Pesquisa confirma que games causam violencia… só que não.
Sempre que há uma crime envolvendo jovens juvenis e infantes, as associações de velhas malcomidas e velhos de paus pequenos pais e mestres, jornalistas, psicólogos e a sociedade em geral ficam se perguntando “PORQUÊÊÊÊ????” e gritando dramaticamente para o céu.
E quando acontece uma tragédia dessas, dúzias de estudiosos do comportamento humano e outros palpiteiros rastejam de sob suas pedras para irem à TV e jornais, rádios dar suas opiniões e contribuições sábias para o entendimento de tal problema.
Desde os tiroteios em Columbine (culpa de Doom), passando pelo Atirador do Cinema em São Paulo (culpa de Duke Nukem) e até mais recentemente, um crime com cara de limpeza de arquivo, onde já jogaram logo a culpa em Assassin´s Creed, a mídia sempre teve necessidade de procurar a explicação mais rápida. E já passaram por tudo. Desde as mensagens satanicas dos Stones e Ozzy, Marilyn Manson, o RPG de mesa, já virou filme inclusive isso, houve a demonização de D&D, houveram os casos de Guarapari e Ouro Preto, nos quais os órgãos de imprensa já foram apontando o dedo para o RPG. Depois que ficou esclarecido que um foi um latrocínio (Guarapari) e o outro relacionado à drogas (Ouro Preto), houve pouca atenção aos fatos. Polêmica vende. Verdade, não.
A bola da vez agora são os videogames, com defensores e detratores se atacando por toda parte.
Que tal então a imensa atenção que não vem sendo dada à uma pesquisa de DEZ ANOS COM DEZ MIL DÓLARES CRIANÇAS, que demonstra que anos de exposição de mentes jovens à violência em games não afeta um pentelhésimo o comportamento de crianças?
Vamos lá explicar melhor.
A Universidade de Glasgow nas Inglaterras fez uma pesquisa com cerca de 13 mil crianças, nascidas entre 2000 e 2002, entrevistando suas mães e as próprias crianças, ao longo de dez anos. A pesquisa confirmou, em resumo, quatro principais fatores.
- Exposição à videogames não têm efeito no comportamento, atenção ou problemas emocionais.
- Assistir 3 horas ou mais de de TV na idade de 5 LEVOU à um PEQUENO aumento de problemas de comportamento em jovens entre 5 e 7 anos.
- Nem a TV nem os videogames levaram à problemas de atenção ou emocionais.
- Não houve diferenciação entre meninos e meninas nos resultados da pesquisa.
Publicado no respeitado-pra-caraleo British Medical Journal, o estudo fez uma importante separação em outros aspectos. Estudou os dois fatores, TV e games juntos (outros estudos de longa duração tendem a focar mais na TV) e foi feito na Inglaterra. A maioria costuma ser feita nos EUA. E teve o cuidado de levar em consideração fatores sócio-econômicos nas crianças e pais.
Não creio que mesmo esse estudo vá resolver a imagem do videogame e violência. Não está tendo grande destaque na “Grande” mídia e pessoas obstinadas tendem a ignorar opiniões e/ou estudos que vão contra suas convicções.
Mesmo que, por alguma razão maluca, as pessoas se matassem antes de existirem videogames ou desenhos dos Looney Toones.
Resta esperar que a próxima mídia a surgir tome o lugar dos videogames como “Fonte de todos os Males”, da mesma forma como ele tomou o lugar do RPG, que tomou o lugar da TV, que tomou o lugar da música, que tomou o lugar do….