Reassistindo o desenho dos X-Men
Será que ainda é bom? ou sempre foi péssimo.
Então galera, Disney Plus chegou no Brasil, resolvi experimentar para ver se valia a pena, e eis que encontro no catálogo a série dos X-Men dos anos 90, resolvi dar uma olhada nos dois primeiros episódios e talvez estragar a memória afetiva que eu tinha desse desenho.
Vou tentar fazer algo parecido com o que o Hellbolha faz com Cavaleiros do Zodíaco, mas sem toda a genialidade, só contando o que rola no episódio mesmo.
Eu pensei em assisti com o audio em inglês, mas já percebo a primeira escorregada do streaming da Disney, legendas desincronizadas e em português de portugal, então, vai com a dublagem brazuca mesmo.
A noite das Sentinelas parte 1
Estava com saudade dessa abertura, e na Globo nunca passava ela completa, a imagem não está grande coisa, talvez um pouco melhor que as versões que encontro no youtube.
O episódio começa com imagens do Dente de Sabre destruindo a cidade e a reporter questionando se ele seria um mutante.
Um sujeito gigante, peludo, arremesando um caro da polícia, será que é um mutante gente?
Corta para os pais adotivos da Jubileu, que estão discutindo o fato de que ela é uma mutante, e eles a registraram numa agencia de controle mutante, tudo porque eles amam muito ela, mas não querem que os vizinhos descubram que ela é uma mutante.
E o pai ainda está puto porque ela queimou o video cassete com seus poderes.
E chega um sentinela no bairro, destruindo poste, tentando matar cachorro, pisoteando carro, e abrindo um buraco na parede do quarto da Jubileu.
Sério? o robô destruiu meio quarteirão pra chegar na casa e ela nem estava lá, quem é o programador responsável por isso?
Jubileu vai pro shopping jogar um fliperama e o Sentinela segue deixando uma trilha de destruição, provavelmente ferindo vários humanos no processo.
Jubileu queima a máquina de fliperama e sai correndo, esbarra em Tempestade e Vampira que estavam fazendo compras. E ainda tem a audácia de falar pra elas que não olham por onde andam.
O sentinela segue destruindo o shopping enquanto procura a mutante, ele repete para as pessoas não se assustarem e que está lá pra servir e proteger. É muito esforço pra capturar uma personagem bucha.
Ele consegue pegar Jubileu que é salva por Tempestade e Vampira, o Sentinela identifica que elas são mutantes e mesmo assim as ignora por não ter identificação delas. Muito eficaz essa agência de controle mutante
Em seguida Tempestade usa o poder dos elementos para criar um uniforme, desconhecia este poder.
O Sentinela abate as duas e também Gambit que estava comprando cartas, novamente o Sentinela ignora os outros mutantes.
Eis que chega o destemido líder e arranca a cabeça do Sentinela com uma rajada e Jubileu desmaia.
Ela acorda na mansão X, sem saber onde está, e resolve fugir, dá de cara com o Fera fazendo experimentos, pendurado na parede.
Eu nunca entendi isso, tem alguma eficácia maior misturar as coisas de ponta cabeça ou é só show off mesmo.
Em outra sala temos Morfo, o X-men criado para morrer no 1º episódio, vendo tv e se transformando em quem aparece.
Na outra sala, estão passando notícias sobre o incidente com o Sentinela e Jubileu desliga a tv, Xavier e Jean chegam. Ele se lamenta pelo ocorrido no shopping e a forma como o mundo tomou conhecimento dos X-Men. Em seguida Jean percebe que alguém esteve ali, pelo simples fato da tv estar desligada???
Que telepata de bosta ein.
Xavier é muito babaca! Mesmo sabendo que é a Jubileu que escapou, avisa pelos alto falantes da mansão (telepatia pra que né?) que tem uma intrusa a solta, Fera já vem correndo com sangue nos olhos pra capturar, ela entra na Sala de perigo (chamada pelo Fera de Sala de guerra na dublagem) que começa a rodar uma simulação de batalha pro Gambit e Wolverine.
O mais legal é que os dois cagam pra presença da Jubileu ali e continuam lutando entre eles.
Jubileu acerta Wolverine achando que ele ia matar Gambit e atira ele na parede, todos chegam e dão gostosas gargalhadas, nem parece que estavam tentando capturar ela a um minuto atrás.
Tempestade resolve explicar para Jubileu sobre os mutantes, os X-Men e a escola Xavier, e a Jubileu solta a melhor pérola do episódio, perguntando pra ela se eles não estão muito velhos pra escola ou será que são todos repetentes. Ri alto nessa cena
Jubileu resolve ver se seus pais estão bem, mas ela não percebe que está sendo seguida por um Sentinela muito bem camuflado e acaba sendo capurada.
Xavier resolve enviar Tempestade, Wolverine, Gambit e Morfo para invadirem a agência e destruir os arquivos sobre mutantes.
Eles descobrem que Jubileu sumiu, Wolverine quer ir atrás dela, Ciclope impede, eles quase brigam, Wolverine sai empurrando Gambit que já ia bater nele de volta. Parece que os X-Men recém se juntaram, porque ninguém é companheiro ali.
Os X-men chegam todos juntos no local, até mesmo Wolverine que disse ter perdido o rastro da Jubileu e também foi mordido por um cachorro, ein????
Os quatro invadem a agência em uma cena que serve para cada um poder mostrar um pouco dos seus poderes, mas atrás de uma porta vários guardas armados estão esperando e o episódio termina.
A noite das Sentinelas parte 2
Wolverine fareja homens atrás da porta ( ͡° ͜ʖ ͡°) e Tempestade lança rajadas de vento levando todos eles embora, e Fera diz que estava pensando como que ela adquiriu o seu nome de guerra. É pessoal, confirmado, os X-men se juntaram a um dia atrás mesmo, eles não sabem nada um sobre o outro.
A equipe chega na sala para destruir as fichas dos mutantes, Fera vai pro computador e Tempestade precisa abrir os fichários, eis que chega Wolverine sutilmente pra ajudar.
Enquanto isso Jubileu está presa, e o tiozão ambervision que eu não lembro o nome está tentando tirar informações dela a respeito dos X-men, ele discute com Bolivar Trask que só quer ir contra os mutantes quando tiver construido bastante sentinela, mas o pau tá comendo na agência, é hora de mandar os robôs pra lá.
Vampira atira os tanques no lago dizendo que é para nadar sob a luz da lua e sai cantando “Tomar um banho de lua”
Acho que fiz bem escolhendo ver dublado.
Arquivos destruidos, é hora de dar o fora, Ciclope derruba uma torre e Vampira salva o Guarda antes de cair no chão, enquanto solta um “Vem com a mamãe, amorzinho” de uma forma gemida que eu fiquei com muita vergonha pela dubladora.
Durante a fuga, são cercados pelos sentinelas, eles vão acertar Wolverine mas Morfo tenta impedir, corta pra Jean e seu uniforme cor da pele bizarro dizendo que parou de sentir a presença de Morfo
Corta para os X-Men chegando tristes na mansão e o Wolverine dá um soco no Ciclope, dizendo que ele deixou Morfo e Fera no lugar, Jean avisa que Fera está vivo, já Morfo…
Revoltado, Wolverine resolve riscar o carro do Ciclope vacilçao.
Rola então o flashback da cena que não sei por qual motivo não mostraram antes.
Morfo empurra Wolverine e toma um tiro dos Sentinelas e em seguida atingem o Fera.
Cercados pelos sentinelas e apanhando mais que cachorro eles resolvem recuar, menos Wolverine que novamente fala que vai aonde quiser, mas Vampira dá um jeito de deixar ele quieto.
Wolverine vai para um bar jogar sinuca e arrumar briga, Ciclope chega em seguida para apaziguar a situação mas acaba destruindo a mesa com uma rajada, ele diz para Logan que tem um plano para localizar as sentinelas.
Tiozão do Ambervision vai ver a presidente e ela diz que devem cessar todas as atividades do projeto anti mutante. E o motivo? É muito óbvio. Já que os mutantes arriscaram as vidas para destruir seus arquivos, eles devem tem algum motivo para se sentirem ameaçados????
Acho que um programa chamado anti mutante não inspira muita confiança da comunidade mutante.
Tiozão recebe uma mensagem dos pais de Jubileu informando que tem um deles na sua casa. esse era o plano do Ciclope, servir de isca para os Sentinelas.
Ele destroi o braço do sentinela que precisa voltar pra reparos e é seguido pelos X-Men.
O robô chega destruindo tudo pedindo por reparos, Jubileu se solta e os X-men chegam, e desta vez eles estão com preparo para enfrentar os sentinelas.
Nessa parte rola uma cena que não se prestaram a dublar, Tempestade fica convocando o poder do trovão e relampago, mas na versão BR ela não diz nada nessa cena.
Aliás, fica o questionamento, porque toda vez a Tempestade fica gritando como se estivesse clamando forças pro Deus do clima, se esse é a porra do poder mutante dela?
Lembram do que eu falei antes sobre o tamanho dos sentinelas?
Pelo menos Wolverine vingou a morte do Morfo, e os X-men derrotam todos os sentinelas, apesar de tiozão ambervision e Bolivar Trask fugirem.
Carai Jubileu, eles te denunciaram pra uma agencia anti mutante, vai embora logo daí.
E assim chega ao fim o episódio duplo dos X-Men com todos felizes, menos o Fera que continua preso, e o Morfo que morreu.
Num saldo geral, o desenho me divertiu bastante, mesmo com todas as bizarrices de roteiro, a impressão que dá é que os roteiristas não quiseram ficar apresentando os personagens, mas ao mesmo tempo tem que explicar suas origens, então eles vão descobrindo coisas um sobre o outro durante os episódios, como por exemplo seus poderes, ou no caso do episódio seguinte em que aparece o Magneto e somente o Xavier conhece ele. Fica essa impressão que eu fiz piada antes, de que os X-Men foram formados a pouco tempo e nenhum deles se conhece direito.
As lutinhas foram maneiras, a animação achei ok pra época, mas não sou nenhum expert, as vezes dá umas bugadas bem percepiveis. Não chegou a “destruir minha infância”.
O ponto negativo é que a série está numa qualidade nível Rmvb (todos os prints foram retirados direto da tela do navegador), boa para ver no celular mas não tão boa em uma tela grande. E por enquanto só tem disponível a primeira temporada com 13 episódios, espero que adicionem logo as outras.
Vou continua assistindo dublado porque está divertido ver a quantidade de vezes que erram as falas, só o nome da Jean eles mudam umas três vezes no mesmo episódio, é Jin, Jan, Jean cada um chama de um jeito.
X-Men a série animada ainda ainda continua sendo uma boa adaptação dos quadrinhos dos anos 90