Dracula Untold
E cola esse cu na parede…
Dracula Untold (Drácula: A História Nunca Contada no Brazil) é um filme de ação e fantasia de 2014, é o primeiro filme dirigido por Gary Shore e estrelado por Luke Evans (O Hobbit de 2013, Três Mosqueteiros de 2011 e Velozes e Furiosos 6 de 2013), Sarah Gadon ( O Homem Duplicado de 2013), Dominic Cooper ( o pai do Tony Stark…), Art Parkin (o Rickon Stark de Game of Thrones) e Charles Dance (o Tywin Lannister de Game of Thrones e MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, ELE É O MEU IRMÃO NUMPS E ME PERDOOU !!!).
O filme se passa em uma Romênia medieval, e mostra o príncipe Vlad Dracul (Luke Evans) do trono da Transilvânia, ex refém político e treinado pelos turcos, ele tenta restabelecer seu povo e viver em paz. Ao encontrar elmos de batedores turcos com marcas de luta em um rio ele decide investigar o ocorrido e pessoalmente sobe o pico do dente, uma montanha sombria em meio ao território de seu principado. Lá ele encontra vários cadáveres turcos e alguma coisa que mata dois de seus melhores homens.
Na volta para casa ele passa em um monastério e lá um monge lhe conta as lendas sobre a montanha e que lá havia um vampiro, um homem condenado a viver eternamente se alimentando de sangue humano e banido da luz. Já em seu castelo em meio a uma festa, ele recebe uma inesperada visita de um emissário turco, que busca descobrir o ocorrido com a tropa de batedores (é ai que começa a merda…), acusando os Transilvanos de terem matado seus homens e exigindo mil crianças como forma de pagamento pelo incomodo. Tentando meios pacíficos de argumentar com seu irmão de criação o Sultão Mehmed (Dominic Cooper) ele tem uma resposta inesperada e ainda uma punição maior, ceder seu próprio filho (Art Parkin) ao Sultão.
De volta a suas terras ele se vê em conflito com sua esposa Mirena (Sarah Gadon) que não admite ficar longe do filho. No momento da entrega da criança mesmo resistindo as provocações dos emissários turcos ele decide não enviar a criança e MATA GERAL SOZINHO (essa cena é massa). Ali ele assume o risco, depois de matar os homens do sultão ele não vê outra alternativa, manda seus homens levarem seu filho de volta ao castelo, toma o cavalo de um dos turcos e vai em direção a caverna na qual perdeu seus homens, com esperança de que uma alternativa sombria lhe de forças para salvar o seu povo.
Depois dessa putaria toda é que se desenvolve o filme…
Não que eu tenha desgostado do filme, mas eles romantizaram demais a parada, tu entende as motivações dele, o por que ele empalava as pessoas e etc…mas isso não torna o fato menos horrível. Transformaram ele em um herói, que faz até o impossível para salvar o seu povo e sua família. Tirando algumas incongruências históricas como chamar a Valáquia (nome do local na época) de Transilvânia e de fatos pouco explorados como Vlad não ser o “filho do Dragão” por causa de sua família e sim por seu pai ter sido membro da Ordem do Dragão e ostentar isso em estandartes, ela era uma das maiores frontes de cavalaria cristã contra os Turcos e que os impediram de invadir a Europa inúmeras vezes.
Outro fator pouco explorado foi o que criou o mito do Drácula, o fato de ele impor medo nas pessoas, não por ser um grande guerreiro…mas por ser um sádico. No filme ele aparentemente “se aposentou” de ser o empalador enquanto isso há relatos de que o Drácula original gostava de almoçava em frente a barreira de estacas com pessoas recém empaladas, assim como torturava prisioneiros. Há a história de que uma vez Vlad encontrou um homem com as vestes sujas, e lhe perguntou o porque daquilo, o homem lhe respondeu que sua mulher não tinha afinidade com os serviços domésticos e então em praça pública ele mandou cortar uma das mãos da mulher, para que ela servisse de exemplo para as outras, de o que aconteceria caso elas não atendessem as necessidades dos seus maridos. Outro fator com contribuiu para o “monstro” foi a hipótese de ele tinha Lúpus, uma doença auto imune que poderia gerar algumas alterações físicas (qieda de cabelo, dores nas articulações), sensibilidade a luz e transtornos de personalidade.
Bueno desligando meu CÉLEBRO (e tentando não ser tão chato) é um filme legalzinho para se assistir com os amiches, mas eu não o veria no cinema se fosse você (até pq eu acho que ele já saiu de cartaz a essa altura do campeonato).
E aí, já assistiu ? Comenta ae…ou não.
o/