Robotics; Notes
Para mudar um pouco de ares nos mechas.
Robotic; Notes nasceu de uma Visual Novel (um tipo de jogo onde você acompanha uma historia através de imagens e faz umas decisões aqui e ali, o nome não é descabido, é quase como ver um desenho ou ler um mangá), parte de uma série que também contem Steins;Gate e of Chaos;Head . Embora seja continuação de Steins;Gate, não é nada que atrapalhe, Robotics;Notes pode ser visto em separado tranquilo.
R;N, como é conhecido pelo clube de bocha do meu bairro, segue a historia do clube de robótica do colégio da ilha Tanegashima no distante futuro de 2019.
A presidente do clube, Akiho Senomiya está construindo um robô gigante, mesmo, o Gunbuild 1 , baseado em um anime clássico que ela assistia, Gunvarrel. Para isso ela conta com a ajuda relutante de Kaito Yashio, um amigo de infância e viciado em um jogo de luta online, Kill Ballad. O problema é que eles são os dois únicos membros do clube de robótica, e, para mante-lo ativo recebem um desafio do vice-diretor da escola, vencer uma exposição de robôs, a Robo-one.
Paralelo a isso, Kaito tromba com uma estranha lenda urbana quando uma imagem de uma garota aparece no seu tablet. A imagem, que se identifica como Airi, conversa com ele e isso começa a leva-lo em uma busca pelos chamados Relatórios (ou Registros, depende da legenda) Kimijima.
A historia vai se desenrolando e aprofundando conforme eles vão reunindo outros membros para o clube, como Subaru Hidaka, outro aficionado por mechas, a programadora genial, Frau Kojiro e Junna Daitoku que tem medo de robôs.
Akiho e Kaito tem uma estranha condição médica batizada de “Sindrome do Elefante-Rato”, decorrente de danos cerebrais sofridos anos atrás, quando foram os únicos sobreviventes de um horrível desastre, o incidente Anemone-gou. Em razão disso, Kaito sofre espasmos onde ele tem uma percepção de tempo alterada e vê segundos passando lentamente, como minutos. Akiho vê o tempo acelerado e percebe cinco minutos como alguns segundos. Esses acessos são parecidos com ataques epiléticos e são prejudiciais a eles.
O anime é uma mistura interessante de slice-of-life, seguindo as vidas dos personagens, mistérios e conspirações. O ritmo realmente muda com o passar dos episódios, mesclando comédia e drama em doses bem equilibradas.
Não é o típico anime de mechas, muito longe disso. O melhor exemplo disso é a abordagem do mecha que o clube está tentando construir. É tão realista que é chato e incrível ao mesmo tempo. O robô, Gunbuild 1, é imenso, pesado e lento. Muito lento.
Isso porque o anime, é um entre pouquíssimos que leva em consideração a Lei do Quadrado-Cubo.
É mais ou menos isso, quando o tamanho de um objeto aumenta, seu volume aumenta de modo proporcional ao cubo do multiplicador e a nova superfície ao quadrado do multiplicador. Em resumo do resumo, quanto maior, mais pesado, no caso de um mecha, quanto maior, o peso vai se tornar grande demais para ser sustentado pela estrutura, da mesma forma a energia requerida para mover o mecha aumenta imensamente. (essa é a razão do porque Gundam era para se passar inteiramente no espaço por exemplo e algo levado muito a sério em Cannon God Exxaxion),
A animação é muito bem executada, tendo três estilos de animação. A animação tradicional, o 3D que aparece nas sequencias de luta de Kill Ballad e o estilo anos 80 quando aparece algum trecho do anime Gunvarrel.
Há 5 mangás que mostram partes das historias dos personagens e com apenas 22 episódios, Robotic;Notes é uma boa variação dos animes de mechas e tem o selo Zweist de aprovação de robôs gigantes.