Hellboy: Tudo que você (talvez não) queria saber sobre o novo filme!

Sim, esse post é um SPOILER GIGANTE!

Portanto, se você não quiser saber nada sobre o vindouro filme estrelado por David Harbour no papel do vermelhão, aconselho-vos a ir ver o post anterior sobre o curta metragem do Homem-Aranha que vai te deixar com um sorrisão de orelha a orelha!

Bem, acontece que há um canal do YouTube chamado Mr H Reviews cujo o host afirma ter dois contatos que estavam na tão falada exibição teste de Hellboy de onde saiu a noticia de que o filme seria uma BOMBA! Bem, segundo as fontes do Mr. H, o filme está ANOS LUZ de ser uma tragédia e diz que, sim, existe um ponto fraco, e está nas motivações clichezentas dos vilões. Mas, até aí, os vilões inicias do Hellboy só queriam trazer o apocalipse pra Terra, coisa básica pra qualquer vilão envolvido com o oculto.

Mas as informações sobre o filme não pararam no básico e as tais fontes revelaram detalhes importantes da trama. A seguir falarei um por um desses pontos, então volto a avisar:

ATENÇÃO: SPOILERS A FRENTE!

1- O filme não é uma história de origem, já temos Hellboy estabelecido há anos. No entanto, sim, o inicio do filme reconta a origem do personagem em uma cena pra contextualizar os novos expectadores. Assim sendo, temos a aparição de Grigori Rasputin e Karl R. Kroenen. Obviamente o ator a interpretar Rasputin não será Karel Roden, que fez um ótimo trabalho no original, porém as fontes não revelaram quem é o novo ator. Ah, e tanto ele como Kronen estão mais fieis aos quadrinhos, com enfase para Kroenen, que foi transformado em um ninja silencioso na versão de Del Toro e nessa nova versão vai seguir a risca o personagem das HQs que é quase um alivio cômico e que, sim, fala. E fala MUITO!

2- É justamente nessa cena inicial que Lagosta Johnson, interpretado pelo ex-Homem de Areia, Thomas Haden Church, aparece junto com o exército americano e agentes do BPDP para impedir Rasputin, tomando o lugar que era do personagem Tocha da Liberdade que foi inserido nas HQs pelo seu criador, John Byrne, que estava a cargo de roteirista graças a insegurança de Mignola em escrever, sendo que ó havia desenhado até então. O personagem mói os nazistas na porrada em uma cena que é descrita como “épica” pelas fontes.

3- Trevor Broom quase mata Hellboy mas desiste no último segundo, ao contrário do longa de Del Toro, onde o futuro pai do “demonhão” é quem impede que os soldados americanos o matem.

4- A primeira cena do longa após essa introdução é o já adulto Hellboy perseguindo um vampiro. Aqui as fontes destacam a diferença entre o Hellboy de Harbour com o Hellboy de Perlman. Enquanto o de Perlman agia como um adolescente grandalhão, o de Harbour já seria um cara entrando na vida adulta, lá pela casa dos 18/19 anos.

5- Apesar de baseado em uma fase das HQs onde Hellboy já havia deixado o BPDP há tempos, no longa ele ainda faz parte da agência e é chamado à Londres para ajudar a caçar alguns gigantes. Essa parte é justamente retirada do arco Caçada Selvagem, onde Hellboy briga com alguns gigantes e os mata após perder o controle. No filme, ele não perde o controle mas a cena serve pra ilustrar o quanto ele é forte, sendo que derrota 3 gigantes no braço.

6- Assim como a fase na qual a HQ é baseada, Baba Yaga aparece no filme. Ela também reclama o olho que perdeu num confronto anterior com Hellboy e exige o do vermelhão em troca. Eles lutam e as fontes dizem que os movimentos e todo o jeitão da bruxa russa são absolutamente assustadores. Hellboy vence, tal qual nos quadrinhos, mas promete seu olho caso a bruxa o ajude a encontrar Nimue, a Rainha de Sangue.

7- Lembrando que o filme é para maiores, há cenas violentíssimas e outras perturbadoras. Uma delas está na aparição de Baba Yaga. De acordo com a lenda original russa, a bruxa roubava crianças. No filme ela aparece trazendo partes dessas crianças penduradas em ganchos, só não é dito se presos ao pilão que usa como transporte ou se na sua casa que se move com uma perna de galinha gigante.

8- Como já era esperado por quem conhece a “brilhante” carreira de Milla Jovovich após O Quinto Elemento, ela é apontada como o maior ponto fraco do filme, sobretudo em termos de interpretação. Como eu já disse antes, as motivações dos vilões já sofrem por serem genéricas e a coisa só piora com uma vilã que é uma triz de uma nota só. De acordo com as fontes, sua atuação alcança, no máximo, um nível de “ok”.

9- O poster já mostrou isso e me deixou feliz da vida: Gruagach está no filme! E o melhor é que, de acordo com as fontes, o personagem, que é dublado por Stephen Graham, é uma das melhores coisas do longa! As fontes dizem que há uma cena onde o demônio-porco vingativo invade uma igreja que é hilária!

10-  O professor Broom, interpretado pelo SENSACIONAL Ian McShane, ainda está vivo a essa altura, contrariando as HQs onde ele morre rapidamente e não se tem muito tempo pra se apegar ao personagem, e ao filme do Del Toro, onde ele está doente e é morto pelas mãos de Kroenen. Aqui ele será morto por Nimue. Talvez sendo obrigado a assistir os 7 filmes da franquia Resident Evil estrelados por Jovovich…que morte horrível…

11- Sim, a certa altura do filme, os chifres de Hellboy crescem, como já havia sido mostrado no poster e no trailer vazado. O que muita gente não sabe é que a espada que ele segura no poster…é a Excalibur! Sim, pra quem não sabe, Hellboy é descendente do Rei Arthur, um dos aspectos que eu não gosto muito na mitologia do personagem, apesar do Mignola conseguir arrumar uma boa desculpa pra isso. Aliás, Merlin aparece no filme pra dar explicações em uma cena dita como meio “nhé”.  Só que na cena em que os chifres do nosso querido Anung Un Rama crescem, ele perde o controle e faz algo diferente de qualquer coisa que já foi vista nas HQs: Ele invoca uma horda de demônios que começam uma carnificina empalando e rasgando pessoas em uma cena que as fontes descrevem como “gloriosa”.

12- Abe Sapien está no filme! Mas só nos minutinhos finais! Na verdade, na cena prólogo para a possível sequencia, se tudo der certo. Hellboy e seus novos parceiros de aventura, Alice e Ben Daimio ( o personagem oriental que iria ser interpretado por Ed Skrein, que saltou fora quando viu a merda que ia dar), estão numa fábrica abandonada procurando uma cobaia de testes fugitiva quando Alice descobre uma placa escrita “Icthyo Sapien” e uma mão anfíbia bate no que se revela um cubículo de vidro.

13- As fontes apontam de negativo apenas o fato de que o gore pode incomodar pessoas sensíveis (o que é, na verdade, bem positivo em minha opinião) e uma cena com relação a concepção de Hellboy envolvendo seu pai e sua mãe que foi descrita como “estranha”. Fora isso, o filme não aprece ter problema de ritmo e narrativa.

FIM DOS SPOILERS!

Bem, é óbvio que esse é o filme pelo qual estou mais ansioso para ver em 2019, pois sou fã adoroso do Hellboy (caso meu nick não tenha denunciado). E fico mais esperançoso ao saber disso, sobretudo depois de tanta gente apontar a primeira exibição teste como “um desastre”. A tranquilidade só é reforçada quando lembro que muita gente que viu a exibição teste de Batman v Superman disse que o filme era a melhor coisa com gente de pijama que eles haviam visto na vida e, bem…deu no que deu! Agora é segurar a ansiedade e esperar que esse putos lancem logo um maldito trailer! Estou cansado de ver e rever o vazado que foi filmado com uma Tek Pix…