Dr. Esquisito – o Mago Piruleta
Tem spoiler lisérgico nessa porra. Foda-se.
Amiguinhos! Mais uma vez a Marvel segue acertando na execução de seus filmes. Mais uma vez os dcnecos choram! Mais uma vez a DC chupa nervoso. Enfim… um dia normal no marvelverso.
Dr. Esquisito narra a história do Dr. Estêvão Estranho, um médico cubano de renome radicado nos EUAses após abandonar sua função de guerrilheiro cubano infiltrado no Barzil. Por sua posição de quatro na sociedade, sua fama e prestígio (não prestígio sinônimo de reconhecimento, e sim o chocolate prestígio que carregava nos bolsos), Estevão tem uma postura arrogante e egoísta com as pessoas à sua volta.
Estranho também era munido de grande ambição e inteligência, alçando voos cada vez mais altos em sua carreira. Contudo, um acidente durante uma punheta ambidestra nervosa impingiu-lhe graves e irreversíveis lesões nos músculos e tecidos e cartilagens e nervos e ossos e unhas e cutículas das mãos, impedindo-lhe de prescrever dipirona digo, impedindo-lhe de exercer a medicina.
Desesperado, Estêvão Estranho recorre a inúmeras garrafadas na esperança de se curar, mas tudo em vão. Sua amargura com a sucessão de insucessos lhe afasta mais e mais de seus convivas. Numa sessão de fisioterapia com um cara ruivo, Estranho é informado a respeito de um cabra que voltou a andar depois de um sofrer de um lumbago fodido aparentemente incurável. Estranho encontra-se com o sujeito que lhe dá então o endereço de onde ele deve procurar pela curra milagrosa (AAAHHH CARAAAALHO)… digo… cuRa milagrosa… mas o lugar fica bem no meio do cu do mundo… em Capão Redondo.
Estranho peregrina então até a pqp e acaba encontrando o terreiro administrado pela Mãe Nabiu. Ela lhe dá um chá de fita VHS de A Origem que lhe abre a mente para novas percepções. Já viciado no tóxico lisérgico, Estranho fica lá de bobeira aprendendo uns bagulho muito doido enquanto fuma bala Juquinha.
Contudo, Jeremias, um pastor com sombra nos olhos, ex-drogado, ex-aidético, ex-ator pornô, ex-viciado em pôquer e ex-discípulo de Mãe Nabiu quer tocar o terror no mundo transformando-o num grande templo filiado à Igreja Assembleia de Dormammu. As coisas então ficam mais agitadas.
Nessa putaria toda, Estranho – já manjando das bazinguêra mágica após três módulos de um curso IUB à distância, descobre que Mãe Nabiu representa uma ordem mística que tem como tarefa proteger a Terra de se tornar uma Assembleia de Dormammu.
Muitas coisas envolvendo lutas de magia, lutas físicas e lutas astrais em cenários lisérgicos de A Origem se sucedem quebrando paradigmas de filmes de heróis, estuprando a Termodinâmica bem como conceitos de espaço e tempo.
A coisa fica fudida de tal forma que Estêvão tem de ir enfrentar Dormammu cara a cara munido de sua astúcia – com um pouquinho assim, de malandragem – e seu relógio de Agamotto. Daí, tirando quem morreu, todos se salvaram.
De modo a evitar que outras ameaças místicas venham a violar o Oco de Agamotto do Planeta Earth, Estêvão se torna então o Dr. Esquisito: mago piruleta defensor da Terra.
Findada a película, temos a cena pré pós créditos… cena pós créditos… e todos saindo felizes e contentes do cinema satisfeitos com mais uma vitória Marvel.
Bem, agora falando sério… curti MUITO o filme. Senti em meu oco a mesma sensação que tive assistindo o filme do Gaxinim de Trabuco e Seus Amigos. O fato de tais filmes saírem um pouco da já “habitual” fórmula dos outros filmes de heróis da Marvel contribuem sobremaneira para essa sensação de encantamento e euforia. O roteiro é bem executado, com pouquíssimas incoerências ou forçações de amizade (MAAAAARTHAAAAAAAA!!!!!), tem uma fotografia linda (CARAAALHO QUE SÃO AQUELAS PAISAGENS LISÉRGICAS… COISA MAIS LINDA DE MOEBIUS) e atores muito competentes.
ENFIM… FILMÃO BOM DA PORRA! ASSISTAM E AJUDEM EM MAIS UM BILHÃO NO MCU!