DOOM – Há 20 anos conhecemos o inferno
Há vinte anos o inferno pavimentou o caminho do futuro.
O ano de 1993 foi marcado por várias idiotisses que as pessoas ficam lembrando, como a eleição do Clinton,o Nobel da Paz do Mandela, o começo do Plano Real e besteiras assim, mas pouca gente dá relevancia ao fato de que, em 10 de dezembro, foi lançado Doom.
A historia, é até que bem bolada. A humanidade está tentando explorar o espaço, mas não há como. A mais avançada tecnologia criogenica nos permitiu chegar a Marte, mas é inviável para ir mais longe ou transportar grupos grandes de pessoas. A solução parece ter vindo com a pesquisa experimental de portais dimensionais. O portal deveria ligar as instalações de pesquisa nas luas marcianas de Fobos e Deimos. O problema é que a dimensão que o portal atravessa é o próprio inferno e o seu habitantes saem pelo portal pra tocar o pânico. A instalação em Deimos sumiu. Junto com a lua inteira. E após a morte de todo o seu pelotão, você, como último space marine (fuzileiro espacial) tem que limpar essa zona toda.
Para isso você tem que cruzar os niveis infestados de demonios e os cadaveres possuidos de outros fuzileiros, locais tóxicos e diversos outros problemas. A principio armado apenas com um revolver e seu próprios punhos. É de vital importancia que você explore os labirinticos ambientes em busca de armas melhores, munição para elas, kits de saúde e outros power ups, além de procurar as obrigatórias chaves de acesso.
No primeiro Doom você não pula ou se abaixa e algumas coisas parecerão estranhas comparados aos jogos atuais, em particular o fato que não é preciso mirar bem. Se o inimigo estiver na frente da sua arma, você o atinge, mesmo que ele esteja acima ou abaixo de você. Outra coisa é o comportamento dos monstros, eles são extremamente agressivos e não usam tática alguma, apenas vem pra cima de você mordendo e atirando como loucos.
Os combates são frenéticos em razão disso e extremamente agitados. Uma coisa comum em Doom é que, em um certo momento, principalmente nas fases mais avançadas você vai ficar bastante tempo procurando chaves ou passagens em ambientes já vazios, cercado apenas pelos cadáveres dos monstros que você matou. Doom nessas horas recompensa os pacientes e atentos.
Doom é sucessor direto de Wolfenstein 3D, mas muito melhorado, tanto nos cenários quanto na jogabilidade mais afinada, músicas e tudo mais. Por isso é que Doom é mais lembrado como primordio dos FPS do que Wolfenstein 3D. Doom foi também, por muito tempo o bode espiatório favorito por massacres como o Columbine, tanto pela sua violência quanto pelo tema satânico. E a porra dos FUZILEIROS NAVAIS americanos criaram um mod de Doom para “treinamento”.
Vamos aos importantes legados de Doom?
O primeiro FPS popular. O primeiro a poder ser jogado em rede, e depois realmente online, em cooperação ou Deathmatch. O primeiro a criar uma comunidade de Mods, os lendários WADs.
AINDA HÁ mods de Doom sendo feitos até hoje, um dos mais fantásticos tem o simpático nome de Brutal Doom. Basta ter Doom ou Doom II instalados e essa belezura vai torna-lo ainda mais sangrento, intenso, violento, dificil e foda em geral. Não é dificil de achar. Inclusive eu tenho o link aqui, mas não vou passar. Procurem. É isso que difere FPSs old school dos atuais que te dão tudo mastigado e curam sua energia por se esconder como um bundinha.
Eu realmente gosto de FPSs atuais e tenho vários, mas não dá pra pensar que era mais simples e desafiador simplesmente ser jogado em um ambiente hostil, sem tutoriais, sem cutscenes. O pensamento da industria era “Se vire logo de cara e tente não morrer, você não é um bebê que precisa ser levado pela mão por tutoriais ou recompensado com achievements como um cão sendo treinado.” Se você morresse logo de cara, bem, a culpa é sua.
Sinto muito se você prefere ficar matando os mesmos terroristas e russos, mas eu prefiro me afundar no inferno e sair de lá com a cabeça do demonho torrada de plasma.
O ridiculo Doom se fosse feito hoje.
E o trailer de Brutal Doom. Poesia pura.
Compre Doom. Baixe Doom. Jogue Online Doom.