Quarteto Fantástico – O Fim

História boa na coleção da Salvat. E com a lombada correta.theend

Com o roteiro e arte de Alan Davis, a história se passa décadas à frente da cronologia atual. Após um evento chamado de Guerra Mutante, que assolou a Terra e pôs fim à população mais problemática da Marvel, a humanidade vive um período de Utopia, em grande parte graças  aos esforços e invenções de Reed Richards. A presença humana não se restringe mais à Terra, e sim a todo o sistema solar. Após anos em exílio se recuperando de graves ferimentos sofridos na famigerada guerra, Doutor Destino retorna e encontra um mundo completamente diferente antes de sua ausência. Tomado pela loucura e pelo ódio, ele se lança mais uma vez contra o Quarteto.

ffend01

Durante a batalha, os filhos de Reed e Sue acabam entrando em combate com o vilão, e uma reação entre a energia gerada por Franklin Richards e Destino acaba fazendo com que ambos e a jovem Valeria desapareçam e sejam dados como mortos. E a partir daí que a trama se desenrola. Abalados pela perda, o Quarteto acaba se afastando. Reed se isola em seu laboratório, Sue parte para longas expedições arqueológicas, Johnny passa a ser membro dos Vingadores, responsáveis agora não só pela Terra, mas por todo o sistema.

spread

A mudança mais drástica foi a de Ben Grimm, que finalmente consegue manter-se em forma humana e transformar-se no Coisa ao seu bel prazer. Ele se mudou com sua esposa Alicia e os seu três filhos para Marte, novo planeta dos Inumanos, para que Alicia pudesse usar seu senso artístico no processo de terraformação do planeta. Dos quatro, o único que resolveu penduraras chuteiras. Porem constantes ameaças de um grupo terrorista que visa destruir a tênue acordo de paz dos humanos com o restante da galáxia faz com que os caminhos dos quatro se cruzem novamente.

bengrimm1230L

O Quarteto possui um charme diferente de outra equipes heroicas pra mim, tanto pelo fato de que as histórias que acompanhei tem muito mais aquela pegada de ficção científica e aventura do que a ação costumeira de outras histórias, quanto pela dinâmica do grupo ser bem diferente do habitual, afinal, eles são uma família antes de tudo. Nessa história, Davis soube muito bem trabalhar todos os elementos icônicos  das  histórias do Quarteto, a tecnologia hiper avançada, os inimigos clássicos, a Zona Negativa, o Vigia, a dinâmica com os Inumanos, tudo está muito bem balanceado nos 6 volumes que compõe a minissérie lançada originalmente em 2007.

fantastic-four-the-end-4-inhumans

Essa é uma história que figura entre uma  das melhores coisas escritas com o primeiro grupo de super heróis da Marvel,e um dos mais maltratados, diga-se de passagem. O suspense e o drama estão  na medida certas,sem transformar um história de heróis em algo pesado e depressivo, longe disso. A  arte também está fantástica, elogiar a o trabalho de Alan Davis (Marvelman, Juiz Dredd, Capitão Britânia, LJA: O Prego) é chover no molhado. Pra quem é fã do Quarteto, principalmente da fase escrita por John Byrne, esse encadernado deve ser compra na certa, e pode ser adquirido por este links.

Godoka
02/04/2015