barra pesada que o Wolverine”.
Ainda acho isso.
Mas voltando ao mangá. Como tem o numero 1 na capa, só posso supor que haverão outros, mas não vi indicativo de ser uma série com números exatos para acabar. Se vou comprar outros? Pode ser.
Pelo menos não me senti lesado como quando fiquei acompanhando os Vingadores do Hickman.