Puella Magi Madoka Magica
O Watchmen da garotas mágicas.
Normalmente, “desconstrução” quando aplicada à uma obra de ficção se refere a algo que pega os fundamentos de um gênero e os explora como nunca antes ou os demole. Quando aplicada a engenharia civil é realmente derrubar uma edificação.
É, então, normal chamar Watchman de “desconstrução” dos super heróis.
Mas ao contrário da obra de Allan Moore, que embora de qualidade inatacável, é, na minha opinião, um veiculo para o barbudão mostrar o quanto depreza super-herois, Puella Magi é uma obra que mantém as tradições das Mahou Shoujo, menininhas, transformações e tals, mas a sua maneira.
A historia gira em torno de Madoka uma garota absolutamente normal, até que ela encontra um estranho animal branco e sua vida muda totalmente. Ela descobre ser a princesa do reino a existência de garotas com super poderes, após um encontro com uma Garota Mágica, Mami, e Kyubey, o tal animalzinho falante. E a forma como esse encontro acontece é inusitada. Digamos apenas que uma outra garota mágica, Homura, vestida com um uniforme negro, vai usar qualquer método necessário para impedir que Madoka entre em contato com Kyubey e se torne uma garota mágica.
Nesse momento você percebe que algo está errado no desenho. Foi onde eu notei.
As garotas mágicas, explica Mami, tem vários poderes para lutar contra as Bruxas, estranhas e perigosas manifestações, normalmente invisíveis aos humanos, mas cuja presença é bem sentida na psique das pessoas, causando problemas como aumento da violência e até suicídio.
Ao derrotar Bruxas, uma garota mágica adquire uma Grief Seed, algo parecido com uma jóia, do tamanho de um ovo de codorna, com a qual pode recarregar seus poderes. Para se tornar uma garota mágica, a candidata é contatada por Kyubey, que se oferece para realizar um desejo da garota, qualquer um. Em troca, ela se compromete a lutar com as Bruxas, o que pode ser perigoso.
O visual das bruxas é algo a se destacar. Incrivelmente detalhadas, bizarras e até psicodélicas, mas de forma alguma gratuita. Há um motivo para a aparência de cada uma delas.
Puella Magi Madoka Magi tem uns plot twists doentes e uma história que realmente prende, se você está esperando algo como Sakura ou Sailor Moon, procure em outro lugar. Mas se quer algo realmente surpreendente, é aqui mesmo.
Vou encerrar aqui aqui para quem não quiser spoilers na cara, vá até o fim dos sinais de “mais”. AGORA, se você não liga pra isso e está intrigado siga em frente.
+
+
+
+
Ultima chance.
+
+
+
+
Você escolheu seguir. Muito bem. É como fazer um pacto com Kyubey. E já digo porque.
O adorável animalzinho branco é um ser alienígena que oferece poderes e desejos às garotas mágicas. Acontece que os desejos frequentemente se voltam contra elas de alguma forma ruim. E os poderes….
Os poderes se esgotam. E quando isso acontecer, a garota mágica se torna uma Bruxa, cujo destino é ser destruída por outra garota mágica. É a energia gerada pela transformação da que interessa à Kyubey. Ele então alimenta esse ciclo de criação e destruição de garotas mágicas para bruxas e absorve a energia gerada pela transformação de garota mágica em Bruxa.
O tom da série é trágico, e quase niilista, conforme as tragédias das meninas vão se acumulando e algumas tem mortes bastante trágicas. O sentimento de inevitabilidade é constante e os posicionamentos de algumas delas, sobre como é inútil usar os pedidos para ajudar ou outros e o fato de algumas garotas mágicas atacarem outras por Grief Seeds, contribuem para esse pensamento. Assim como o fato das garotas mágicas não terem mais almas.
+
+
+
+
+
+
+
+
+
+
Pronto, acabou a parte com spoilers
O mangá é bem curto, com apenas três volumes, e é obviamente uma versão muito mais curta do anime, mas embora seja bom, não tem a carga emocional do anime, talvez por não ter espaço para desenvolver melhor as personagens.
Há alguns outros mahou shoujo bastante incomuns, alguns até bastante perturbados, mas Puella Magi Madoka Magica é realmente único em sua abordagem pouco convencional de um dos gêneros mais antigos dos animes e costuma estar nas listas de melhores com alguma frequência. Não é uma série longa e três filmes, muito bons por sinal.
Dê uma chance, pare de pensar que quadrinho tem que ter um montão de fanservice para ser “adulto” e você pode se surpreender.