Guerra Civil II e alguns pensamentos porai

Coisas vagas… soltas no ar… tipo a flecha que varou a cabeça do Banner.

 

E se preparem, quando começo a escrever aleatoriamente, vai longe.

Um estranho fenomeno acontece na Marvel. A qualidade de suas produções cinematográficas e de quadrinhos se tornaram um reflexo invertido uma da outra.

Os filmes estão legais e os quadrinhos, um lixo radiotivo. Vamos analisar essa imagem de Guerra Civil II.

marvelnowfinal-c34da

Do lado esquerdo temos: Foolkiller (Matador de Idiotas), Solo, Jessica Jones, Homem de Ferro(Tony sem cavanhaque ou Dr. Destino bostolão), American Kaiju, Capitã Marvel, Thor, Slapstick, Capitão Botafogo, Pantera Negra, Gamora, Maria Hill, Elecktra e Cable.

E do lado direito: Gwenpool, Mosaico, Garota Esquilo, Iron Heart, Vespa, Gatuno, Homem Aranha, Hulk, Gaviã Arqueira, Dr. Estranho, Miss America Chavez e a Garota Lua.

Vamos destacar alguns, me acompanhem.

Foolkiller e Solo – São versões genericas do Justiceiro. A Marvel vem tentando fazer esses dois emplacarem há anos e é a primeira vez que eles aparecem em uma megasaga, fora para compor cenário em alguma outra.

American Kaiju – A Marvel perdeu os direitos do nome Godzilla. Então vamos dar outro nome e pronto.

Jessica Jones – Ficou relegada a ser a “esposa do Luke Cage” praticamente desde o final da sua revista. Aparece, fala uma coisa foda, dá um gás nas resoluções do cara e volta a sumir.

Capitã Marvel – Nunca teve historias boas sozinha. Era, e é, uma boa coadjuvante no entanto. Mas com ou sem maiozão atochado não conseguiu nenhum destaque. Colocaram ela num uniforme mais militar foda, pra agradar um pessoal estridente aí e não ajudou em nada.

Thor – Depois de ter dado CPF e RG pra Jane Foster, achou o martelo do Thor Ultimate.

Slapstick – Alguém na editora pensou que eles deveriam ter outro Deadpool, um que eles poderiam usar num filme futuro, já que o original está com a Fox. Então, vamos tentar dar destaque para uma das besteiras dos anos 90. Um Máscara muito piorado.

Gamora – O que caralhos a  “mulher mais perigosa da Galáxia, que no filme apanha de todo mundo” está fazendo aqui, não sei. Do ponto de vista da história pelo menos. Já do ponto de vista de cinema, é bem óbvio.

Não sei o que pensar atualmente da Elecktas e nem porque alguém anda com a Maria Hill.

Cable – ah. reparem que é o unico mutante aqui. Ele deve ter alguma a ver com a quizumba X-men e Inumanos. Mais disso depois.

E houve a morte do Máquina de Combate.

E houve a morte do Máquina de Combate.

Vamos para o outro lado.

Gwenpool – Uma ótima safadeza. Ela não é nem a Gwen Stacy nem o Deadpool, mas tem elementos dos dois personagens e um nome perfeito para enganar as pessoas a comprarem o gibi. Que na verdade, não é de todo ruim.

Garota Esquilo – A piada mais infame da Marvel, ou pelo menos, a piada intencional mais infame. Também está em um gibi horrivel com traços igualmente ruins.

Iron Heart – a minha dúvida era, como aquele cabelo caberia no capacete sem atrapalhar ou ficar incomodo. Me garantiram ser possivel, então está ok. E talvez resolvam desenha-la com a aparencia de uma guria de 15 anos, não como uma mulher de 30.

Vespa – a filha do Hank Pynn e sua primeira esposa, que alguém lembrou existir, láááá nos anos 60. A esposa quero dizer. A filha é retcon.

Gatuno – BWHUAHUAHAUHUAHUA o Gatuno….. por tudo que há de mais sagrado…. o Gatuno….

Homem Aranha – Miles Morales. O Ultiverso estava uma bosta e deveria ser demolido depois de Guerras Secretas. Mas havia um problema. O novo Aranha vendia bem, e mais, era negro. A solução foi enfia-lo à força na nova Terra 61616-5549. Felizmente Bendis, o criador do personagem não permitiu que ninguém estragasse Miles. E resolveu estragar ele mesmo.

Hulk – A mixordia toda começou porque o Inumano plot device – Ulysses, sonhou que o Hulk iria matar a geral. Então a Capitã “Eu assisti Minority Report” Marvel leva sua cambada até o Banner, que não hulkava há quase um ano (o equivalente Marvel a uma semana Franklin Richards ou 9 anos Valéria Richards) e ahá. O Gavião Arqueiro mata ele. Na verdade foi suicidio assistido, mas não importa. O fato é que Hulk-Cho começou a ficar putaço, que ele não era. E tenho certeza que, quem Ulysses viu atacando o pessoal foi o Hulk Topete. Mas ele não é obrigado a acompanhar as putarias de troca de identidade da Marvel. Pra ele, bem como pra praticamente todo mundo aqui, Hulk é o Bruce Banner.

Dr. Estranho – com machadão. Besteira. Próximo!

Miss America Chavez e a Garota Lua. Não conheço muito as duas. Miss America tem os poderes padrão Superman (voo, invunerabilidade, super força)  além de poder abrir portais para outras dimensões. E a Garota Lua é o remake de um personagem bem obscuro, e ruim, o Garoto Lua e o Dinossauro Demonio, criados pelo Kirby. As historias não estão assim tão ruins.

Previram que a Marvel vai criar uma continuação de Guerra Civil? Cancelem o programa precog, Ninguém seria tão idiota.

Previram que a Marvel vai criar uma continuação de Guerra Civil? Cancelem o programa precog, Ninguém seria tão idiota.

E temos essa declaração do editor Axel Alonso:

“Nós estamos criando revistas que se conectam com leitores de todos os tipos. isso tem sido um processo natural e organico para nós, e tem havido uma evolução para nós nos ultimos anos. Olhando para o teaser agora, eu percebo que pela primeira vez você tem cinco personagens caucasianos, cinco afro-americanos, um Hulk coreano-americano – é mais diverso do que eu jamais poderia imaginar, e eu acho que isso é uma coisa boa”

Não estou dizendo que diversidade é ruim, mas isso não reflete nem a propria demografia americana, já que apenas 11% da sociedade lá deles é composta por negros.

“Mas Zuráste, muitos negros leem quadrinhos e gostam de se sentir representados.”. Isso é obviamente verdade. Mas mesmo entre esse segmento dos leitores, você dificilmente vai achar um fã do Raio Negro ou até do Máquina de Combate. O Pantera pode ter fãs, porque teve boas historias, mas dificilmente é lembrado, exceto pela galerinha mais “consciente”.

E a declaração de Alonso não poderia ser mais cheia de buracos. Não é um “processo organico” Essas mudanças são enfiadas goela abaixo das equipes criativas e não são bem aceitas nem ali.

O que nos leva a situação dos Inumanos e dos X-men. A Marvel tem tentado, desesperadamente e com graus variados de sucesso, emplacar os Inumanos, já que não tem controle da franquia de cinema dos X-men. O conceito é parecido, afinal. Esse pensamento fez o Quarteto Fantastico desaparecer inclusive.

Mas, como os mutantes ainda vendem, e muito mais, que os Inumanos, não é uma questão de cancelar os caras, e sim tentar mudar o interesse do publico, de A para B.

socialfeed-info-it-s-a-grudge-match-between-the-inhumans-and-xmen-with-jeff-lemire

Mas dificilmente dará certo. Ninguém consegue tornar os Inumanos legais por muito tempo. E não foi por falta de gente de talento tentando. A alternativa parece ser então diminuir os X-men para um minimo possivel, evitando propaganda para a Fox. Mas parece que estão bolando uma pilantragem chamada Resurrxion (e teve gente que riu de Terminator Genesys), então podemos esperar mais soluções remendadas vinda porai.

Bha. Esse post ficou muito maior do que esperava e eram só algumas coisas que precisava ventilar.

No fim das contas, o melhor mesmo é esperar o próximo ciclo de boas revistas da Marvel, que deve ocorrer daqui uns seis anos, aproximadamente.

Zweist
29/09/2016