Dossiê Macross parte 2- Macross Do You Remember Love?
Você se lembra do amor?
Pode ser. Imagino que alguns de vocês foram amados pelo menos por suas mães. Mas enfim.
Produzido em 1984, meros dois anos após a estréia da série, o filme Macross Ai Oboete Imasu ka é um resumo, muito resumo mesmo da série. Isso é bastante comum em animação japonesa. Como é necessário espremer dúzias de capítulos em umas duas horas, muita coisa fica de fora ou é mudada e aqui isso é bastante evidente.
Macross: Do You Remember Love? começa com a Macross já no espaço, sob ataque dos Zentradi. Minmay já é uma cantora estabelecida, Hikaru já é piloto militar e ainda não teve contato com Hayase, exceto profissional. Durante um show de Minmay, alguns Zentradi invadem a Macross e Hykaru intervêm impedindo que Minmay seja morta.
Da mesma forma que na série eles ficam presos em uma sessão isolada da nave por vários dias e as coisas vem e vão e tals. Enfim eles são libertados e tals, segue o filme.
É interessante notar as diferenças entre o filme e a série. Algumas são bastante óbvias, como a produção e a animação consequentemente serem muito superiores, com os personagens sendo muito mais bem desenhados. Mas é interessante notar algumas não tão obvias à principio.
A dinãmica do triangulo Minmay-Hiraku-Hayase é bastante diferente aqui. Hikaru tem uma grande paixão por Minmay, mas parece ser muito devido ao fato dela ser um ídolo. Minmay parece gostar dele de forma mais natural digamos. A posição de Hayase é mais frágil aqui do que na série, embora a série aborde um pouco mais a diferença de idade entre ela, mais velha, e Hikaru (é uma diferença pequena, mas que a perturba).
Minmay assume uma persona mais frágil aqui e tem menos atitudes antipáticas do que na série.
E falando de Minmay, a música dela também mostra uma grande diferença. As canções criadas para o filme, Ai, Oboete Imasu ka e Tenshi no Enogu são muito diferentes das cantadas na série original. Embora as da série tenham mais variedade em estilos, soam, digamos “adolescentes”. As do filme transparecem uma maior maturidade, perceptivel até na voz de Mari Iijima. Talvez isso seja porque Minmay já é uma cantora veterana e definitivamente mais madura no filme. Ou pode refletir simplesmente o amadurecimento da própria Iijima, como dubladora e cantora.
Outras mudanças incluem mais informações mostradas sobre a Protocultura, a batalha final e a dinamica das guerras dos Zentradi. Aqui os Zentradi lutam contra as Meltrandi, as Forças de Reconhecimento não são sequer mencionadas. A Macross é uma nave Meltrandi acidentada e, ao invés de ter dois navios de combate como “braços” tem duas plataformas espaciais ARMD.
Uma mudança confusa é sobre a Terra e os sobreviventes. No filme, os humanos à bordo da Macross são tudo que restou da raça humana no universo, algumas dezenas de milhares. Na série, a impressão que dá, é que houveram grupos de sobreviventes do bombardeio Zentradi aqui e ali. Essa impressão é reforçada por dois fatores. Em certo momento da série, Minmay e seu empresário/primo Kaifun estão fazendo shows em pequenas comunidades. O que não faria sentido se não houvessem mais sobreviventes. O outro ponto é sobre as frotas de colonização lançadas anos depois pelo governo da Terra. Não haveria gente o bastante para habita-las ou mesmo tripula-las em uma população inicial tão pequena em um espaço de tempo tão curto, a primeira, Megaroad 01, sendo lançada dez anos após o fim da série. Mesmo com o reforço das populações Zentradi, mesmo que todos tenham se dedicado a fazer sexo como loucos, não haveria tempo e população. Mas isso é besteira minha, sigamos.
A batalha final é ainda uma das mais espetaculares já animadas, com as forças da Macross e seus aliados Zentradi e Meltrandi lutando contra a gigantesca, muito gigantesca estação de combate do líder Zentradi, Bodolza.
Embalada pela mais bela canção de anime (não é minha opinião. é um fato, como a gravidade), o clímax do filme é emocionante além das palavras.
FLASHBACK 2012
Nesse especial, algumas das últimas pontas soltas da série são amarradas, mostrando a decolagem da primeira nave do plano de colonização, a SDF Megaroad 01, capitaneada pela agora comandante Hayase e o último show de Minmay, que resolve se aposentar.
É essencialmente um musical com as músicas de Minmay, mas mostra alguns fatos que ficaram de fora da série e do filme. Parte do especial foi acrescentada na Perfect Edition do filme.
E agora um fato para que coisas fiquem estranhas.
De acordo com o diretor e bolador da idéia da série, Shoji Kawamori, cada série ou filme de Macross é, na verdade uma série ou filme exibido na série posterior. Entendeu?
Ou seja, a primeira série Macross que vimos é uma série de tv que era exibida no periodo de Macross 7. Isso fica claro quando um personagem de Macross 7 sai do cinema e ele estava assistindo Macross Do You Remember Love?. Da mesma forma, Macross 7 era uma série que passava na tv em Macross Frontier e por aí vai. Ou seja, NUNCA vimos os fatos reais, apenas versões deles. O que faz algum sentido se pensarmos em coisas como a ligeira diferença da personalidade de Minmay na série e no filme e a aparencia dos Zentradi Exedore e Britai por exemplo. E seguindo por esse raciocinio, jamais veremos os fatos como foram.
Ou vocês podem ignorar isso como “autor viajando nas drogas”. Parece fazer mais sentido.
De toda forma, Macross Do You Remember Love? encerra com chave de ouro a fase mais clássica de Macross e abre caminho para o restante da franquia.
E pra encerrar:
Veja a primeira parte aqui.