Hellboy: Asylum Seeker! Aquele jogo que é, ó…

Ou “Jogos do PS1 que te fazem chorar…”!

Olá, jovos e jovas, caso vocês não estejam ligados nas novidades do mundo do cinema baseado em quadrinhos, fiquem sabendo que um novo filme do Hellboy foi anunciado PARA NOOOOOSSA ALEGRIA!!!

O cara correndo é o Hellboy indo em direção ao sucesso de um bom filme, o cara que passa voando é o Superman do Snyder falhando MAIS UMA VEZ!

Agora, se você, assim como MUITA GENTE, só conheceu o personagem por causa dos filmes dirigidos pelo Guillermo Del Toro e estrelados pelo Ron Perlman no papel do vermelhão e espera até hoje o que prometia ser um dos PIORES filmes de uma franquia (mas que você provavelmente ADORARIA, afinal você só conhece o personagem pelos filmes,lembra?), lamento (não muito, na verdade) informar que o novo filme será um reboot, ou seja, vai começar tudo do zero! Sim, exatamente como fazem com o Homem-Aranha a cada 6 anos desde Homem-Aranha 3.

Sei que você, fã do personagem dos filmes, pode estar chateado…já eu, e muito outros fãs do personagem na sua fonte original, os quadrinhos, estamos dando PULOS DE ALEGRIA! Por que?  Porque o filme será para maiores e, por isso, muito mais fiel a HQ original, carregado em doses de terror e violência. Não que Hellboy seja a HQ mais hardcore do mundo…mas os filmes do Del Toro suavizaram MUITO os tons das tramas das HQs, sem falar na leve distorção da personalidade do Hellboy, que deixou de ser um cara sisudo com piadinhas sarcásticas e que não precisava se esconder, pra se tornar um “meninão”  que gosta de se exibir mas que precisa se esconder da sociedade por ser diferente e que tem uma paixonite pela Liz Sherman (nas HQs Liz é a “crush” do Abe Sapien).

Ainda amo o primeiro filme ( e considero o segundo, apesar dos absurdos) mas sinto que terei um novo e melhor amor em breve! E esse poster é FODA!

Ainda amo o primeiro filme ( e considero o segundo, apesar dos absurdos) mas sinto que terei um novo e melhor amor em breve! E esse poster é FODA!

Na direção teremos Neil Marshal, que já é experiente no campo do terror com seus Dog Soldiers(2002)  e o aclamado Abismo do Medo (2005). No papel de Hellboy entra David Harbour, o xerife de Stranger Things. O filme tem o titulo provisório de “Hellboy: Rise Of The Blood Queen”, o que pode indicar Hecate como a vilã, personagem que já deu muito trabalho ao vermelhão nas HQs. Bem, eu ADOREI todas as escolhas e espero um ótimo filme.

O pior é que o David Harbour, assim como o Ron Perlman, lembra o Hellboy com essas sobrancelhas baixas, o nariz pequeno e o queixo quadrado!

O pior é que o David Harbour, assim como o Ron Perlman, lembra o Hellboy com essas sobrancelhas baixas, o nariz pequeno e o queixo quadrado! Excelente escolha!

“Mas, Hellbolha…o título do post não era sobre um jogo…?”. Ah, é! Era mesmo! Aliás, ainda é! Pois foi com o anuncio deste novo filme que eu lembrei justamente do jogo que falarei hoje. E aqui entra a história de como vi este jogo pela primeira vez: Lá pelos idos de 2002/2003 foi anunciado que Hellboy ganharia um filme pelas mãos de Guillermo Del Toro em 2004. Já tendo ouvido falar do personagem mas sem nunca ter lido nada dele, pois suas HQs era sempre as mais caras da banca (sim, a Mythos já era mercenária naquela época), acabei achando uma edição sem capa por um real em um sebo e outra edição encalhada pela metade do preço numa banca. A edição sem capa era a “Hellboy: O Gigante Infernal” e a pela metade do preço era “Hellboy: Os Lobos de Santo Augusto”. Lembro que caí de amores por “Os Lobos de Santo Augusto” que tinha uma arte belíssima e uma baita história envolvente (segue como uma das minhas favoritas até hoje) e adorei “O Gigante Infernal” e só queria mais e mais de Hellboy.

Hellboy-The-Wolves-of-Saint-August-2

A belíssima arte de Os Lobos de Santo Augusto (ou Santo Augustinho, como ficou na Edição Histórica da Mythos).

 

Apanhando em Os Lobos de Santo Augusto...

Apanhando em Os Lobos de Santo Augusto…

 

...e apanhando em O Gigante Infernal. Mas sempre duro na queda!

…e apanhando em O Gigante Infernal. Mas sempre duro na queda!

O personagem tinha ganhado meu coração e, um dia, numa viagem a casa de um primo numa cidade vizinha, vi ele jogando um jogo estrelado pelo vermelhão em seu altamente tecnológico e luxuoso computador bege com Windows 98. Fiquei maravilhado mas não cheguei a jogar (não lembro o por que).Por anos fiquei com esse jogo na cabeça até que ele sumiu. De tempos em tempos eu recordava mas nunca ia atrás, até que após o anuncio do filme, resolvi fazê-lo. E este é um daqueles momentos em que você percebe que certas coisas deveriam ficar só na memória mesmo…

“Hellboy: Asylum Seeker” ou “Hellboy: Dogs of the Night”, como é chamada sua versão para PC, é um jogo de PS1 desenvolvido pela Dreamcatch Interactive, que deveria se chamar “Nightmarecatch not so Interactive” dada a qualidade NOJENTA deste troço que eles tiveram a pachorra de chamar de jogo!

Essa capa com arte do Mignola dá tanta esperança, né...?

Essa capa com arte do Mignola dá tanta esperança, né…?

Quem viveu a era do PS1 sabe que temos perolas da ruindade, como o jogo do Batman do Futuro, Mortal Kombat; Special Forces, Street Fighter: The Movie, Blade entre outros ícones da fedentina virtual. No entanto, “Hellboy: Asylum Seeker” dá um passo além e passa a merda na sua cara! O jogo é claramente inspirado em Resident Evil e não consegue imitar ABSOLUTAMENTE NADA de bom do survivor horror da Capcom. Pra começar, os quebra cabeças são uma porcaria que consistem em apertar botões feito um retardado, o personagem não usa sua arma ou sua icônica mão de pedra desde o inicio, derrotar os inimigos é um esforço hercúleo graças a PÉSSIMA jogabilidade e a mudança de câmeras repentinas é algo de dar ódio. Bem, pelo menos nisso ele imitou perfeitamente Resident Evil…

Eu joguei por uns 10 minutos, depois disso eu já estava querendo caçar cada um dos desenvolvedores dessa porra e perguntar “QUAL ERA O PROBLEMA DE VOCÊS?”. E sabe o que é pior disso tudo? O jogo parece ter sido feito em 1994,ano de lançamento do PS1, mas NÃO… O JOGO É DE 2001!!! COMO ESTES INFELIZES, TENDO JÁ ÓTIMOS EXEMPLOS DE ADVENTURES COMO TOMB RAIDER, MDK, DINO CRISIS, SOUL REAVER E A PRÓPRIA SÉRIE RESIDENT EVIL, ME LANÇAM ALGO NESTE NÍVEL DE BOSTABILIDADE???

Você entendeu tão bem o que está escrito nesta tela quanto os desenvolvedores deste jogo entendem de fazer bons jogos.

Você entendeu tão bem o que está escrito nesta tela quanto os desenvolvedores deste jogo entendem de fazer bons jogos.

Bem, sete anos depois a Konami sanou o mal e lançou “Hellboy: Science of Evil” para PS3, dessa vez totalmente baseado no universo dos filmes. Se é bom? Não sei! Mas, com toda certeza, é MUITO MELHOR que essa porcaria lançada em 2001 por estes estupradores de consoles. Enfim, como eu já reclamei demais, vou fechar este post com este vídeo deste coleguinha falando de toda a beleza plástica e de toda a lógica aplicada nesta “maravilha” de jogo com todo o bom humor que o mesmo pode proporcionar…
E ACABOU ESSA PORCARIA!