Coringa, Blizzard e China – uma piada ainda a ser entendida

Um palhaço, um orc e um chinês entram num bar…

Não apostaria muito na chance de Coringa chegar no famigerado Clube do Bilhão e há duas razões para isso, nenhuma relativa ao filme em si.

A primeira e mais importante, não é um filme de censura livre, nem mesmo PG-13. Não que isso impeça pais de levarem seus filhos, mas há um claro decréscimo nos números se o filme não é “familia”.

 

Claro, depende qual familia.

 

E a segunda, que pensando bem, é tão relevante quanto o primeira. O filme não deve estrear na China.

É altamente improvável que, com essa zorra toda de Hong Kong, o governo chinês, através de seu órgão nacional de censura, permita que um filme com tal premissa seja lançado no Reino Médio.

Como já disse em algumas ocasiões antes, não tenho muitos problemas em estar errado, se posso confirmar isso. Mas acertar é sempre melhor.

Em todos os meus anos nessa industria vital, é a primeira vez que vários de meus posts convergem para um só graças as noticias.

No caso foram dois: Porque South Park ainda é Válido e Porque a China vai dizer O que Você Gosta.

Mas vamos aos fatos.

Lá pelas razões deles, que são simples na verdade mas não vou ficar facilitando pra vocês, há algum tempo estão havendo protestos lá em Hong Kong e a China tem respondido com a sutileza que lhe caracteriza.

 

 

Então recentemente, durante um campeonato da Blizzard ai, de Overwatch acho, um dos jogadores vestiu uma das mascaras de gás que os caras dos protestos estão usando e fez uma manifestaçao em favor de Hong Kong, ao que os comentaristas se abaixam atrás da mesa. Literalmente.

Isso detonou uma reação em cadeia.

A Blizzard baniu o cara e não vai pagar o premio dele. Funcionarios da empresa fizeram alguns protestos na famosa estatua de orc que fica na frente da sede da empresa. Pessoal dos fórums da Blizzard pegaram um banimento de milhares de anos. Cada um.

A situação virou tal samba do crioulo doido que seria impossível resumir em um post que não tenha proporções Amaroisticas. Mas basicamente envolve a Blizzard indo e voltando nas declarações, campeonatos sendo afetados, a personagem Mei sendo transformada em simbolo da resistencia da cidade, ações caindo vertiginosamente e a imagem da empresa sendo prejudicada pra caramba.

 

 

Se isso vai afetar o lançamento de Overwatch 2, é cedo pra dizer. Mas não vai ser tranquilo, isso já da pra ver.

Em tempo. O novo filme do Tarantino, Era uma vez em Hollywood também está com problemas para estrear lá. Isso porque a filha do Bruce Lee não gostou como seu pai foi retratado no filme, arrogante e perdendo uma luta para o personagem de Brad Pitt. Ela entrou em contato com o governo chinês que resolveu cancelar o lançamento do filme, a menos que Tramontino editasse o filme.

Tarantino, em essencia, os mandou à merda.

 

“Minha testa é maior que sua muralha, China! Não fode!”