Mangá dos Cavaleiros do Zodíaco: PIOR do que você lembrava (parte 1)

Sim, o mangá é BEEEM ruim, mas vou começar a apontar “porquês”!

Quem acompanha a SALA DA DELICIA no Facebook já sabe que eu resolvi reler TODO o mangá clássico dos Cavaleiros do Zodíaco lançado pela Conrad láááá em 2001. Como eu fui percebendo que a quantidade de absurdos do mangá consegue superar E MUITO as do anime, resolvi fazer um post  apontando os mais “what the fuck” que vou encontrando a medida em que vou lendo. Ah, e não vou me ater apenas aos problemas da obra original não, também irei apontar as MUITAS cagadas com a tradução da saudosa Conrad. Essa primeira parte corresponde dos números 1 e 2 da editora. Então, comecemos!

1- Marin alerta Seiya par ao fato de que Cassios ( sim, escrito com “os” e não “us” na versão da Conrad) gosta de brincar com seus inimigos antes de matá-los arrancando-lhes a cabeça com um tapa. Segundo ela, ele arranca as orelhas, depois o nariz e, por fim, a cabeça inteira. No entanto, quando a “cena ilustrativa” aparece, Cassios está rodeado de cabeças mas todas com narizes e orelhas intactos.

 

2- Se a porcaria da luta do Seiya contra o Cassios é no dia seguinte, POR QUE DIABOS A MARIN ESTÁ ESPANCANDO O SEIYA AO INVÉS DE DEIXAR O MOLEQUE DESCANSAR PRA LUTAR COM 100% DE SUAS FORÇAS? QUE PORCARIA DE TREINAMENTO É ESSE?

 

 

3- Quando Cassios aparece pela primeira vez, Shina está ajoelhada ao seu lado prestando reverência ao Grande Mestre. Aqui, vemos que, em pé, ela seria pouco menor que seu pupilo. No entanto, na página seguinte, Cassios CONSEGUE PEGAR SEIA PELA CINTURA COM UMA MÃO SÓ! Ô, PORRA! ELE CHEIROU AS PARTÍCULAS PYM POR UM ACASO?

4- Acho que essa foi a luta em que o Kurumada mais se esforçou durante todo o mangá, pois ela envolve socos e chutes em uma coreografiazinha aceitável. O esforço do “””””””””mestre”””””” deve ter sido tamanho que, depois disso, quase todos os golpes se resumiam a mão balançando no ar abanando peidos imaginários.

Seiya NUNCA MAIS dá outro chute desses no mangá.

5-Seiya derrota Cassios, ganha a armadura na moralzinha…e precisa FUGIR da Shina durante a madrugada? Como assim? O que a Shina estava tentando fazer, que era matar Seiya e ROUBAR sua armadura, era completamente ILEGAL segundo as regras do Santuário. E essa quenga sai dessa sem sofrer punição? Porra, Marin! Vai na DP do Santuário e faz um BO, caralho!

6- Seiya coloca a armadura pra enfrentar Shina e tudo que me passa pela cabeça é “que armadura feia da porra…”.

7- Aliás, porra, Kurumada…tu me faz moleques de 13 anos dispararem golpes na velocidade do som capazes de abrir crateras no solo, mas o Seiya precisa colocar a armadura NA MÃO? PEÇA POR PEÇA? Não é a toa que a Toei não seguiu esse conceito merda…

8- Coletiva de imprensa com Tatsumi, o mordomo que DEVERIA ESTAR PRESO por abuso infantil, para anunciar o Torneio Intergalático, nome que não faz o menor sentido já que não temos alienígenas de galáxias diferentes se enfrentado. Não bastasse isso, Saori aparece e descobrimos que todos os jornalistas são cegos, coitados, pois começam a dizer coisas como “Nossa…ela é LINDA!”. Kurumada…no teu traço? Linda? Não fode, Kuruminha…

9- Enquanto Seiya esta a frente de seu tempo e aparece trajando calças de moletom, que se tornariam moda em 2018, Jabu parece ter roubado as botas de uma dominatrix.

10- O famoso flashback da Saori querendo fazer do Seiya seu cavalinho não apenas demonstra que essa filha da puta mirim era uma mal caráter do caralho, como demonstra que o Tatsumi é um filho da puta e que foi o melhor discípulo do maior filho da puta de todos, Mitsumasa Kido, que dava mais valor a filha adotiva que aos 100 filhos biológicos! Cadê o conselho tutelar quando mais se precisa dele?

11- De acordo com a própria Conrad na época, muitos dos erros de tradução eram propositais pra se aproximar da primeira dublagem do anime, feita pela Gota Mágica a partir das cópias faladas em espanhol e traduzidas mal e porcamente. Assim sendo, Jabu é chamado de “Cavaleiro de Capricórnio” e não de Unicórnio e ao invés de “Cavaleiros de Atena” ou “Cavaleiros de Bronze” ou apenas “Cavaleiros”, todo mundo que veste roupinha de lata é chamado de “Cavaleiro do Zodíaco”.

12- Aqui temos a primeira prova da total falta de talento pra se fazer um roteiro lógico do “”””””””””””””mestre””””””””””””” Kurumada. Seiya foi mandado embora do orfanato para treinar na Grécia e é separado de sua irmã, Seika. Mais adiante fica aquela punhetação de “Será que Marin é minha irmã?” que NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! Afinal, como diabos a Seika, que é derrotada POR UMA PEDRA na cena em que corre atrás do carro que está levando Seiya, iria conseguir se tornar a mestra na arte de meter a porrada cósmica nos outros no espaço de tempo em que o Seiya levou pra ir da Grécia ao Japão? E a Marin é claramente MUITO MAIOR que a Seika! Só se ela tivesse atravessado uma dobra no tempo e se entupido de hormônio no processo! Mas, tudo bem, segue o bonde do zodíaco.

A pedra não aparece no mangá .apenas no anime. E isso só PIORA as coisas, já que demonstra que essa infeliz conseguiu tropeçar nela mesmo!

 

13- Começa o torneio com o público falando o quanto estava ansioso para vê-lo em diálogos expositivos vergonhsos, dignos de um roteiro escrito por um menino de 12…ou pelo Kurumada. Durante a apresentação do torneio descobrimos que a fundação Graad inventou as telas de LCD. Em seguida, Saori aparece flutuando e descobrimos que, tal qual os repórteres, TODA A PLATEIA É CEGA, já que o “Nossa, como ela é linda!” se repete. Kurumada…tenha dó…tu não sabe nem desenhar um vestido pra dizer, pelo menos, que ela era “elegante”.

14-A chave do campeonato é uma zona numérica. Não me peçam pra explicar por que eu ODEIO matemática, mas  saibam que irrita profundamente o Vinnie pela total falta de lógica! Fica a imagem abaixo. Sáporra não deveria ser dividia em 5 lutas de 2 contra 2? O que houve aqui?

15- Até onde eu sei, a armadura não emana um campo de força que protege todo o corpo do cavaleiro. Os espaços desprotegidos estão vulneráveis e pronto! Assim sendo, a cabeça do Seiya deveria ter pipocado tal qual uma rolha de champanhe nas mãos do Geki de Urso já que, pelo que eu lembre, a armadura de Pégaso não tinha nenhuma gargantilha de bronze (que ficaria UM LU-XO com aquela tiara, verdade seja dita). No entanto, Seiya vence o Urso como bem sabemos, dando uma porrada de chutes que pareceram um só devido sua velocidade…e a total incompetência do Kurumada pra mostrar isso em um desenho.

16- Os computadores da fundação Graad deveriam ter uma armadura, já que conseguem captar os vencedores e ver os golpes muito antes que qualquer um.

17 Ban de Leão Menor, MELHOR CAVALEIRO DE TODOS, é INJUSTAMENTE derrotado por Jabu de “Capricórnio”.

18- Finalmente temos a aparição de Hyoga que, como todos já sabemos, costuma mergulhar no mar gelado e visitar o corpo de sua mãe enquanto, segundo o Godoka, chora lágrimas de porra. Sim, por que se fossem lágrimas elas não seriam gotas brancas flutuantes embaixo d’água.

19- Hyoga se sagrou um cavaleiro de bronze mas ia ser tipo um “Mendigo do Zodíaco”, já que não fazia A MENOR IDEIA DE ONDE A PORCARIA DA ARMADURA DE CISNE ESTAVA. Foi preciso receber uma carta do Santuário dizendo onde a armadura do ganso estava oculta com um “PS: Ah, mate os cavaleiros de broze também, façavor? E traz pão!”.

Bem, e essas foram as duas primeira edições da Conrad desta “MARAVILHOSA” obra que é CDZ. Lembrando aos mais “xovens” que a edição da Conrad era meio tanko, ou seja, eram apenas 100 páginas por edição. Entao fiquem ligados para a continuação dessa saga com muito golpes toscos, desenhos horrendos e uma trama sebosa! Até a próxima!