Dr. Sono – por Evandro
Quase dormi com esse nome.
Mais de 30 anos se passaram desde os acontecimentos do hotel Overlook, Danny Torrence agora um adulto, se tornou um alcoólatra igual seu pai, vivendo da pior maneira que se pode imaginar.
Ele então resolve retomar a sua vida, muda de cidade, faz novas amizades, entra para o AA, tudo parece bem durante 8 anos, até ser encontrado por Abra, uma garota que é tão iluminada quanto ele, e que precisa de sua ajuda, pois está sendo perseguida por um clã riponga/vampiro chamado Verdadeiro Nó, que se alimenta dos iluminados para conseguirem imortalidade, cabe a Danny decidir se ajuda Abra ao mesmo tempo que precisa enfrentar novamente todos os fantasmas da sua infância traumática.
O filme funciona como uma continuação direta do Iluminado de Stanley Kubrick, todos os flashbacks remetem ao filme de 1980, desde a caracterização dos personagens, Danny criança, sua mãe, seu pai, (um ator com as feições do Jack Nicholson) até os cenários, o Overlook nesse filme por exemplo, possui um labirinto no jardim, igual ao filme, diferente do livro, que eram animais feitos de arbusto.
Gostei bastante do que vi, não vai ser o filme do ano, mas cumpre seu papel no quesito entretenimento, achei uma ótima continuação, não é um terror de sustinho, está mais para um suspense sobrenatural, a vilã Rose Cartola interpretado por Rebecca Ferguson está excelente, as batalhas psíquicas que ela trava com Dan e Abra tem ótimos efeitos na tela, falando em Abra (Kyliegh Curran) é uma personagem muito legal, diferente de Dan ela aparenta curtir muito ter seus poderes de iluminada, chegando a bater de igual pra igual com Rose em diversos momentos. Ewan McGregor está ok no papel principal, ele consegue passar bem a aura de alguém, que herdou o pior lado do seu pai e precisa lutar contra isso a todo momento.
Algumas coisas me incomodaram, começando pela duração do filme, 2h30 que ficam meio arrastadas em alguns momentos, eu realmente dei umas apagadas no cinema, ele poderia ter uns 30 minutos a menos, o destino de alguns personagens me desagradou um pouco, algumas coisas poderiam ter tido uma resolução melhor.
Eu não li o livro, mas fui atrás de informação, e o final é diferente, tinha achado um final ok para a história, mas depois que fiquei sabendo como o livro termina me peguei pensando, porque não usaram o mesmo?
Fica o questionamento para quem for assistir, comentar depois se gostaram do final.