Review Gamer: GTA IV para PC.

Ou “GTA IV: Involuntary Russian Drift”

Recentemente eu consegui algo que julgava impensável: Rodei o GTA V num notebook! E o jogo rodou maravilhosamente bem, para minha surpresa! Joguei, zerei ( não em 100% porque tem umas mini-missões que são UM PORRE, mas completei uns 84% do jogo), fiquei entediado de só rodar pela cidade promovendo medo, horror e desespero através de caos e matanças desenfreadas…e resolvi começar de novo, só pra zerar as missões principais mais uma vez e ser tomado pelo vazio novamente. Foi então que resolvi revisitar um velho amigo, na forma de um jogo que trava mais que cabeça de bolsominion quando você pede pra ele explicar o que é comunismo: GTA IV.

O jogo foi lançado em 2008 para o PS3, o Xbox 360 e, finalmente, para PC. E é aí que começa o problema, pois o pessoal da Rockstar não fez um porte para o PC, eles simplesmente converteram o jogo, o que fez dele um dos jogo mais filhas da puta pra se rodar num PC. Você pode ter um PC gamer capaz de mandar um pequeno satélite pra o espaço direto de seu quintal, mas o GTA IV VAI DAR LAG NO SEU PC!

No meu antigo e falecido notebook, o GTA IV rodava chorando com as configurações gráficas mais baixas possiveis. Texturas bem renderizadas? Sombras bem definidas? Visão do horizonte com riqueza de detalhes? CÊ TÁ LOUCO(A)? O jogo tinha padrões gráficos tão baixos pra rodar que parecia um jogo de PS1 onde o protagonista era míope e não enxergava o horizonte direito. Aí meu notebook morreu e o Evandro, um santo homem, me enviou um mais potente que o meu, que foi o que rodou o GTA V (para surpresa minha e MUITO MAIS dele) e eu pensei “Se ele roda o GTA V, vai rodar o IV fácil!”. Errei feio, errei feio, errei rude…

E lá fui eu jogar o jogo de PS1 com o protagonista míope de novo. Pra quem não conhece (e eu acho difícil, se você joga até joguinho da cobrinha no Nokia já ouviu falar da franquia GTA), a história de GTA IV acompanha Niko Bellic, um ex soldado russo cujo visual foi chupinhado do ator Vladimir Mashkov no filme “Atrás das Linhas Inimigas” (Behind Enemy Lines) que inclusive foi convidado pra dublar o personagem mas recusou. Nico vai pros EUA encontrar seu primo, Roman Bellic, que dizia viver uma vida de luxo na terra do Tio Sam. Mas a realidade é bem diferente. Roman, na verdade, é dono de uma pequena empresa de táxi fodida, atolada em divida, sobretudo no submundo do crime. Agora Nico irá tentar viver o “sonho americano” entre pequenos assaltos, assassinatos, sequestros, extorsões e furto de veículos.

Vladimir Mashkov, a inspiração pro Nico “venta de nós todos” Bellic.

Lembro que a primeira vez que eu joguei um GTA, que foi o Vice City, eu fiquei IMPRESSIONADÍSSIMO! Eu já tinha jogado Driver, do PS1, que era um jogo de mundo aberto, e eu ADORO esse jogo até hoje, mas o personagem não saia do carro, foi fazer isso só no segundo. Tinha jogado também Batman e Robin do PS1 onde o mundo também era aberto, os personagens saiam de seus veículos, mas o jogo era uma BOSTA (ainda que impressionante dentro do que se podia esperar de um jogo de mundo aberto pro PS1)! Quando eu joguei o GTA San Andreas pela primeira vez eu pensei “Ok…não tem como superar isso” pois o mapa do jogo era GIGANTE! Mas a indústria dos games é um meio sempre em movimento e constante evolução, e um dia, na casa de um amigo, eu jogo uns 5 minutos de GTA IV e fico boquiaberto! Pensei que aquele era o jogo perfeito, que não haveria mais pra onde ir na franquia. GTA V provou que eu estava errado. E jogar só cinco minutos de GTA IV foi outro erro…

Agora vamos começar a falar dos problemas dessa bagaça. E o principal problema do jogo é a dirigibilidade dos veículos! Quando foi lançado, a Rockstar disse que queria dar mais realismo a dirigibilidade de carros e motos. Eles responderiam de forma mais realista, ao contrário do GTA San Andreas, onde os comandos eram mais “quadrados”. Bem…eu não sei quem foi o responsável por essa ideia e programou os veículos, mas eu tenho a leve impressão de que pra ele/ela, o mundo é um chão molhado e o carro é um grande bloco de sabão! Você vai fazer uma curva leve pra direita…o carro gira 180 ºc! Você vai fazer uma curva leve pra esquerda…o caro gira 180 ºc! Você vai mudar a estação de rádio…o carro gira 180 ºc! É uma MERDA dirigir nesse jogo! E quando a missão é de perseguição, aí o inferno é instaurado de vez! Enquanto o carro que você precisa perseguir parece pilotado pelo Jason Statham em Carga Explosiva, o seu parece pilotado pelo Geraldo Magela bêbado! Tem horas que dá vontade de descer do carro e fazer o trajeto correndo gritando “ESPERA, CARAI! EU SÓ QUERO CONVERSAR!” pra ver se engana o alvo.

Outro problema é o celular! Quer dizer, não o celular em si, a inclusão dele no jogo foi legal! O problema são AS PESSOAS que ligam pra você! Além do primo, Nico vai conhecendo outras pessoas no decorrer do jogo que vão sendo seus contatos de “serviço” e alguns acabam virando seus amigos. E é aí que mora o problema. TODOS os amigos do Nico, além de seu primo, Roman…SÃO CARENTES PRA CARALHO! Seu celular vai tocar a cada 5 minutos com alguém querendo ir jogar sinuca, beber, ir no clube de striper ou simplesmente querendo um abraço e ouvir um “eu te amo” com sotaque russo. E isso É UM PORRE! Sem falar que se você não sair com essa cambada vez ou outra, você acaba sendo “negativado” por eles. EU LÁ QUERO SABER DE FAZER AMIGUINHOS, PORRA! EU QUERO SER UMA PRAGA BIBLICA PROGRAMADA PRA MATAR, ROUBAR E DESTRUIR, UM VERDADEIRO BELZEBU RUSSO! SE EU QUISESSE FAZER AMIGUINHO NO JOGO EU TAVA JOGANDO THE SIMS! Porra…

O sistema de tiroteios é legal e eu sinto muita falta do sistema de mira que aparece aqui no GTA V. Enquanto em GTA IV o alvo dá arma é grande e quando está em cima do inimigo uma barra de energia redonda aparece, no GTA V a mira é um micro ponto…E FODA-SE! Se você for míope, como eu, pau no seu cu!

Voar também não é um problema, mas sinto falta de um paraquedas, coisa que já tinha no San Andreas e eu achei vacilo não incluírem aqui.

No fim, GTA IV tem MUITOS defeitos, mas ainda diverte. Ainda prefiro o San Andreas (inclusive mais que o próprio GTA V, mas aí pode ser memória afetiva em grande parte) mas talvez fosse a hora de GTA IV ganhar uma versão remasterizada pro PS5 corrigindo todos esses problemas, a exemplo da série Mafia que ganhou versões pro PS4. Ficaria daora!

Nota: 7,0