Mês da Guerra – O Barco – Inferno no Mar
Esse pessoal jogava Batalha Naval no hard
Como um dos nossos comentaristas adivinhou, eis que emerge Das Boot, um filme alemão de 1985.
É um daqueles filmes com uma pegada diferente, no caso aqui, o tédio interminável e o ambiente claustrofóbico a bordo do U-96, um dos inumeros submarinos alemães que foram usados no Atlantico para atrapalhar o esforço de guerra Aliado, particularmente o abastecimento das ilhas Britanicas.
Há de se notar que o filme se passa em um momento particularmente ruim para os marinheiros alemães. Os Aliados já tinham desenvolvido técnicas para combater submarinos, o chamado “happy time”, o que ajudou a elevar as baixas de tripulações alemãs a impressionantes 75%, provavelmente as mais altas entre as forças da guerra, mais alta até do que dos kamikaze.
Quanto a acuidade histórica. A marinha alemã era provavelmente o braço militar menos simpático aos nazistas, mas curiosamente, as tripulações de U-Boat estavam eram menos avessos à ideologia nazista, com um bom punhado deles vindo direto da hitlerjugend, em particular quando os marinheiros mais velhos foram morrendo. O filme entretanto retrata o nazista do submarino como um elemento fora de seu ambiente.
A produção praticamente reconstruiu um U-Boat o que garantiu o ambiente fechado e desagradável no qual as tripulações tinham que viver, alternando tédio e terror, com um ocasional momento de descontração.
E faz um excelente serviço em transmitir essas sensações para quem assiste. Tenho sérias dúvidas se alguém viu esse filme e achou que seria uma boa carreira seguir para o serviço de submarinos da marinha.
É um filme excelente, mas que deve ser assistido com o estado mental correto. Qual seria, não me atrevo a adivinhar no entanto.
Agora, se você preferir algo mais leve com quase o mesmo nome, tem esse ótimo livro do Claudio Paiva.
É bom mesmo. Só evite de confundir.