Red Cliff –
吾任天下之智力,以道御之,無所不可
Frequentemente sou acusado de ser o unico financiador da série Dinasty Warriors, o que é um óbvio absurdo, visto que mais uma ou duas pessoas devem comprar também.
Mas não estou aqui para falar de Dinasty Warriors. Hoje. Em teoria.
Red Cliff é uma duologia de dois filmes, dirigidos por John Woo e lançados em 2008 e 2009 e retrata um momento importante próximo ao final do periodo dos Três Reinos, a famosa batalha de Chi-Bi.
Talvez seja bom uma contextualizada.
Nesse periodo, a China está dividida em, como podem adivinhar, três reinos, Shu, Wei e Wu.Não são exatamente reinos como entendemos normalmente, mas basta para explicar.
A velha dinastia Han está enfraquecida e o primeiro Ministro Cao Cao (pronuncia-se Tsau Tsau) de Wei
consegue autorização do fraco imperador para atacar os reinos de Wu e Shu, alegando que seus governantes, Sun Quan e Liu Bei estão se rebelando contra o imperador de Wei.
Em Shu as coisas não acabam bem, mesmo contando com caras como Zhang Fei e Guan Yu (que mais tarde foi idolatrado como o Deus da Guerra na China), acabaram sendo derrotados pelas forças de Cao Cao, o que força Liu a se abrigar no reino sulista de Wu, na esperança de fazer uma aliança e enfrentar Cao Cao, que sabidamente só está tentando juntar poder para conseguir o trono de Wei. Liu Bei então manda seu estrategista Zhuge Liang até Sun Quan, para tentar conseguir a aliança.
O primeiro filme mostra os fatos até o inicio do combate de Chibi, onde as forças de Wu tem que enfrentar a força marinha vastamente superior de Cao Cao. E naturalmente, o outro segue daí, combinando elementos da ficção historica Romance of the Three Kingdons e o Registro dos Três Reinos.
Uma coisa nao se pode acusar John Woo, é de não saber fazer cenas de ação. Mesmo quando seus personagens tem espadas ao invés de Glocks. As lutas são mais pés no chão do que em filmes Wuxia (aqueles do pessoal que voa), mas a forma como os altos oficiais despacham hordas de soldados requenguelas realmente me trazem lágrimas para se misturarem ao Yang Tsé.
A estreante Lin Chiling, como Xiao Qiao se sai bastante bem, e é um colirio refrescante para os olhos. Ainda que ela esteja nas partes mais fracas dos filmes, a subtrama romantica.
É curioso pensar que um filme que retrata um dos periodos mais sangrentos da normalmente sangrenta historia da china, o Periodo dos Três Reinos, seja uma co-produção da China com Taiwan, dois paises com um historico de pouca amizade, quando não de agressão aberta.
Os filmes também contariam com Ken Watanabe e Chow Yun-fat, que se somariam à Tony Leung num cozido de fodalidade que infelizmente não foi possivel. Ken Watanabe como Cao Cao teria sido estelar.
John Woo é um cara que conhece seu oficio, e mesmo fora do que seria sua zona de conforto, consegue
fazer ótimos filmes.