Nimitz – De Volta ao Inferno
O quê vocês fariam se pudessem mudar a história?
Historia Alternativa é um ramo maneiro da literatura. Pros burros incapazes de entender duas palavras, uma historia alternativa é uma historia que se passa no nosso mundo, mas que em algum momento foi alterado por um fato. Os nazistas podem ter vencido a 2 guerra, ou Da Vinci inventou mecanismos à vapor que funcionem e criou uma sociedade de engrenagens e óculos escrotos.
Há muitos exemplos legais de Historia Alternativa na ficção. Watchmen e O Homem do Castelo Alto são exemplos disso.
O Nimitz volta ao Inferno é um dos velhos clássicos da Sessão da Tarde que já não passam mais. Exceto, talvez, nos Corujões da vida. É sobre um futuro alternativo que PODERIA acontecer de acordo com as ações dos personagens.
Um aspecto interessante é que o filme foi quase todo filmado no verdadeiro USS Nimitz e é por causa disso extremamente realista em mostrar o funcionamento de um porta aviões.
É preciso autorização do Pentágono para filmar ou usar equipamento militar num filme. E naturalmente o roteiro é analisado pelos milicos. É por isso que todos os aviões de Independence Day são F-18´s, a presença da Área 51 desagradou os militares e pela mesma razão os Transformers de Michael Bay são vulneráveis a armamento humano ao invés de ignorarem os humanos como no resto da franquia.
No filme, o moderno (o filme é de 1980) porta aviões USS Nimitz é pego por uma misteriosa tempestade e lançado nos anos 40, mais precisamente para 6 de dezembro de 1941, o dia de Pearl Harbor. A tripulação salva duas pessoas em um pequeno iate que ia ser metralhado por caças japoneses Zero. O problema é que essas pessoas, um senador e sua secretária teriam realmente morrido nessa data. Eles alteraram a história. E isso é pouco.
Pelos resgatados eles ficam sabendo a data. E uma questão surge entre a tripulação. Usar o poder do Nimitz para alterar a história, impedindo o ataque à Pearl Harbor (e possivelmente acabar com a guerra, é um porta aviões nuclear com 90 avioes e helicópteros e 6.000 tripulantes, poderiam bem arrasar o Eixo sozinhos)? O que aconteceria? E sobre o senador e a secretaria? Eles viram o navio (apesar que o senador acha que é uma arma secreta, ele não acredita na historia de viagem no tempo). Mas devem devolve-los em algum lugar? Mata-los?
Um detalhe que complica mais as coisas é que esse senador estava cotado para ser o vice de Franklin Delano Roosevelt, o presidente na época. Com a morte de Roosevelt, ele, sendo devolvido, se tornaria presidente, alterando a historia mesmo que o Nimitz não lutasse.
É um filme legal, não é um puta clássico, mas a tensão e a premissa o tornam uma boa pedida.
E várias vezes já pensei em como seria legal voltar a Idade Média com um tanque e dominar o mundo.
Não venham encher o saco dizendo “Filme feito para alimentar a ilusão da supremacia americana” “Imperialismo!” e baboseiras do tipo. Curiosidade. Há um mangá/anime chamado Zipang, que tem praticamente a mesma proposta, mas com um destroier japonês, o Mirai no lugar do Nimitz.
The Final Countdown é o nome em inglês do filme. Curtam.