O que dá a mistura de Mad Max, Exterminador do Futuro e Faber Castel? – Por Egon
“Um vírus de computador, chamado Venjix assume todos os computadores da Terra tornando inútil toda a comunicação, criando um exército de robôs e dominando o mundo. Mas ainda existe um lugar onde podemos estar seguros. A cidade sitiada de Corinto. E a única esperança que nos resta são os…”
POWER RANGERS RPM
Sabe quando vocês tão na vibe de ficar vendo um algo por causa de um tema e essa vontade não desaparece? É basicamente como me sinto com tokusatsus recentemente. Então buscando algo interessante aqui e ali, encontrei algumas resenhas sobre Go-onger, a série cujas cenas foram reaproveitadas nesse Power Rangers, que ele seria uma série sobre ecologia e carros… ela é uma merda, mas o que me chamou a atenção foi que muitas resenhas o comparavam com sua série prima americana que passou no concurso e agora ganha 6 mil reais por mês, dizendo o quanto a temporada de RPM era uma das melhores temporadas de PR até o momento e com certeza a mais sombria de todas, além de ter sido a temporada, até o momento desse post com o maior número de cenas inéditas americanas, o que me levou a assistir:
Aliás vou dar spoilers mesmo, até parece que alguém aqui iria se importar.
A história começa com um homem sem memória viajando no deserto radioativo em busca da cidade de Corinto, um homem obviamente nada comum já que pode despedaçar moedores (os soldados hidler/bonecos de massa dessa temporada) com as mãos nuas. Durante uma parada pra dar uma mijada ele é assaltado por Ziggy que acabará de fugir da cidade de Corinto, obviamente alguém que despedaça robôs com as mãos não vai se sentir intimidado pelo Gariba da Nova Zelândia, porém Ziggy lhe faz um acordo: leva-lo a cidade em troca de seu carro, devido a chatice do Gariba, o homem misterioso adota o nome de Dillon.
Ao chegarem, a cidade está sendo atacada pelas tropas de Venjix, e defendida por soldados e pelo Operadores Rangers: Scott (o Ranger Vermelho), Summer (Ranger Amarela) e Flynn (Ranger Azul), Dillon corre para ajudar enquanto Ziggy se escondia. Passado o confronto, os Rangers impressionadas tentam recrutar Dillon para ser o Ranger Preto, mas ele é preso pelos soldados. Por que? Os sensores dos soldados mostraram que Dilllon é um ciborgue, provavelmente um espião de Venjix, Ziggy por ter mostrado o caminho da cidade acaba sendo preso acusado de traição.
Ah sim, esqueci de explicar. A história já começa com Venjix tendo total controle de toda a tecnologia do planeta, porém devido ao campo de força da cidade de Corinto Venjix é incapaz de invadir os computadores dentro da cidade sendo obrigado a mandar seus robôs atacarem a cidade para derrubar o campo de força. Claro que ele poderia só jogar uma bomba atômica na cúpula, mas existe uma razão pelo qual isso não ocorre que explicarei mais à frente.
Na prisão enquanto descobrimos que Ziggy fugiu da cidade por ter realizado a proeza de emputecer todos os criminosos restantes da humanidade, Summer tenta advogar pela liberdade de Dillon com o Coronel Truman, pai de Scott, apesar de ser uma óbvia deixa de romance ela crê em segundas chance e que será mostrado a razão no futuramente, ele engana ela dizendo estar interessado e diz que aceitará se libertarem ele e Ziggy.
Ao levarem Dillon para o QG dos Rangers, onde encontram a misteriosa Dra. K criadora da tecnologia dos Rangers e do campo de força que protege a cidade, para que ela faça os testes para aprovar Dillon como Ranger, ocorre um novo ataque a cidade, Dillon utiliza a oportunidade para tentar fugir de Coríntio, mas como não existi mais lugar para onde ir ele se une aos outros e se torna o Ranger Preto.
DILLON (Ranger Preto) – É o primeiro protagonista de Power Rangers(e Super Sentai) que é o Ranger Preto, sendo o típico solitário, bad boy por fora e manteiga derretida por dentro. A temporada termina sem nos dar muita informação real sobre ele, tudo o que foi confirmado foi que ele conseguiu a proeza de escapar das fabricas onde Venjix usa os humanos de matéria prima para seus soldado hidler. Apesar de no final descobrirmos que ele tem uma irmã essa acaba não sendo uma informação confiável, pois não existe nenhuma prova concreta disso. Se isso já soa bem pesado para Power Rangers, saibam que no final que foi rejeitado pela Disney Dillon seria possuído por Venjix e acabaria morto em combate com os Rangers.
ZIGGY (Ranger Verde) – É o principal alivio cômico da temporada por ser muito picareta e atrapalhado, se torna Ranger Verde por total acidente sendo que a roupa fica folgada nele e nem mesmo sabe lutar. Ele era um capanga da máfia que atuava na cidade, um dia ele acabou desviando um carregando de suprimentos médicos que iria para o mercado negro para o orfanato em que foi criado. Como nunca revelou isso a ninguém, ele acaba sendo caçado tanto pela polícia quanto pela máfia.
SUMMER (Ranger Amarela) – Acaba servindo de interesse romântico de Dillon. Ela era uma patricinha mala fanática por esportes radicais e que vivia cercada de falseanes, porém quando descambou o apocalipse ela foi abandonada por todos com exceção de seu mordomo Andrews a quem tratava como lixo. Andrews conseguia ver nela qualidades que ela própria subestimava acaba morrendo ajudando ela a chegar a Coríntio e como uma forma de homenagem e de redenção buscou usar suas habilidades para ajudar as pessoas e se torna a Ranger.
SCOTT (Ranger Vermelho) – O líder da equipe e rival de Dillon. É um ex-piloto da aeronáutica e filho caçula do coronel que comanda as tropas da cidade, durante o apocalipse seu irmão também piloto morreu enquanto defendia a cidade sob ordens do pai, o que deixou em ambos um sentimento de culpa e desaprovação, ele virou um ranger para defender a cidade sem receber ordens do pai.
FLYNN (Ranger Azul ou Ranger Escocês) – É outro alivio cômico, ele é o personagem que teve menor foco da temporada. Filho de um humilde mecânico, pro desgosto do pai Flynn sempre sonhou em ajudar as pessoas, mas suas boas intenções sempre resultavam em problemas para os dois. Durante o apocalipse ele arriscou a vida resgatando pessoas em um ônibus e ganhando o orgulho do pai;
GEM E GEMMA (Ranger Dourado e Ranger Prateada) – Irmão gêmeos que servem de sexto ranger, apesar de serem gênios são ridiculamente infantis. Foram os únicos amigos da Dra. K em sua época na Sopa de Letrinhas (explicarei mais a frente), que acabam trazendo novas informações sobre Venjix e Dillon, iam ter um pequeno desenvolvimento junto a Flynn, mas o encerramento acelerado da temporada não permitiu isso.
DRA. K. – A criadora das tecnologias da cidade e mentora dos Rangers, se a história do Dillon soa pesado, a da Dra.K consegue ser mais deprê. Sequestrada por conta de sua grande inteligência aos 4 anos por um misterioso projeto chamado “Sopa de Letrinhas” que a usava para desenvolver armas e tecnologias de espionagem (não se sabe se era para governos ou corporações). Ela passou a vida isolada em uma base secreta a ponto de esquecer sobre o próprio nome ou sua família. Ao descobrir as mentiras da Sopa de Letrinhas, K criou o protótipo de vírus Venjix para usar o sistema de segurança da base para matar todas as pessoas dentro com exceção da própria K (o que o impede de só explodir a porra toda), porém os agentes da base ao tentarem detê-la lançam o vírus na internet, e a garota que só queria liberdade iniciou o apocalipse.
Apesar de tudo que eu disse essa temporada não busca fazer uma Zack Snydizada de “olha como sou dark e verossímil” nos Power Rangers, souberam muito bem combinar as nuances pesadas da história cobrindo superficialmente com aquele tom infantil cheio de piadinhas bestas e trocadalhos do carilho conhecidos dos Power Rangers. A temporada está completa no netflix.
Por hoje é só amiches, estou em duvida se no próximo post ainda de tokusatsu eu faço um post sobre o Kamen Rider Madoka Magica ou Jiraiya o ninja que vale, mas devo até o final da semana mandar.
Mandem posts: contato@superamiches.com