O Iluminado (1980)

a2

Bem amiguinhos, bora lá, segundo filme adaptado do Stephen King.

Acho que quase todo mundo conhece a história, eu me lembrava do básico apenas, pois assisti o filme pela primeira vez de madrugada, e eu devia ter uns 15 anos apenas, mas vamos lembrar.

A história nos apresenta Jack Terrance, um pai de família, ex-professor e aspirante a escritor (vish, quase eu aí). Jack é alcoólatra e já estava a um tempo sem beber, por conta de um incidente com seu filho de 5 anos, chamado Danny, Jack chegou em casa em casa bêbado, e assim que viu Danny brincando no chão com os papéis que eram do seu trabalho ele puxou a criança muito forte, o que resultou no deslocamento de seu braço. Wendy Terrance é esposa de Jack e basicamente sua vida se resume em cuidar da casa e do filho Danny (sexista, não? hahaha). Danny é um menino bonzinho e também é paranormal, ele tem visões sobre o futuro constantemente, e um “amigo imaginário” chamado Tony, no qual não sabe-se muito bem o que o “Tony” realmente é.

Jemeas em corredor agora é algo sinistro

Jemeas em corredor agora é algo sinistro

Jack estava desempregado e recebeu uma oportunidade de emprego no hotel Overlook, que era afastado da civilização, e no inverno ficava isolado por conta da neve. O trampo se resumia a Jack cuidar do hotel no período de “meses pra caralho”, só que nesse período ele ficaria isolado, Jack aceita o emprego, e depois o gerente fala para ele de um “pequeno incidente” que aconteceu em 1970, quando um zelador do hotel, isolado nas MESMAS CONDIÇÕES QUE ELE FICARIA, MATOU SUA ESPOSA E SUAS DUAS FILHAS (sinal de que vai dar merda), mas mesmo assim, por estar na merda, e por conta do capitalismo forçar os trabalhadores a vários tipos escrotos de situação no trabalho, simplesmente por conta do medo da miséria, criada pelo próprio capitalismo, Jack decide ir com sua família para o Hotel mesmo assim. Gente esse parágrafo foi meio revoltado haha

Ursão? HMMMMMMMMMM

Ursão? HMMMMMMMMMM

Chegando ao Hotel, que dizia ser construído em cima de um cemitério indígena (novidade???? nunca é um cemitério cristão né??) no ano de 1907, Jack é apresentado ao hotel e o cozinheiro Dick, que também é paranormal, sente a presença psíquica de Danny, o que o preocupa. Enquanto Dick apresenta a COZINHA para a WENDY ele consegue se comunicar com Danny, e assim conversar a sós com o garoto, descobrindo do que ele era capaz, e avisando-o para ficar longe do quarto 236, que era onde o antigo zelador ficava com sua família.

O tempo passa, até então Jack estava normal, mas ao que parece ele começa a pirar e ter uns ataques de nervos, junto com uns pesadelos, onde ele mata sua esposa e filhos, o que o deixa muito assustado. E maluco, as cenas do Danny andando de triciclo no hotel, e com a câmera muito bem posicionada atrás dele (mandou bem Kubrick) quase nos dando a visão de terceira pessoa em um vídeo game, realmente são de arrepiar.

Eu não vou te machucar... só vou esmagar a sua cabeça.

Eu não vou te machucar… só vou esmagar a sua cabeça.

Daí todo mundo já sabe, Jack começa a pirar aos poucos, e começa a ver os fantasmas do hotel, inclusive o antigo zelador que matou toda a sua família, que diz a ele que se ele quiser ficar no hotel para sempre teria que matar a mulher, e principalmente a criança, pois o hotel queria os poderes do Danny. Sendo assim, Jack parte para o ataque e tenta matar sua mulher e seu filho.

É amigos, é um filme icônico e a atuação do Jack Nicholson nesse filme foi surreal, sem dúvidas esse cara sabe fazer cara de doido, e Kubrick sabe criar momentos de tensão bem fodas. O que me deixou pensativo é que o filme lhe deixa meio confuso a respeito do que estava acontecendo com Jack, se ele estava enlouquecendo por conta do isolamento, ou se ele estava sendo possuído por um fantásma, ou o que diabo estava acontecendo… mas enfim.

Sem dúvidas o filme merece 1 Garibinha e meio, só que a metade tem que ser da cintura para baixo, que vale metade dos pontos da metade para cima.

É isso aí amiguinhos, até Creepshow, o próximo filme LOL.

Garibilbo
02/10/2015