Review Requentado: Liga de Mutantes (Ou “No tempo em que a TV aberta era legal…”)

Sim, este é mais um post que havia sido originalmente postado no Baile dos Enxutos.

Mas que com todas as atualizações do site através dos anos, se perdeu no limbo da internet e só consegui trazer de volta a vida porque achei nos arquivos de e-mails enviados ao meu querido CKreed. Como o post é láááá de 2013, obviamente vão haver pequenas atualizações, mas tentarei manter o texto mais intacto possível. Isto posto, comecemos.

Hello, negadinha! Eis me cá novamente, e dessa vez mais saudoso e rancoroso do que nunca! E como todo bom velho chato vou lembrar dos tempos em que a TV brasileira nos brindava com material infantil de garbo e  elegância, nos entretendo com desenhos animados onde homens semi nus e de sexualidade duvidosa andando em tigres verdes e enfrentando caveiras marombadas azuis eram consideradas as coisas mais normais do mundo e nenhum Feliciano da vida chiava com isso. Ou mesmo quando garotinhos juvenis de 13 anos, correndo serelepes em escadarias de condomínios de luxo (tão luxuosos que os donos só vestiam trajes de ouro), resolviam furar os próprios olhos pra vencer uma briga e o estatuto da criança e do adolescente estava defecando e locomovendo pra isso!

Sim, jovos e jovas! Relembrarei estes áureos tempos com saudade falando sobre uma das produções mais legais que a emissora do titio Abravanel fez o favor de trazer até nós e é pouco, ou quase nada, lembrado nos dias de hoje. Trata-se da série animada Liga de Mutantes!

4PR6tW2EL2QolNN.jpg

Como assim você não sabe o que é isso? Malditos juvenis…em que mundo vamos parar…?Bem…vamos lá…

Baseado em dois jogos para Mega Drive, Liga de Mutantes (Mutant League no original) foi produzido em 1994 e foi até 1996 totalizando  40 episódios divididos em duas temporadas. A história começa quando em meio a uma partida de futebol americano  ocorre um violento terremoto que acaba revelando lixo tóxico enterrado abaixo de todo o estádio. Alguns dos atletas caem lixo à dentro, porém os que escaparam da queda foram atingidos pelos gases tóxicos e sofreram terríveis mutações (é quase o que ocorre com o pessoal aqui de casa quando o meu pai resolve cortar o rabo do macaco. Quem for na casinha após ele ter saído, entra um ser humano normal e saí um criatura sem fé na humanidade …). Entre eles  está o personagem principal desta budega toda, Bones Justice, o qual derrete feito maquiagem de piriguete em baile funk e vira a segunda caveira mais marombada da paróquia ( a primeira é o já citado  Esqueleto do He-Man). No meio dessa quizumba toda o pai de Bones some e a história segue sua trajetória na recém criada Liga de Mutantes enquanto tenta encontrar seu velho.

mutantleague-themovie-pic.png
AQUI, BONES! ENCONTREI TEU PAI! Só que eu acho que ele caiu em um poço de lixo tóxico pior que o seu…

“Mas o que é a liga de mutantes?” você pergunta, ó jovem entupido de leite com pêra e ovomaltine! A Liga de Mutantes nada mais é que uma liga esportiva onde esses recém tornados mutantes podem atuar como atletas nos mais diversos esportes. A diferença em relação as ligas comuns é que aqui você pode desmembrar, decapitar, empalar e xingar a mãe do seu adversário…e ainda pode usar os membros arrancados como armas (e os sentimentos feridos também, caso tenha apelado ao xingamento das genitoras)! Isso sem falar nas armadilhas espalhadas pelos campos, quadras , pistas e coisas do gênero! E isso só era possível por um único motivo: já que todos os atletas eram mutantes ninguém morria! Isso mesmo! Nem mesmo se arrancassem a cabeça do individuo! CHUPA , JOHN MACLEOD!!!

Toda essa carnificina dava vazão a várias cenas hilárias, como quando um dos mutantes tem a cabeça arrancada e usam ela como bola de vôlei. E se o mutante sofresse esse tipo de “contusão”era só meter ele num tanque que remendava bonito e já tava pronta pra outra!

mqdefault.jpg
Uma pena que pro Bones Justice, nenhum tanque desses conseguiu trazer seu pintinho de volta…

Mas a história não tinha só bizarrices escrotas e violência gratuita não! Tinha todo um drama bacana mostrando que nem sempre o glamour dos campos era o mesmo fora deles, com os personagens sofrendo o  preconceito da população.  Tínhamos as grandes corporações que manipulavam os eventos por trás das cortinas, criando intrigas e gerando traições. Sem falar no draminha básico quando o assunto era o relacionamento de Bones com seu irmão mais novo. Porém, esses dramas pessoais dos personagens só vieram a ser melhor explorados na segunda temporada.

mqdefault (1).jpg

Infelizmente, encontrar algo sobre essa série hoje em dia é bem complicado, mesmo na internet, fato que pode ser comprovado pela qualidade vagabunda das imagens que permeiam este post. Vídeo então….principalmente depois da politica Family Friendly adotada pleo YouTube. O que pode se encontrar em boa qualidade na plataforma é a abertura da série. Aliás, essa abertura era uma das coisas mais sombrias de toda a série! Com uma musiquinha medonha, a parada começava com um cenário em CG que lembrava jogos como Doom e Duke Nukem. Depois mostrava o fatídico jogo onde o incidente com o lixo tóxico aconteceu e, em seguida uma das cenas mais perturbadoras de minha infância: Bones Justice derretendo e gritando em agonia! Sério…fui ver de novo pra por no post e ainda sinto um calafrio…brrrr…

Ah, e vale citar que em 2017 a franquia deu uma respirada em seu local de origem, os vídeo-games, com o lançamento de Mutant Football Leage para PC e em 2018 ganhou a versão Dinasty Edition que foi lançada para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Bem, Liga de Mutantes é um clássico da minha infância e sei que de muitos de vocês, velhacos rancorosos. Encontrar a série pra assistir hoje em dia é uma tarefa complicada, mas caso alguém saiba onde encontrar, deixa a dica marota aí nos comentários.

Curiosidade: No videogame o personagem Bones Justice se chamava Bones Jackson! Aí fica minha pergunta: Será que os criadores da animação eram parentes de mãe Diná e mudaram o nome da figurinha prevendo que, anos mais tarde, Michael Jackson ficaria A CARA cagada , cuspida e desnarizada do personagem?

 Mistéééério…