Mês da animação de ação – Pole Position

Pelo menos essa corrida não é narrada pelo Galvão.

Uma coisa boa da apresentação, com boa musica como convém, é que, como usualmente, ela explica a premissa básica do negocio.

A Pole Position é um tipo de organização secreta ligada ao governo. Os irmãos Tess e Dan atuam sob o disfarce de pilotos de acrobacia de carro. os carros em si estão equipados com todo tipo de traquitana, em especial um modo hovercraft, que faz os veículos planarem um pouco acima do solo e um modo hidrofólio, tudo controlado por duas inteligencias artificiais chamadas Rodão e Wheels.

É aquele esquema bastante comum na época, então eles enfrentam bandidos, espiões, trapaceiros e coisas do tipo.

Pole Position se destaca por três pontos, justamente os que tornam um desenho, ou na verdade, qualquer outra obra, boa.

Os personagens são legais. Não falo apenas de Tess e Dan, mas mesmo a outra irmã, a menina Daisy é bem escrita, não tão bem como sei lá, Meu Vizinho Totoro, mas ela está anos luz de ser uma criança irritante de desenho.

Embora bastante presente na trama, ela não sai por ai enfrentando bandidos e resolvendo mistérios.  Quando se mete em algum problema é geralmente por estar no lugar errado ou por fazer as merdas que as crianças pequenas fazem.

Claro, o obrigatório bichinho, Faisca, é retratado com uma inteligencia quase humana, algo muito grande para um…. sei lá o que ele é. Falam que é um mico, mas parece um tipo de gato. Irritante, mas passável. Menos irritantes são as A.I.s Rodão e Wheels.

O outro ponto são as historias. Como já disse, eles enfrentam uma variedade de adversários, e as historias são geralmente feitas de modo inteligente e pouco óbvio, como no episodio em que partes de quadros são roubadas e no outro quando sequestram o bichinho. Menos criativas são as historias da cidade abandonada e a da ursinho, mas são assistiveis.

Por causa do terceiro ponto. A animação é em geral boa, embora preguiçosa em alguns momentos, mas a ação é bem feita, seja o mais corajoso que inteligente Dan agindo, seja as perseguições com os carros.

E por sinal, Tess se saiu melhor na sua escolha de veiculo. Tanto seu parceiro é o comedido Wheels, como seu possante é um muscle car fodão, um Ford Mustang Fastback 1960.

Uma outra coisa que torna Pole Position diferente é o fato de que não foi um desenho feito para acompanhar uma linha de brinquedos.

Acaba sendo que Pole Position é um desenho que eu gostei mais agora do que na época.