Review Retrô- Os OVAs de Yu Yu Hakusho!

A saga de Yusuke e sua turma continuou muito além da série e do filme!

Recentemente falei sobre o longa animado da série Yu Yu Hakusho (leia o post clicando AQUI) e citei por alto um OVA cujo vilão deixava a coisa com mais cara de Dragon Ball. Só que eu esqueci que esse OVA NÃO FOI O ÚNICO PRODUTO DERIVADO DO ANIME além do longa! E hoje vou falar dessas produções, começando, claro, pelo OVA do vilão a la Dragon Ball.

Yu Yu Hakusho: The Golden Seal (ou O Rapto de Koenma)

Lançado em 1993, esse OVA de apenas 25 minutinhos começa com Yusuke e Kwabara descendo a lenha em um grupo de marginais de gangues locais. A luta é bruscamente interrompida pela chegada de Botan que diz precisar da ajuda dos dois pois Koenma foi sequestrado. A partir das gravações que George Saotome, o diabo azul secretário pessoal de Koenma, fez da viagem de férias do patrão a “Praia do Oceano da Morte” no mundo espiritual, a galera descobre que Koenma foi levado por um monstro gigante que exige que levem o carimbo sagrado do Rei Emma (o Golden Seal do título) para trocar pelo baixinho. O problema é que quem possui o selo comanda o Mundo Espiritual e agora Yusuke vai ter que rebolar pra resolver essa treta.

Com uma produção mais modesta que o longa metragem mas, ainda assim, com uma animação de alta qualidade, o OVA é correria do inicio ao fim. literalmente! Dos 25 minutos do OVA pelo menos 10 são cenas de Yusuke, Kuwabara e Botan correndo pra resgatar Koenma e descendo sarrafo em youkais pelo caminho. Kurama e Hiei aparecem mais como “convidados especiais” só pra salvar a turma de um aperto e baixar o cacete em uns youkais também.

O traço dos personagens lembra mais os primeiros episódios da série e não são tão marcantes quanto o do filme. Inclusive, creio que cronologicamente o OVA se situe mais ou menos após a batalha contra Suzaku ou após o resgate de Yukina, não há como ter certeza.

Quanto ao vilão que falei que parece saído de Dragon Ball, pra explicar vou precisar dar alguns spoilers, mas creio que não estrague em nada o OVA já que a história é bem simples. O mandante do sequestro de Koenma é Koashura, um ex-colega de escola que gostava de uma menina e ia dar um presente pra ela mas Koenma aparece e fura o olho do cara presenteando a menina primeiro e “ganhado a boyzinha”, o que gerou um desejo de vingança no moleque. Koashura comanda o grandalhão Garuga.

O problema é que Garuga, na verdade, tava dando uma de “gigante bobalhão” pra conseguir se aproximar do carimbo do rei Emma e comandar o mundo espiritual, traindo a confiança de Koashura. Além do vilão cômico na forma de Koashura, que deixa o OVA com a pegada de Dragon Ball, Garuga é o “vilão de visual inofensivo mas que muda de forma e fica ameaçador” muito comum em Dragon Ball Z, sobretudo em seus OVAs. O bicho tem direito a orelhas pontudas e calda, coisa bem Dragon Ballzesca.

Mas isso não incomoda realmente em momento algum! O OVA é divertido e ainda traz o elemento “usar a cabeça pra ganhar a luta” que é marca registrada na série em seu desfecho. A animação é muito bem feita, o traço e a colorização são muito suaves e por ter apenas 25 minutos contando com a abertura do anime e o encerramento “Eu Vou Dizer Adeus” (“Sayonara Bye Bye” no original), poderia muito bem se colocado no meio da série como um filler que a galera do Brasil não iria perceber lá em 1996, pena que não veio pra cá nem nos anos 90 nem na volta do anime em 2003 quando o filme finalmente veio.

Mas o Anime Comic, sim, veio pela JBC, como já tinha dito no post anterior.

Por falar em filler, me dei conta que Yu Yu Hakusho quase não tem fillers, e os que tem servem pra complementar a história e dar um fim mais fechado pro anime que o mangá não teve, como o torneio do mundo das trevas e a luta final do Yusuke com o Youmi que no mangá é pulada e já corta por Yusuke acordando numa sala de hospital de lá. E é preciso dar os parabéns pro estúdio Pierrot que fez lutas originais incríveis nessa reta final do anime!

Enfim, deixo o OVA aí abaixo pra vocês assistirem sentados no vaso “merditando” sobre a vida e pra ele dou:

NOTA:8,0

(Pra quem tinha dito que não era muito fã do OVA no post anterior. Mas é que assisti ele prela primeira vez junto com o filme, e o filme fez sombra no coitado na época. Mas, vendo de novo agora, me divertiu pra caramba e me mostrou que eu era um adolescente chato. Sim, eu sei que “adolescente chato” é pleonasmo…)

Eizou Hakusho

Eizou Hakusho foi lançado após o encerramento da série em 1994 e foi dividido em duas partes. A primeira de 1994, dividida em duas partes, mostra o resumo das lutas no torneio das trevas até o time Uraotogi e musicas cantas pelos dubladores além de uma cena da narradora do torneio, Koto, entrevistando o time Urameshi antes da luta contra o time Toguro. A segunda parte mostra justamente o resumo das lutas contra o time Toguro além de mais musicas e uma sequencia inédita mostrando como a famosa foto do encerramento ” Eu Vou Dizer Adeus” foi tirada.

A segunda parte foi lançada em 1995 e foi dividida em quatro partes lançadas em VHS com cada fita focada em um protagonista. Essas fitas trazem clipes musicais e músicas inéditas cantadas pelo respectivos dubladores de cada personagem e ao fim de cada fita vinha uma cena com um sonho maluco do Yusuke. Em ambas as partes há também entrevistas com os dubladores.

Há um segmento inteiro, que é o meu favorito, chamado de “Opening and Ending Encyclopedia” que mostra o que acontece antes e depois de cada abertura e encerramento da série. Ah, sim, caso você não saiba, Yu Yu Hakusho teve TRÊS aberturas! Certo que a música nunca mudou, mas as animações sim! Não assisti a versão do Cartoon Network mas sei que as aberturas exibidas lá foram as japonesas já que a Cloverway INC. não comprou as versões em português das musicas, então é possível que essas três aberturas tenham sido exibidas nessa volta ao Brasil. Ainda falando em músicas, alguns encerramentos da Manchete eram MUITO encurtados e só assistindo Eizou Hakusho foi que descobri que o primeiro encerramento, “O Tempo”, tinha mais de 30 segundos e graças a internet eu pude ouvir a versão completa em português pela primeira vez!

Versão exibida pela Manchete
Encerramento na íntegra.

Outra coisa que eu ADORAVA em Yu Yu Hakusho eram os momentos de calmaria, onde os personagens conversavam amenidades antes das grandes sagas começarem. Isso mostrava mais do relacionamento de Yusuke e Keiko, que eram praticamente namorados não declarados, e personagens serem namorados abertamente em animes e mangás shounes era (e ainda é) quase um taboo. Como esquecer a icônica cena do Yusuke avisando que viajaria ao mundo das trevas e que passaria 3 anos lá e a Keiko, putaça mas tentando disfarçar, dizendo que quando ele voltasse ela iria lhe apresentar seu “novo namorado” não apenas confirmado que ambos eram namorados mesmo que não falassem em voz alta e com o Yusuke dando o carimbo de validade gritando um “KEIKO, POR FAVOR, NÃO ME ABANDONE! NÃO ME DEIXA!”. Em Eizo Hakusho temos mais momentos bonitinhos assim, como o Yusuke trabalhando em sua tenda de Lamen (coisa mostrada apenas no mangá até então) dando umas indiretas BEM DIRETAS na Keiko dizendo que ele pode cozinhar pra ela todo dia se ela quiser.

Também fica subentendido que o Kwabara tá saindo com a Yukina (FINALMENTE) e a Yukina deixa meio que claro que sabe que o Hiei é o irmão dela, mesmo que ele diga que não o encontrou e que ele provavelmente morreu. Mas acho que isso tinha na série…

E só em Eizou Hakusho você vai ver o Hiei usando um terno e sorrindo simpaticamente.

Ah, isso é meio inútil mas eu preciso dizer: Eu SEMPRE torci pra que o Kurama terminasse com a irmã do Kwabara, a Shizuru. O fato de ela ser mais velha e mais cabeça só me reforçava essa impressão, já que o Kurama também era o mais cabeça da turma. Sim, eu dei uma e dona de casa falando de novela mesmo agora! ME PROCESSEM!

#original from 18-011

Só fui tomar conhecimento da existência de Eizou Hakusho quando já tinha contato com a internet, após 2010 (antes disso eu só tinha mexido em computador num curso de informática em 1998 onde aprendi a usar MS:DOS que mudou pra Windows 95 no meio do curso). Foi ótimo não apenas ver cenas novas e inédita mas também os “segredos por trás das aberturas e encerramentos”. O mais bacana é ver que todos os animadores participaram e reconhecer o traço de cada um. Sempre que paro pra ver um pedacinho que seja acabo vendo tudo. Vou deixar aí embaixo a versão compilada só com as cenas inéditas. Preparem-se para viajar no sonho maluco do Yusuke…

NOTA: 8,5

PS: Não falei dos OVAs lançados em 2018 porque queria me focar nos antigos. Mas talvez em um próximo post, quem sabe…