Mês da animação de ação – Silverhawks

Canhotinha bionica não é o bastante aqui.

Silverhawks nunca conseguiu se livrar do estigma de ser o sub-Thundercats, o “irmão mais novo e abobalhado.”

E nem parece ter se esforçado muito para isso.

Num futuro distante, o criminoso Monstro Estelar fugiu do planeta-prisão na galáxia de Limbo. A unica força da lei do lugar, o comandante Stargazer pede ajuda à Terra, que envia um grupo de ciborgues até Limbo. O líder QuickSilver, os gêmeos SteelHeart e SteelWill, o desnecessário alienígena assobiador CooperKid e o cowboy espacial ciborgue de moicano metálico, Bluegrass.

Com corpos robóticos para resistir à viagem interestelar, eles são os Silverkawks.

Que são personagens são bastante desinteressantes. Visualmente são fantásticos, os designs são excelentes, em especial os próprios Silverhawks com as mascaras baixadas. Mas eles em si…meh.

 

Os vilões sofrem isso ainda mais. O Monstro Estelar é outro vilão com uma transformação (e aqui até o mesmo dublador do Mumm-Ra), e embora seja fisicamente mais imponente, e até uma ameaça mais constante, não é um planejador como o Mal Sempre Vivo. Monstro Estelar e seu grupo são acima de tudo, criminosos, gangsters.

Ao contrário de alguns outros desenhos da época, esse vai piorando, e muito com o tempo. Outros Silverhawks, veículos e pássaros metálicos são acrescentados ao grupo, mas da mesma forma que os originais, são um porre.

Ao contrário de segmentos educativos de outros desenhos, aqui não temos lições de vida e coisa e tal, mas sim lições de astronomia, apresentadas como se fossem testes que Bluegrass passa num simulador para Cooperkid. Realmente interessante.

 

Na época, eu criei na minha cabeça uma timeline do Universo Unificado. Silverhawks está no futuro distante, e Thundercats ainda mais distante, onde os humanos abandonaram a Terra.

Na época dos Silverhawks a tecnologia de viagens espaciais ainda estava sendo aprimorada, o que demandava que os viajantes fossem ciborgues, dado o stress aplicado ao corpo. Quando de Thundercats, isso já havia sido superado à muito, por isso a policial espacial Mandora não tinha essas dificuldades.

 

 

Nem estou falando do fato de que o espaço ser respirável.

Ou o fato de que o lugar se passa na Galáxia de Limbo. Os escritores certamente subestimaram muito o tamanho de uma galáxia. A ação claramente se passa em um sistema solar apenas.

E uma coisa reparei agora. Bluegrass é coronel e o lider, Quicksilver é um tenente. Quer dizer, Bluegrass é de uma patente muito superior. Será por isso que ele pilota a nave Miragem e tem uma guitarra maneira?

Você nunca vai ser foda o bastante para ser um cowboy espacial cromado.

Silverhawks poderia ser muito melhor aproveitado se tivesse um foco maior em um elemento bastante presente, mas interessantemente, pouco lembrado. Muito noir. Um grupo de gangsters que anda em limousines. Um chefe de policia com um
escritório cheio de anacronismos, uma atitude de durão e suspensórios.

Se feito com qualidade poderia ser ótimo.

Mas não foi.

Termina que acabou sendo uma versão inferior de Thundercats e nunca pôde ser mais que isso.

 

 

Mas isso era muito bom.