Post dos Amiches – Chutando cachorro morto – 10 motivos de porque Bleach é uma merda! – por Harvey

O MOTIVO Nº 6 VAI DEIXAR VOCÊ DE QUEIXO CAÍDO…

Um certo dia, voltando pra casa depois da escola, passei em frente duma banca de jornal e um cartaz me chamou a atenção. Era de um mangá novo, com um moleque ruivo na capa segurando um espadão. O nome “BLEACH” não significava porra nenhuma pra mim, mas mesmo assim, o esquema de cores e os “foguinhos espirituais” ao lado do título haviam me prendido. Tentei decorar a porra do nome estranho e chegando em casa, fui ler do que se tratava aquela bagaça.

Bleach000

A trama era bem simples, guias espirituais denominados SHINIGAMIS (deuses da morte ou “ceifeiros de almas”) vagavam pelo mundo caçando HOLLOWS, espíritos famintos que se alimentam da alma dos seres humanos. MAS HAVIA UM DETALHE!! Eles utilizavam ZAMPAKUTOS, katanas especiais que cortavam os hollows e que “evoluíam” de acordo com o poder do Shinigami.

Pronto!! Bastou a informação de que haviam espadas espirituais fodolonas que mudavam de forma pra me fazer começar a baixar o mangá.

Os primeiros arcos introdutórios eram bacanas, apesar das semelhanças gritantes com Yu Yu Hakusho (Delinquente/brigueirão passa a caçar espíritos malignos, sendo guiado por uma garota do outro mundo), mas não havia o carisma e a comédia da série do Togashi. Mesmo assim continuei fiel até começar a Saga da Soul Society, DE LONGE O PONTO MAIS ALTO DE TODO O MANGÁ. Terminada a saga, tudo no mangá foi ladeira a baixo, a qualidade passou a cair vertiginosamente, e a cada capítulo lido, ficava um gosto amargo de raiva e decepção. Eu particularmente, dropei no início da saga Hueco Mundo, voltei no final, na luta contra o Ulquiorra e a partir dali só li no automático (na rabeira de Naruto e One Piece).

Enfim! Com o final do mangá em agosto de 2016, terminando da forma mais merda possível, sem explicar porra nenhuma e chamando a todos que acompanharam essa porra de OTÁRIOS, resolvi chutar esse cachorro morto e enumerar as principais merdas que fuderam com o Mangá:

MOTIVO Nº 1 – PROTAGONISTAS RUINS
Kurosagi Ichigo é um merda! No começo ele até prometia alguma coisa, como um quase delinquente juvenil. No entanto ele não fumava, não bebia, não cabulava aula e não era ligado nas mina. Depois ele acabou perdendo essa característica e passou a ser um caladão com forte determinação. MAIS RASO E GENÉRICO QUE ISSO IMPOSSÍVU. Seus poderes então nem se falam, variam de acordo com cada saga, sem originalidade alguma. Se é saga shinigami ele tem poderes shinigamis, se é saga hollow ele tem poderes hollow, se é saga fullbringer, tem poderes fullbringers, se é saga Quincy, advinha… tem poderes quincys. Fico imaginando se houvesse uma próxima saga com pedreiros, qual poder novo o ichigo ia despertar…

Bleach001

Chad e Inoue começaram como protagonistas, mas de tão rasos que eram terminaram como “cones” cenográficos. Fico até com pena dos fãs deles (OTÁRIOS);
Rukia, Renji e Ishida são bacanas, mas foram tão porcamente explorados que acabaram igual a todos os outros, cones cenográficos para o “protagonista” moranguete.

MOTIVO Nº 2 – QUEBRA DE CONTINUIDADE E ENFOQUE EXCESSIVO NOS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
Bleach002

São dois motivos diferentes, mas que caminham de mãos dadas!! Ao longo da série, sempre que um momento chave se aproximava, a trama era cortada pra um momento broxante, que se arrastava por mil capítulos. Pior que isso, era que esse momento era “protagonizado” por personagens secundários, que não tinham a menor relevância para o que estava acontecendo. E ISSO ACONTECIA TODA HORA, NO MANGÁ INTEIRO.

Apenas pra elucidar, existem 13 divisões espirituais, cada divisão com um capitão, um tenente e um vice tenente. Até ai já temos 39 PERSONAGENS SECUNDÁRIOS!! Mas não contente com isso, apareciam ainda pra lutar um monte de shinigamis rasos (geralmente 4 garotas de uma vez). E ISSO APENAS DO LADO DOS HERÓIS, com os vilões era a mesma cousa. Agora imagina as lutinhas 1×1 de restolhos …

Os secundários eram tão merdas, que eu mesmo nem reconhecia quem eram, ou que poder tinham (até porque eram todos iguais em rosto e tamanho). Pra piorar eles NUNCA CONTRIBUIAM EM NADA PRA TRAMA, eram apenas lutas longas e broxantes entre secundários. Tanto que eu não lembro de uma que preste.

Pra quem não leu, imagina que quando o Freeza mata o Kuririm e o Goku começa a se transformar em Super Sayajin pela 1ª vez, a trama corta pra 20 capítulos com o Dendê plantando alfaces em Namekusei.

De tão cansado resolveu tirar um cochilo igual ao Yamcha!

De tão cansado resolveu tirar um cochilo igual ao Yamcha!

 

MOTIVO Nº 3 – LUTAS CASADINHAS
Bleach004

Tem um shinigami que manipula gelo? Ele vai lutar contra um Shinigami/Hollow/Quincy que tem poder de gelo, fogo ou água. Tem um shinigami que luta com venenos? Ele vai lutar contra alguém que manipula venenos ou poderes de cura. Tem um shinigami brucutu? Fique tranquilo que ele vai encontrar seu par…

TODAS AS LUTINHAS SÃO CASADAS, e quase sempre no 1×1. Quando chega mais gente pra “ajudar” é na base da torcida mesmo, porque ninguém entra na porrada. A série chegou num ponto que bastava alguém começar a lutar contra o outro que já dava pra dizer: “HIII TEM O MESMO PODER APOSTO”.

A “coincidência” é tanta, veja você que até a personalidade dos oponentes é a mesma :P

Em alguns casos, como nas lutas do Mayuri, a luta era tão casadinha que ele sempre lutava contra cientistas ou experimentos científicos. PUTAQUEPARIU. Até entendo que lutas casadas fazem parte do gênero Shonem, mas TUDO TEM LIMITE CARALHOOO.

MOTIVO Nº 4 – DIÁLOGOS INTERMINÁVEIS NAS LUTAS E EXPLICAÇÕES QUE DEIXARIAM O “MESTRE” KURUMADA ORGULHOSO
Bleach005
Não bastasse as lutas casadas, os personagens ainda lutam muito pouco. Basicamente puxam a Shinkai, começam a bater no adversário, depois nada mais funcionada e começa a explicação de como o inimigo é foda, invencível e superior…
Lembra aquele papo: “seu golpe não funciona uma segunda vez contra um cavaleiro de ouro”, ou “ você não me acertou porque a minha velocidade da Luç é mais rápida que a sua”. Pois é, as explicações são daí pra pior. Com o vilão dissertando uma tese de mestrado do porque é melhor e como funciona a sua técnica.

Tudo absolutamente desnecessário e sem qualquer relevância para o que acontece antes ou depois daquilo no mangá. Sério, tudo é vomitado no ar pra depois NUNCA MAIS SER UTILIZADO DE NOVO.
O “auge” disso foi a luta final do Urahara contra o Quincy da letra D. Eu particularmente só lia as figuras.

DIZ A LENDA QUE O MESTRE KURUMADA REGOZIJOU-SE DE ALEGRIA AO LER CADA UM DESSES DIÁLOGOS

Um brinde a sua velocidade da luç

Um brinde a sua velocidade da luç

MOTIVO Nº 5 – FALTA DE FIDELIDADE NAS PRÓPRIAS REGRAS
Bleach007

No começo do mangá, rola toda uma explicação do porque os Hollows nascem, e como os Shinigamis os purificam com o “enterro da alma”. Existe uma preocupação para com as almas que não conseguem chegar ao outro mundo. Rola também uma parada de rankiamento dos Hollows mais perigosos com recompensas. Também é explicado que apenas capitães possuem bankais.
Todo Hollow purificado, vai imediatamente para o céu ou para o inferno (abrindo um portãozao atrás dele, não importa aonde esteja).
Dava pra rastrear o Reishi puxando as fitinhas brancas e vermelhas
Também rolava um kit de instrumentos igual os “7 instrumentos do detetive espiritual”, sendo que um deles deu origem ao Kon, aquele leãozinho de pelúcia que some e aparece conforme a vontade do autor.
As Zampakutos no começo eram limitadas às próprias regras de utilização, com vários limites, o que era muito interessante porque deixava a luta mais estratégica.

Mas ai tudo isso foi deixado de lado e limitado a apenas porrada e poderzinho, e foda-se a história, motivações ou sentido para a história. Era porrada e pronto.
Toda a construção dos Shinigamis patrulharem o mundo atrás do equilíbrio espiritual e purificando os Hollows também foi pro espaço
Além de tudo isso ser esquecido, na metade do mangá até o padeiro da esquina era Shinigami e tinha Bankai. Esse desapego às próprias estruturas do mangá, te faz ficar boiando, sem ter um parâmetro saudável de como a história vai prosseguir. Basicamente, TUDO PODE ACONTECER, porque nada do que é explicado exaustivamente vale.

Quer um Exemplo? Nos primeiros capítulos, Karakura era infestada de fantasmas, e cabia a Rukia patrulhar o local e guia-los para o outro mundo. Depois de uns 30/40 capítulos ESSA PORRA NUNCA MAIS ACONTECEU!! Nunca mais houve fantasmas ou shinigamis fazendo o trabalho de Shinigamis.
Fora o motivo que me MATA DO CORAÇÃO. No começo, o Aizen só conseguia criar ilusões, se as pessoas visse a sua Shinkai ser liberada na frente dos demais. Se ele fizesse essa liberação ele conseguia criar ilusões que atingiam os 5 sentidos das pessoas. BLZ é um poder tão foda, o cara consegue brincar de Ikki de Fênix de boaz. O problema é que ele conseguia iludir todo mundo sem liberar a porra da Shinkai… o personagem podia aparecer agora na história, nunca ter visto o Aizen na vida, mas já tava sob a ilusão dele. PQP.
Pior que isso é que, mesmo com os 5 sentidos da delícia iludidos, OS PERSONAGENS NUNCA SENTIAM O REISHI DO AIZEN, no qual sempre era dito que era GIGANTESCO.

Tem mais uma coisa que nunca entendi. Os Shinigamis são seres espirituais, constituídos de partículas espirituais apenas. MAS NUM DETERMINADO MOMENTO ELES TEM SANGUE, DOENÇAS, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS. Como isso caralho??? Não eram seres etereos?

MOTIVO Nº 6 – NÃO HÁ CENÁRIOS!!
Bleach008
Isso mesmo amiches!! Sei que a qualidade da obra é tamanha que acaba desviando a sua atenção para aquele cachorro latindo do outro lado da rua. Mesmo assim, perceba que além dos personagens desenhados, existe apenas um fundo vazio…

Isso começa a ficar mais evidente a partir da saga Hueco Mundo, mas antes também acontecia. Acredite, é verdade, OS PERSONAGENS APENAS FLUTUAM NO VAZIO DOS NOSSOS CORAÇÕES.

MOTIVO Nº 7 – EXCESSO DE CLOUSE-UPS
Bleach009
“Há, mas se não há cenários, os personagens e lutas são fodamente bem desenhados?” NÃO CARALHOOOOOO!!!! O merda do Autor desenha apenas o rosto dos personagens QUASE O TEMPO TODO, sempre com eles sorrindo ou com cara de cansados (de novo a partir da saga Hueco Mundo).
Bleach010
Folheando essa porra, parece até um book fotográfico, se não fosse pelo motivo a seguir…

MOTIVO Nº 8 – BORRÕES
Bleach011
Além dos clouse-ups, outra paixão do autor são os borrões. Pra desenhar os poderzinhos (principalmente do Ichigo), o puto do Autor desenhava borrões pretos.
Fico até com pena dos caras da gráfica na hora de imprimir o mangá, se não tomar cuidado encharca a porra toda de tinta.
A partir da 2ª saga, o mangá basicamente é assim: fundo totalmente branco, close-up e borrão preto representando o poder.
Bleach012

MOTIVO Nº 9 – FUROS DE ROTEIROS E FALTA DE EXPLICAÇÕES
Bleach013

Porque o Kurosahi Ichigo é a cara do Shiba Kaien?
Porque o pai do Ichigo é um Shinigami mas ninguém lembra do sobrenome Kurosagi?
Porque o pai do Ichigo abandonou a Soul Society e decidiu viver como humano – pai de família ( ͡° ͜ʖ ͡°) ?
O pai do Ichigo é um Shinigami ou um humano com poderes de Shinigami?
A qual das 13 divisões pertencia o pai do Ichigo?
Quais as intenções do pai do Ishida e como ele conhece o pai do Ichigo?
Como o Urahara conheceu o Rei das Almas?
Como o Aizen conheceu o Rei das Almas e o que pretendia fazer após destroná-lo?
O Aizen tem bankai?
O que é o Rei das Almas e o que ele representa?
Porque esse filho da puta se dividiu em várias partes?
Porque a divisão zero nunca faz porra nenhuma?
Vasto Lordes aonde estão, como vivem, do que se alimentam?
E aquelas porras de portão do inferno?

Essas são as minhas dúvidas que JAMAIS FORÃO RESPONDIDAS NO MANGÁ E NUNCA SERÃO. Deve ter mais, mas não quero ficar mais puto pra lembrar.

MOTIVO Nº 10 – FALTOU DELÍCIA E AMOR ( ͡~ ͜ʖ ͡°)

Acompanhei Bleach aos trancos e barrancos deste 2007. Me empolguei com a saga da Soul Society e dos Vaizards, mas depois disso foi só decepção atrás de decepção. A impressão que tenho é que o Autor perdeu o amor pela sua obra e decidiu levar ela no automático, empurrando e enrolando ela do jeito que dava. A safadeza era tanta que nem a Shonem Jump aguentou e decidiu encerrar o mangá de forma abrupta, uma sábia decisão sem dúvidas.

A falta de amor à obra é no sentido de que o Autor não se preocupou em desenvolver seus personagens ou em como construir a trama. Os capitães por exemplo! No mangá inteiro eles apanhavam mais que bêbado em porta de bar, mas NUNCA USAVAM SUAS BANKAIS.

Ai depois de ANOS DE HYPE, no final da série quando finalmente íamos ver as Bankais que faltavam, elas eram PIORES DO QUE AS SHINKAIS (forma anterior). Tanto que ficou a piadinha do fandom “LIBEROU BANKAI MORREU”. Porra!! O que eram as Bankais do Urahara, do Zaraki, do Yamamoto? Todas um LEEEESHOOOOOO.
Bleach014
Bleach015

Eu realmente tenho a impressão que o Autor não conseguiu imaginar algo melhor e FEZ QUALQUER COISA JÁ QUE O MANGÁ TAVA CANCELANDO.
Tanto que merdões como o carequinha da 11ª divisão e o Abarai Renji TEM BANKAI mas o FINAL BOSS DO AIZEN NÃO.

Fora a divisão zero que sempre pagou de fodolona e apanhou assim que começou a porrada.

Pra mim, bastava o Autor pedir um hiato, igual seus colegas Togahi e Miura – tirar uns dias pra curtir as delícias da vida – e voltar com BOAS IDÉIAS, pra finalizar a trama de um jeito decente.

Em resumo, o FDP do Autor enrolou essa merda POR ANOS A FIO, para no final não conseguir pensar em nada e simplesmente CAGAR UM FINAL aos 45 do segundo tempo. E ME COPIANDO NARUTO AINDA POR CIMA, com todo mundo casando e tendo filho.

E finalmente fica a pergunta: MAS QUE PORRA SIGNIFICA A PALAVRA BLEACH? AHHHHHH VAI TOMA NO CÚ!!

Bleach016

Façam igual ao Better Call Harvey e nos mandem posts: contato@superamiches.com